Início » Telecomunicações » Anatel inicia nova pesquisa de satisfação de banda larga, telefonia e TV

Anatel inicia nova pesquisa de satisfação de banda larga, telefonia e TV

Edição 2019 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel vai ouvir 89 mil pessoas

Emerson Alecrim Por

A Anatel realiza, desde 2012, um levantamento chamado Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida que permite a consumidores avaliar os serviços de telefonia (móvel e fixa), banda larga fixa e TV por assinatura. A edição de 2019 teve início nesta semana e pretende ouvir 89 mil cidadãos de todo o Brasil.

O objetivo da pesquisa é traçar um panorama geral do nível de satisfação dos consumidores de cada estado com os serviços de telecomunicações. Por conta disso, os entrevistados responderão perguntas sobre contratação de serviço, funcionamento, cobrança, instalação, reparo e resolução de problemas.

Os questionários são divididos por tipos de serviço. Estas são as categorias: telefonia celular pré-paga, telefonia celular pós-paga, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.

Imagem: albertoadan/Pixabay

Todas as principais operadoras serão avaliadas de acordo com os serviços que prestam. Na categoria banda larga fixa, por exemplo, estão as empresas Algar Telecom, Brisanet, Claro/Net, Copel, Hughes, Oi, Sercomtel, Sky, TIM, Unifique e Vivo.

As entrevistas são feitas por telefone. Os números dos entrevistados são definidos aleatoriamente, o que significa que qualquer pessoa pode receber uma ligação para participar da pesquisa.

Além do questionário em si, a empresa contratada para a pesquisa (para este ano, é a Ibope Inteligência) perguntará município de residência, idade, faixa de renda e escolaridade do entrevistado para que a Anatel possa definir perfis sociodemográficos.

É necessário tomar cuidado com o risco de golpes: informações sobre documentos pessoais, endereço, e-mail para contato, número de cartão de crédito e dados bancários não serão solicitadas, alerta a Anatel.

As pesquisas já começaram e serão realizadas até 16 de novembro de 2019. Os resultados deverão ser divulgados no primeiro trimestre de 2020.

As avaliações dos anos anteriores podem ser conferidas no site da Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carlos Cavalcanti

Telefonia fixa : Você paga a instalação e a maldita e dispensável "assinatura" o resto da vida,é assim lá fora?
TV por assinatura : Você só "escolhe" o que na verdade as operadoras já escolheram por você, ou seja pacotes inúteis como desenhos animados, futebol (para mim), e outros canais idiotas que não servem para nada, então o que presta eles dividem e colocam em outros pacotes,forçando você a assinar um outro mais caro.
Celular : piada do momento,entupiram os slots acima da capacidade, resultado: baixa velocidade,instabilidade, etc, e isso BEM DEBAIXO DO NARIZ DA ANATEL, além de inventarem planos absurdos e complicados só para esconder a patifaria contra o povo.
Internet: Só tem VENDA CASADA, o que no tempo em que os homens públicos tinham vergonha na cara, era crime.
Assim, somos e continuaremos a ser atrasados, corruptos e sem futuro, ou seja uma vergonha mundial.

johndoe1981

No boleto que recebo por email e no extrato da conta corrente.

jacob

Onde está que você paga 100%?

johndoe1981

Esses provedores locais estão fazendo muito mais pela democratização do acesso à internet no Brasil do que as grandes operadoras e a Anacartel.

johndoe1981

Não precisa, basta a operadora ter vergonha na cara e investir em infraestrutura. E você acha justo receber 40%, pois é o mínino que a Anatel exige e pagar 100%? Eu não.

jacob

se você quer velocidade instantânea 100% a todo momento, pague um link dedicado.

Starkwal

Vivo, Tim, Net e Oi deveriam tomar vergonha e parar de empurrar telefone fixo e tv por assinatura para quem só quer internet.

Starkwal

Sofri por anos com a Vivo e seus 2Mb que não chegava a 1Mb direito, mas esse ano consegui 35Mb por 95 reais de uma operadora local.

Jefferson Rodrigues

Verdade! Sou usuário de uma operadora local e estou super satisfeito com ela. Pago R$ 60 por 10mb, via fibra ótica, e recebo essa velocidade de verdade. Na minha rua, só tinham mesmo a Oi Velox e umas piratas. Sempre quis que a Net cobrisse a minha rua, mas agora já não precisa mais. Essas operadoras de pequeno porte vieram pra dar uma chacoalhada nas grandes. Na minha cidade, há várias delas com preços super baratos.

johndoe1981

Se a velocidade instantânea for apenas 50% da velocidade contratada está tudo OK pra Anacartel, mas não está OK se o cliente só pagar 50% da mensalidade, piada.

johndoe1981

Essa Anatel é a mesma que diz que os provedores têm que garantir velocidade instantânea e média como apenas 40% e 80%, respectivamente, da velocidade contratada, é isso mesmo? E é a mesma que impõe burocracia no setor e impede a concorrência para proteger as quatro grandes operadoras? É isso, produção?

Jorge Luis

Eu acredito que depois que as operadoras locais de banda larga entraram melhorou a situação para muita gente. E é nisso que eles devem focar, incentivar a entrada de muitas outras e deixar elas se esforçarem por novos clientes. Acho que só temos a ganhar.

Haggis

E o resultado será "mais do mesmo".