Início » Negócios » Venezuela ordena que bancos aceitem criptomoeda Petro

Venezuela ordena que bancos aceitem criptomoeda Petro

Nicolás Maduro determinou que o petro seja aceito em todas as agências do Banco da Venezuela

Victor Hugo Silva Por

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a ordenar que bancos públicos e privados aceitem o petro, criado pelo governo no início de 2018. Segundo ele, a criptomoeda deve ser democratizada em um cenário de “sanções econômicas, bloqueios e perseguição financeira”.

“Dou a ordem expressa para a abertura de guichês de transações do Petro em todas as agências do Banco de Venezuela”, afirmou Maduro, durante o evento de dez anos da nacionalização do banco estatal venezuelano.

Em sua fala, ele também disse que a criptomoeda deve ser aceita em todo o sistema financeiro público e privado. “Este é o novo mundo onde podemos dar o exemplo. Nós podemos fazer isso da Venezuela. O mundo está nos olhando”, continuou.

O governo venezuelano vê no Petro uma das saídas para a crise econômica que atinge o país desde 2013. Ele foi criado com preço fixado no barril de petróleo (que valia 60 dólares, à época) e também é ligado ao bolívar soberano, moeda criada em agosto de 2018.

Quando o bolívar soberano foi anunciado, Maduro também determinou que os bancos usassem o petro. À época, as instituições financeiras foram obrigadas a exibir transações com as duas unidades em seus sites e em comunicação com os clientes, como extratos e mensagens de texto.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Chagas

Indexação ao Dólar = redução de dinheiro circulando na economia = redução do consumo = equilíbrio da relação oferta x demanda = controle da inflação. A teoria é essa e é simples. O difícil é encontrar o ponto de equilibro (num ambiente com um monte de coisas acontecendo e influenciando a economia interna e sobretudo externa), onde o consumo (e portanto a inflação) estejam sob controle, mas a cadeia de produção e geração de emprego fiquem aquecidas. Por isso a importância do comércio externo, onde produzimos muito aqui sem extrapolar o consumo, e ainda por cima trazemos dinheiro de fora, para "balancear" a economia.

Qohen Leth

Eu acho que todo socialista\comunista deveria vender todos seus bens (opa, bens próprios... IMPUSSIBRU!), inclusive os dólares que usa para fazer compras nos EUA (grande Manu "comuna de boutique" D'Ávila) e comprar na moeda do Maduro!

Qohen Leth

Queria?

Ainda quer.

Qohen Leth

E ainda tem babuínos aqui no Brasil que defendem Venezuela e Cuba. :(

Psico

Até o Ciro? Esse é tão sujo quanto os outros, é louco pra implantar a ditadura aqui no Brasil, o discurso é esse mas, no fundo todo mundo sabe que a coisa é bem diferente!

Daniel Ribeiro

Pode ser por Euro então... Yen, Rublo... Até Real.
Desde que eles não tenham acesso a impressora que faz o dinheiro, tudo vai dar certo.

Daniel Ribeiro

Eu sei 😉

Daniel Ribeiro

Mas dispor de uma impressora foi exatamente o que colocou o país nesta situação. Não dispor de uma impressora de dinheiro vai obrigar o governo a conter as despesas e não gastar aquilo que não tem.

Psico

Ninguém acredita que a Venezuela é uma democracia, nem mesmo os acéfalos da esquerda, a maneira como você escreveu deu margem para interpretar de uma forma diferente!

Epic Mac Fadden - ODZ -

Quero ver se o "amiguinho" Putin ou o "camarada" Xi Jinping investirão (estou falando de 100mi de... hahahaha.... dólares pra cima) nessa roubada. Provavelmente seria a última pá de cal na já estropiada economia do país.

É muita bobeira (lê-se: último recurso pra captar grana antes que dê merda pro meu lado) achar que com uma criptomoeda onde só circularia num sistema financeiro completamente falido faria sucesso.

­­­­­­­­­­­­­­­

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Lucca

Palmeiras ordena que clubes aceitem mundial

Psico

Sério que você se acha inteligente? Jesus, toma conta deste cérebro, rs!

Felipe Costa Gualberto

Isso é falácia. Se você analisar o valor do petróleo e notícias, verá que tem gente passando fome na Venezuela antes do preço do petróleo cair.

Caleb Enyawbruce

Huahuahuahua!!! 😂😂😂
“Falhei na missão” 😆

Exibir mais comentários