Quase ninguém acreditava na conversa da Microsoft quando a empresa anunciou que investiria em software livre e lançaria distribuições Linux em seu serviço de nuvem, o Microsoft Azure. Ainda mais em 2012, quando o CEO era Steve Ballmer. Mas a investida deu tão certo no mundo open source que, segundo um desenvolvedor da empresa, o pinguim já é mais usado que o Windows Server na nuvem da própria Microsoft.
- Microsoft libera novo Outlook.com para todo mundo, inclusive empresas
- Microsoft relembra Windows 1.0 antes de estreia de Stranger Things
O crescimento foi gradual. As primeiras instâncias com Linux apareceram em junho de 2012 no Microsoft Azure — que ainda era chamado de Windows Azure. Em 2015, o CTO Mark Russinovich disse que uma em cada quatro instâncias rodavam Linux. Dois anos depois, o sistema operacional de código aberto ultrapassou 40% de participação nas máquinas virtuais da nuvem da Microsoft.
Agora, em uma lista de discussão de segurança, o desenvolvedor Sasha Levin, responsável pelo kernel Linux na Microsoft (que estranho falar isso), comenta que “o uso do Linux na nossa nuvem ultrapassou o Windows”. No site do serviço de nuvem, a Microsoft já afirmava que “aproximadamente 50% de todos os núcleos de computação do Azure são Linux”.
Não é tão surpreendente considerando o mercado global de servidores, em que o Linux já lidera com 68% de participação, como mostra o ZDNet, mas não deixa de ser curioso.
O Microsoft Azure suporta atualmente máquinas virtuais com oito distribuições Linux: Red Hat, SUSE, openSUSE, Ubuntu, CentOS, Debian, CoreOS e Oracle Linux. Recentemente, a empresa licenciou 60 mil patentes de graça para o Linux. E, desde 2018, a Microsoft tem sua própria distribuição, o Azure Sphere OS, focado em internet das coisas.
Nada mal para uma empresa cujo CEO já declarou que o Linux era um câncer!
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Nenhuma das 3 gandes de tecnologia vão falir, estava imitando os haters dela.
Tá mais do que certo, povo paga uma nota aqui no Brasil por MacBook usado! Kkkk
Antes de comprar um mac eu tentei fazer hackintoshi mas só tive dores de cabeça ehuehuehueh... Ai quando fui ao exterior comprei um macmini. Sempre que preciso fazer um upgrade vendo o mac antigo e compro o novo com o valor da venda no exterior kkkkkk
Minha vontade de ter MacOS é só em hackintosh naqueles Pocket PCs como o novo GPD P2 Max e o One Mix 3 Yoga.
Eu gosto do macOS, é uma espécie de linux com mais programas e facilidades... Pra mim windows só ganha pelos jogos. Mas pra isso tenho console...
Só usei aquilo como exemplo, (mais parece que não sabem diferenciar exemplos se não for bem específico)... nunca se pode duvidar e dizer que algo não pode acontecer até ter alguém que faça.
Já usei muito ubuntu, mas tô mais de ano com o mint. Achei mais simples de usar, consigo focar no que quero mais que no ubuntu puro.
Windows = Desktops
Linux = Servidores
Cada um no seu quadrado kkk
Podem reclamar a vontade do Windows e com razão, mas não há dúvidas que ainda não se faz necessário um alternativa ao Windows, ele funciona muito bem para o usuário doméstico.
É muito improvável a Microsft abrir o código do Windows por questão de logística. Agora é possível um sistema de código aberto do zero feito pela Microsoft.
concordo que isso reduziria custos e tal, mas isso é extremamente improvável de acontecer (mas não impossível, verdade).
ps: KDE é muito mais que o Plasma e o KWin. Eles tem programas pra praticamente tudo dentro da comunidade (além dos "necessários" pra usar o computador como Konsole, Dolphin etc.). Os mais conhecidos são Krita, Kdenline, Kdevelop, KMail, Falkon, KTorrent, Konversation, Amarok etc.. você pode ver os programas aqui: https://kde.org/applications/ (sendo que o KDE tem muitos projetos além desses programas, muitos mesmo)
Exato, a Microsoft nunca abandonaria os usuários domésticos.
Linux é um sistema operacional e também um kernel. Na página oficial da própria Linux Foundation diz isso, informando claramente que “Just like Windows XP, Windows 7, Windows 8, and Mac OS X, Linux is an operating system”. Não caia nessa de Linux é kernel!
Aqui tem algumas opções que talvez ajudem --> https://www.how2shout.com/t...
Uso Linux Mint desde 2010 de preferência com XFCE!
👌👍.
Se depender da NET e aquela porquice do CGNAT, não vai acabar o IPv4 nunca.
...no desktop.
junto com o ano em que o IPV4 vai acabar.
2019 o ano do Linux, na Microsoft
Mais fácil a Apple falir do que a Microsoft entrar nessa
O usuário final, pelo menos aqui, não tem privilégios para compartilhar pastas na rede; rs...
Essa MS ainda vai falir, certeza! rs
Aqui estou usando o Deepin tanto instalando em meu PC quanto um portátil em pendrive.
extremamente improvável, mas como "o mundo está ao contrário e ninguém reparou", não dá pra descartar essa ideia
Eu quase nunca precisei do samba, mas quando precisei não funcionou como deveria.
Os computadores com windows enxergam meu notebook com Mint, mas meu notebook não acessa os compartilhamentos do Windows.
this is a feature...compartilhamento fácil na rede é risco de segurança
totalmente irrealista...não é qualquer um que tem condições de ficar mexendo em código fonte de sistema operacional
Acredito que o Trovalds tenha a mesma linha de pensamento que a minha, Usdo linux desde 1999 minha certificação foi em 2001. O sistema operacional com Kernel Linux tem a opção de se ver o código fonte do kernel e de todos os aplicativos ou grande maioria , o que deixa o Sistema com kernel Linux interessante é ver o codigo fonte fazer as alterações e compilar. Se você ṕega uma distro live com tudo pronto sem nenhum codigo fonte isso e um windows é a mesma coisa ou pode até pior. Tem o caso do MINT que um hacker alterou varias iso do site.
Sistema mais seguro depende do seu comparativo. O Linux é um kernel e não um sistema operacional então seria mais facil a microsoft só substituir o kernel NT do windows pelo kernel Linux que ele escreve. Teremos muito em breve um Windows com kernel Linux tudpo está apontando pra isso mas eu ainda acredito que a Microsoft possa Criar o Windows com kernel BSD
Ou seja, cada um no seu quadrado. Que nem moto e carro: cada um tem seu público, suas vantagens...
não
Sao aquelas configurações de rede para gerenciar os logins dos usuários e suas permissões dentro da rede (usar impressora em rede por ex!)
Ja a questao de poucos cliques, como a maioria das principais distros tem suas próprias lojas, basicamente é pesquisar e clicar pra instalar, sem usar terminais d comandos. Assim como as configurações de hardware em geral.
A maioria das distros sao iguais. Oq vai mudar e a forma de instalar os programas (a maioria tem suas lojas) e a interface depende do seu gosto. So vc testando as principais distros pra ver qual vc se identifica mais.
Mas a MS foca muito no linux voltado para administradores de redes e desenvolvimento.
Cobrar mais caro para o cliente para adm a rede dele
Ja nos Android...
Cedo ou tarde a Microsoft vai lançar um Linux para usuários domésticos com um Windows Mode para aplicações legadas. Satya Nadella não é Steve Ballmer. Ele não tem amor pelo Windows. Ele quer cortar custos e aumentar os lucros.
Ter uma distro Microsoft reduziria muito os custo de manutenção e desenvolvimento de código além de permitir mais facilmente o desenvolvimento de soluções para diversas plataformas de processadores.
Seria praticamente como só manter uma equipe para interface , algo semelhante a equpe do KDE e outro para manter este suporte a software Windows Legacy. Equimen muito menor e mais barata. O resto é pegar o que for corrigido e implementado pela comunidade e corrigir o "WinLinux" ou quem sabe "Windows L".
É uma jogada de mestre.
Coincidência, o mesmo aqui (Xubuntu). Fui compartilhar uma pasta de jogos pra jogar no PS2 e fui pego pelo gerenciador de arquivos não ter opções de compartilhamento nativas.
Sim. Como disse aquele maluco do Badoo a grande maioria dos usuários não migram simplesmente pelo Windows fazer o que eles querem, pra que ter o esforço de mudar pra ter a mesma coisa ou menos?
Tudo grego pra mim que não sou de TI, crl...
Mas falaram que era em 2k12.
Em servidor todo mundo sabe que Linux é o rei, até em switches tem OS Linux ali. Agora em PC doméstico não tem como, Windows owna!
Deepin ou Mint com Cinnamon
Também acreditam em Deus e olha no que dá.
A gente não pode fazer comparações bestas desse tipo.
Não adianta, pra desktop de usuário comum não há concorrência contra o Windows.
Eu uso Linux faz anos, mas não me preocupo em 'evangelizar' outros usuários.
Deepin.
Samba, que desde 2012 já vem com o protocolo LDAP integrado... Basta configurar para adicionar compartilhamento de pastas, arquivos, impressoras, etc... em níveis ou não. E a bem da verdade, até o OpenLDAP já estava à altura - dentro da sua proposta, do Acive Directory.
rs... esse é, na minha opinião, o principal problema do Active Directory, funciona bem apenas com windows. rs...
"prontas", pero no mucho... rs... Quase nenhuma mais traz o pacote "samba" completo... rs... Sério, rs... Se precisar compartilhar uma pasta na rede e, por um motivo ou outro, faltar conexão a internet para baixar pacotes, simplesmente não vai rolar.
(Caso venéreo, me aconteceu ontem - kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Sacanagem, a mínima do ar-condicionado aqui é 17... Direitos iguais, rs... kd? kkkkkkkkkkkkk
Mas essa liderança é natural, só não esperava que fosse chegar tão rápido dentro do Azure, a liberdade para escolher ferramentas e métodos de trabalho nos servers linux (além de exigir menos "manutenção", configura e deixa lá) é muito maior e simples no pinguim. rs
mint
Deepin e Linux Mint
Bom, na minha opinião a principal vantagem do Windows Server sobre o Linux é o Active Directory pra quem tem todas maquinhas windows.
Aposto mais no shared-code, um meio termo entre open source e closed source. A MS ainda seria a dona do código, mas com uma licença permissiva para quem pagar por isso
Achava que o Windows Server tinha morrido no 2003... A atual versão desse SO é praticamente igual ao Windows 10 Enterprise LTSB em termos de funcionalidade.
Comecei usar o Linux na EC2 da Amazon achei muito melhor do que os VPS que usava com Windows.
Deppin
Alguém sabe uma distro Linux boa pra um casual, igual o Windows: fazer tudo em poucos cliques.
Sempre gosto de testar alternativas e ter várias opções, quando uma já não agradar mais.
Mas o Windows Server não era mais seguro que o Linux para a Microsoft?
Não duvido de a Microsoft tornar o Windows de código aberto no futuro...
Uma pena que o potencial do Linux é desperdiçado quando se pega o atalho das distros prontas.
Me aponta aí um substituto à altura pro Active Directory.
https://media2.giphy.com/me...
e quem lhes garante que não sou um profissional de T.I que está escrevendo esse reply diretamente do Firefox para Ubuntu 19.04 com uma caneca de café forte à minha direita dentro de uma sala com o ar condicionado no 16 cercado por cabos e com um Windows 10 rodando em uma VM pra utilizar uma aplicação baseada no Java que não roda no ambiente Linux por falta de homologação da...
enfim, uma piada é uma piada. xD
O meme do ano do linux.
Também duvidaram de o homem ir a lua e tirar uma foto de marte... e olha como estamos hoje.
ele só disse verdades.
Mas não era 2018?
é sempre bom sorrir, não achas? mesmo que de piadas infames. aliás, essa que é a graça dessa: a repetição infinita, que nunca sai de moda.
Bom, todo tópico sobre linux tem essa piadinha ruim, achei propício
nossa, que mau humor.
Ano do linux = Ano atual + 1
=D
HAHAHAHAHAHAHAHa
Duvido. Que nem IOS e Android pra celular, eu duvido que algum S.O. ainda brigará com windows no futuro.
Seria legal eu estar errado porem.
Pra quem é profissional de TI todo ano é o ano do linux. Pra usuário, restam as piadas e reclamações sobre jogos.
Acho mais fácil a MS surtar.
esse será o ano do Linux
duvido, mas em fim....
O número de usuários Linux vai subir muito ainda conforme as aplicações forem migradas do .Net tradicional para o .Net core. Aqui na empresa isso já aconteceu.
Enfim