Início » Telecomunicações » Anatel inicia nova pesquisa de satisfação de banda larga, telefonia e TV

Anatel inicia nova pesquisa de satisfação de banda larga, telefonia e TV

Edição 2019 da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel vai ouvir 89 mil pessoas

Por
14 semanas atrás

A Anatel realiza, desde 2012, um levantamento chamado Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida que permite a consumidores avaliar os serviços de telefonia (móvel e fixa), banda larga fixa e TV por assinatura. A edição de 2019 teve início nesta semana e pretende ouvir 89 mil cidadãos de todo o Brasil.

O objetivo da pesquisa é traçar um panorama geral do nível de satisfação dos consumidores de cada estado com os serviços de telecomunicações. Por conta disso, os entrevistados responderão perguntas sobre contratação de serviço, funcionamento, cobrança, instalação, reparo e resolução de problemas.

Os questionários são divididos por tipos de serviço. Estas são as categorias: telefonia celular pré-paga, telefonia celular pós-paga, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.

Imagem: albertoadan/Pixabay

Todas as principais operadoras serão avaliadas de acordo com os serviços que prestam. Na categoria banda larga fixa, por exemplo, estão as empresas Algar Telecom, Brisanet, Claro/Net, Copel, Hughes, Oi, Sercomtel, Sky, TIM, Unifique e Vivo.

As entrevistas são feitas por telefone. Os números dos entrevistados são definidos aleatoriamente, o que significa que qualquer pessoa pode receber uma ligação para participar da pesquisa.

Além do questionário em si, a empresa contratada para a pesquisa (para este ano, é a Ibope Inteligência) perguntará município de residência, idade, faixa de renda e escolaridade do entrevistado para que a Anatel possa definir perfis sociodemográficos.

É necessário tomar cuidado com o risco de golpes: informações sobre documentos pessoais, endereço, e-mail para contato, número de cartão de crédito e dados bancários não serão solicitadas, alerta a Anatel.

As pesquisas já começaram e serão realizadas até 16 de novembro de 2019. Os resultados deverão ser divulgados no primeiro trimestre de 2020.

As avaliações dos anos anteriores podem ser conferidas no site da Anatel.

Mais sobre: