Vaio SX12 é um ultraportátil de 12 polegadas com um monte de portas

Notebook da Vaio tem 897 gramas e muitas conexões, até VGA

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Vaio SX12

A japonesa Vaio revelou nesta terça-feira (9) o SX12, um notebook ultraportátil com tela de 12,5 polegadas e peso de apenas 897 gramas que serve como uma prova de que laptops compactos não precisam remover todas as conexões — muito pelo contrário.

Vou até colocar as portas laterais do Vaio SX12 em formato de lista:

  • Três portas USB-A;
  • Uma porta USB-C;
  • Uma saída HDMI;
  • Uma saída VGA (Lembra? Os japoneses ainda usam);
  • Uma porta Ethernet;
  • Uma entrada de 3,5 mm para fone de ouvido e microfone;
  • Um leitor de cartões de memória SD (Sim, aquele grande);
  • O conector de energia, claro.

Vaio SX12

O Vaio SX12 tem tamanho menor que uma folha de papel A4 e foi desenvolvido para caber mesmo em bolsas femininas menores, segundo a empresa. Apesar de compacto, ele pode ser adquirido com processadores Core i5 ou i7 quad-core de oitava geração, até 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento em flash.

A bateria promete autonomia de até 14,5 horas, sendo que uma recarga rápida de uma hora é suficiente para até 11 horas de trabalho no Windows 10. Além da fonte convencional, o notebook pode ser abastecido pela porta USB-C — uma power bank com tecnologia Power Delivery leva cerca de 3,5 horas para encher completamente a bateria.

Vaio SX12

O design do notebook segue o visual tradicional da Vaio, com um teclado que fica levemente inclinado quando a tela é aberta para melhorar o conforto; e uma grade bem generosa na lateral para dissipar o calor. Ele continua com um trackpad multitouch com dois botões físicos e um teclado retroiluminado — que possui teclas mais espaçadas e tinta mais duradoura nas letras.

O modelo será vendido no Japão a partir de sexta-feira (12), em versões com Wi-Fi ou 4G, com preços entre 119.800 ienes (aproximadamente R$ 4.278 em conversão direta) e 279.800 ienes (R$ 9.993). A empresa não revelou quando o Vaio SX12 chegará a outros países — no Brasil, a marca é representada pela Positivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados