Início » Aplicativos e Software » Mais de 1.300 apps para Android capturam seus dados mesmo com permissões negadas

Mais de 1.300 apps para Android capturam seus dados mesmo com permissões negadas

O Baidu está na lista de apps que continuam coletando informações

André Fogaça Por

De acordo com um levantamento feito por pesquisadores do Instituto Internacional de Ciência da Computação, mais de 1.300 aplicativos feitos para Android continuam acessando dados do usuário mesmo depois do acesso ser negado.

Ajustes de privacidade no Android 9

Ao todo foram listados 88 mil aplicativos da Play Store, com 1.325 identificados enquanto continuavam acessando dados. Eles carregam códigos que conseguem burlar regras do Android que foram ajustadas manualmente pelo usuário – aquelas que aparecem sempre que um app é aberto pela primeira vez, solicitando acesso para algum recurso do hardware.

Shutterfly, um app para edição de fotos, é um dos exemplos de aplicativo que continua coletando dados sobre a localização das fotos e enviando para servidores próprios, mesmo depois do usuário negar este acesso. A empresa nega o acesso.

Outro nome muito mais famoso é o Baidu, que é capaz de ler arquivos sem proteção que são gerados por outros apps. A manobra faz com que apps que tiveram o acesso negado para algum sensor possa ler arquivos gerados por outros aplicativos, que contam com acesso liberado – malandro!

A publicação afirma que os apps continuam consultando informações de localização e identificação do smartphone, mesmo depois de ter este acesso revogado pelo usuário. “Fundamentalmente, os consumidores têm poucas ferramentas e dicas que podem utilizar para controlar razoavelmente sua privacidade e tomar decisões sobre isso”, diz Serge Egelman, diretor de segurança e privacidade no instituto.

“Se os desenvolvedores podem simplesmente contornar o sistema, então pedir permissão ao consumidor é relativamente sem sentido”, completa o executivo. Egelman diz que alguns pesquisadores alertaram o Google sobre o problema em setembro do ano passado, mas a solução deve vir somente no próximo Android.

A privacidade vem sendo alvo tanto do Google, que comanda o Android, como da Apple e seu iOS. Nos recentes lançamentos de sistemas operacionais da marca da maçã este tema ganha destaque cada vez maior, enquanto que o Google prometeu mudanças para o Android Q, que ainda não foi lançado oficialmente para os usuários.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

hamster

Não falei isso.

Felipe Liʍa

no MIUI pelo menos da pra configurar os dados moveis e o wifi

uB.

Antes de instalar um app, principalmente algo qualquer q tô afim só de testar, sempre olho as permissões. Se pede muitas coisas eu nem instalo! Pior q tem muitos apps q pedem permissões em excesso, viu!

uB.

Pior, beira a 90%! As fabricantes demora 1 ano pra atualizar seus dispositivos. Então só lá pro final de 2020 q aproximadamente 10% dos usuários terão a correção de uma falha reportada em 2018.

Bizarro!!!!

uB.

Aí quando a gente vem aqui questionar as fabricantes q nunca atualizam ou demoram 1 ano pra atualizar... A gente é taxado de chato. "pq ninguém precisa de Android atualizado."

Certo tão as fabricantes q deixam seus dispositivos defasados e seus usuários vulneráveis.

paulo yan

O app do Google tá com a mesma descrição faz umas 5 atualizações já. Gboard idem.

Crock, o Dillo

Na época em que eu usava o Mi Max, tinha algo na MIUI que dava pra selecionar quais apps poderiam usar dados móveis (e wifi tbm), tanto em segundo quanto em primeiro, era realmente uma mão na roda. Ainda não achei algo semelhante fora.

Felipe Silva

É comum a play store não atualizar o app por falta de espaço ou por tá na internet movel, assim eles mantem o app atualizado e funcionando com a ultima versão do sistema do servidor, sem se preocupar tanto com suporte a versões velhas.
A opção é eles simplesmente cortarem o acesso a versões desatualizadas do app, mas ai ia ter muita reclamações.

Perata

VPN

Will

imaginei, por isso questionei

Cerberus

Ja é um bom sistema. Mas precisa de refino e melhorias como qualquer sistema.

Marcos Guilherme

Tinha que chamar o padre para exorcizar o PC. Quando o padre jogava aquelas gotinhas de água benta e saia aquela fumaça todos gritavam, "sai desse corpo".

brincadeira gente

Buldego

Proxy

Hugo Piovesan

Eu também, geralmente eu fazia pra instalar a câmera do Google, mas meu último celular já veio com cameraApi2 habilitada e não houve essa necessidade.

Exibir mais comentários