Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

A verificação em duas etapas é um recurso opcional no WhatsApp, mas recomendado; saiba ativar na conta Pessoal ou Business

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

A verificação em duas etapas é um recurso opcional no WhatsApp, mas recomendado. Ao ativar, qualquer tentativa de uso do seu número de celular (em outros aparelhos e/ou por terceiros) terá que usar, também, um PIN de seis dígitos. Além disso, você pode inserir seu endereço de e-mail para caso venha a esquecer o código de acesso. É importante, porém, que a sua conta de e-mail esteja segura.

Em vídeo:

Tempo necessário: 2 minutos

Lembrando que o recurso é uma camada de segurança adicional como uma espécie de senha e não do SMS de verificação de conta enviado pelo WhatsApp na instalação do aplicativo.

  1. Vá em “Configurações”

    Abra o WhatsApp, toque no menu de três pontos e selecione “Configurações”;Como acessar "Configurações no WhatsApp"

  2. Acesse “Confirmação em duas etapas”

    Clique em “Conta” e, em seguida, em “Confirmação em duas etapas”;Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp (2)

  3. Escolha uma senha para ativar a verificação

    Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp; clique em “Avançar”, confirme a senha escolhida e toque em “Avançar” novamente;Botão "Ativar" na verificação de dois fatores

  4. Informe um e-mail para recuperação de conta (opcional)

    Digite um e-mail válido para caso esqueça seu código e toque em “Avançar”; depois, confirme seu endereço de e-mail e clique em “Salvar”. Importante: forneça um endereço eletrônico autêntico/válido e evite usar o do trabalho ou algum outro que você possa parar de usar porque trocou de emprego ou instituição de ensino.

Para ajudar você a se lembrar do seu próprio PIN, o WhatsApp irá solicitar que você o digite periodicamente. Não há como desativar essa solicitação que ocorrerá de tempos em tempos sem que a verificação em duas etapas em si também seja desativada.

Como redefinir o PIN sem um endereço de e-mail

Se escolher não colocar um e-mail como opção de recuperação do PIN ou se simplesmente esqueceu qual foi usado, você deverá esperar 7 dias para redefinir a senha e conseguir utilizar o WhatsApp — de acordo com o aplicativo de mensagens, não há nenhum processo que possa diminuir esse período. Depois desse prazo, abra o WhatsApp e toque em Esqueceu o PIN? > Redefinir.

É possível desativar a verificação de duas etapas?

A qualquer momento você pode desativar a confirmação, mudar o PIN e/ou o endereço de e-mail. Basta repetir os passos do tutorial usando seu próprio celular.

É normal receber um e-mail do WhatsApp para desativar a verificação em duas etapas?

Se você receber um e-mail supostamente do WhatsApp para desativar a verificação em duas etapas sem ter solicitado, não clique em hipótese alguma. Outra pessoa pode estar tentando registrar o seu número no WhatsApp e invalidar o seu PIN.

Com informações: WhatsApp

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados