Huawei quer liderar 5G no Brasil em parceria com Claro, Oi, TIM e Vivo

Fabricante chinesa permanece sob sanções dos Estados Unidos, mas já testa tecnologia com as quatro grandes operadoras do Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
TIM 5G / Huawei Mate X (Foto: Paulo Higa)

A relação entre Huawei e Estados Unidos permanece complicada, mas a fabricante chinesa parece estar em boa situação no Brasil: a empresa já começou a testar a tecnologia 5G com as quatro grandes operadoras, Claro, Oi, TIM e Vivo. A expectativa é liderar o desenvolvimento da nova geração de rede móvel no país, que deverá ser lançada depois de 2020.

A Huawei diz à agência de notícias Reuters que testa o 5G com as maiores operadoras do país e possui uma tecnologia “com custo competitivo, já que permite a reutilização de alguns equipamentos de gerações passadas”. No entanto, o diretor de tecnologia Nicolas Driesen afirma que o Brasil está atrás de seus pares: o Uruguai já lançou sua rede comercial e o México “também está um a dois anos à frente do Brasil”.

Os chineses já tinham forte presença em telecomunicações no Brasil, à frente das concorrentes europeias Ericsson e Nokia. De acordo com estimativas da Anatel, das 86 mil antenas de rádio em operação no país, 70 mil foram fabricadas pela Huawei. Ela também está levando a melhor na parte técnica: possui mais de 2.500 patentes sobre 5G, enquanto a Nokia tem cerca de 1.500.

O próximo passo do 5G no Brasil é o leilão da Anatel, previsto para março de 2020. Serão leiloadas três frequências: 3,5 GHz, com 200 MHz de capacidade; 2,3 GHz, com 100 MHz de capacidade; e as sobras da faixa de 700 MHz, com 10 MHz de capacidade. Ficarão de fora, por enquanto, as ondas milimétricas (mmWave), na faixa dos 26 GHz, porque os estudos da Anatel não estarão prontos a tempo.

Eu já testei o 5G da TIM em Florianópolis. O projeto-piloto, lançado no final de junho, foi o primeiro no Brasil com uma rede real, utilizando dispositivos comerciais para as demonstrações, incluindo um celular dobrável Huawei Mate X. Os equipamentos de 5G da Huawei foram instalados na mesma torre que já fornecia 3G e 4G no local, permitindo velocidades de download acima de 1 Gb/s.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados