Como instalar mods no GTA San Andreas [sem danificar o jogo]

Aprenda a como instalar mods no GTA San Andreas e modifique o jogo clássico de mundo aberto da maneira que você achar melhor

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Rockstar Games / GTA San Andreas / como instalar mods no gta san andreas

É possível instalar mods no GTA San Andreas e rodar o jogo com uma série de modificações, sem maiores problemas ou risco de ser banido do Steam. Com a ferramenta certa, é possível alterar desde texturas e itens a incluir novos conteúdos.

Como instalar mods no GTA San Andreas

Apesar de ser um jogo bem antigo, a Rockstar Games por muito tempo não endossava o uso de mods em GTA San Andreas ou em qualquer título da franquia Grand Theft Auto. Hoje, ela tolera o seu uso, desde que o jogador não tente aplica-los nos modos multiplayer (como GTA Online) e se restrinja apenas aos modos Campanha (offline).

No entanto nem todos os programas de mods são iguais. Existem aqueles que adicionam novas texturas e skins automaticamente e outros que dependem de programas extras para carrega-los em GTA San Andreas. De qualquer forma, com os mods, você pode incluir texturas melhores, trocar o protagonista CJ por outro personagem (entre originais ou de outros jogos e mídias), incluir carros e etc.

Certas ferramentas exigem a substituição do executável de GTA San Andreas por outro hackeado, para que seja possível carregar os mods por eles. Funciona assim:

Rockstar Games / GTA San Andreas / como instalar mods no gta san andreas
  1. Baixe o executável modificado de GTA San Andreas para o seu computador;
  2. Acesse a pasta onde o jogo está instalado;
  3. Renomeie a extensão do arquivo “gta-sa.exe” para mantê-lo como backup (por exemplo, “gta-sa.old” ou “gta-sa.bkp”);
  4. Mova o executável modificado para a pasta de instalação e se necessário, renomeie-o para “gta-sa.exe”).

Tendo alterado o executável, você pode usar ferramentas como o CLEO, que automatiza a inclusão de mods ou outras como IMG Tool e Spark IMG Editor, que alteram texturas de diversos itens como celulares, grafitis, carros e etc.

Cada método de modificação pode e irá variar conforme a ferramenta usada. Mas, no geral, todas acessam arquivos da instalação.

Rockstar Games / GTA San Andreas / como instalar mods no gta san andreas

Tanto no IMG Tool quanto no Spark IMG Editor você pode ter que indicar em que pasta os arquivos originais estão (geralmente em “\…\Steam\steamapps\common\Grand Theft Auto San Andreas\models”, dentro do arquivo “gta3.img”), enquanto outros como o GGMM fazem quase tudo sozinhos, tendo apenas que serem copiados/movidos para a pasta de instalação do jogo no computador.

O importante é sempre fazer backup dos arquivos originais antes de qualquer modificação e ler os tutoriais de cada um deles com atenção, para reverter as alterações caso algo dê errado e o jogo pare de funcionar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Grand Theft Auto: San Andreas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados