Como bloquear um WhatsApp roubado [vítimas de golpes]
Todo dia aparece um golpe novo; saiba como bloquear um WhatsApp roubado imediatamente e recuperar a sua conta
TB Responde
Golpes para roubar contas de WhatsApp não faltam. Atualmente, não é preciso perder o telefone ou ter o celular roubado para precisar solucionar problemas de uso indevido da sua conta no mensageiro. Se você caiu em algum golpe em que permitiu o acesso do criminoso ao SMS de confirmação do seu número ou ao QR Code que conecta ao WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop, veja como bloquear um WhatsApp roubado.
A sua conta do WhatsApp só pode ser verificada com um número de telefone em um único aparelho por vez. Quando alguém conecta na sua conta de WhatsApp usando o seu SMS de verificação, você perde o acesso e ele informa que está em outro aparelho.
Para evitar que isso aconteça, nunca compartilhe seu código de verificação por SMS com outras pessoas. Se convenceram você a compartilhar seu código por causa de um golpe (o mais comum mira anunciantes de OLX, Mercado Livre e ZAP), acompanhe.
Avise que seu WhatsApp foi roubado! 🤳
Antes de mais nada, se você suspeitar que outra pessoa está utilizando sua conta do WhatsApp, avise a sua família e seus amigos rapidamente. O criminoso que acessa a sua conta usando outros dispositivos, sem o backup, não pode ler suas conversas anteriores, mas pode tentar se passar por você em chats ou grupos, pedir dinheiro, etc.
Para tentar recuperar um WhatsApp, caso você tenha compartilhado o SMS com um código de seis dígitos enviado para você, entre no WhatsApp e tente confirmar novamente seu número com o código de 6 dígitos que você receber via SMS.
De acordo com o WhatsApp, se você digitar o código de 6 dígitos enviado por SMS para você, o golpista que tenta roubar a sua conta será desconectado automaticamente dela.
Depois, ative a verificação em duas etapas no WhatsApp para evitar novas tentativas.
Verficação em duas etapas
Pode ocorrer de o criminoso ativar a verificação em duas etapas antes de você se dar conta e reverificar seu número. Se isso acontecer, o WhatsApp vai solicitar também que você digite o código de verificação em duas etapas no app (outro código de 6 dígitos).
Logicamente, você não saberá qual é o código, não foi você quem o criou. Será necerrário esperar sete dias antes de se autenticar sem o código de verificação em duas etapas novamente. “Independente de você saber seu código de verificação, o indivíduo que utilizar a conta (neste período) será desconectado quando alguém digitar o código SMS de 6 dígitos”, diz o FAQ. Sendo assim, pode não ser boa ideia esperar, desative.
Se o golpe em que você caiu se trata de um QR code falso, em uma página de phishing do WhatsApp, golpe conhecido como QRLJacking, sua conta está temporariamente sequestrada no computador de terceiros. A dica abaixo serve para desconectar o WhatsApp de todos os clientes Web em que você pode estar conectado, incluindo o do golpista, ou qualquer outro que você tenha esquecido conectado no Web sem querer.
Como sair de todos os computadores no WhatsApp Web / Desktop
Assim que você escolher a opção “sair de todos os computadores”, qualquer sessão que tenha sido aberta previamente, será interrompida. O acesso Web indevido também.
Se o seu aparelho celular foi roubado ou você foi vítima de clonagem de linha (SIM swap), será necessário desativar o seu WhatsApp temporariamente. O processo demanda entrar em contato com o WhatsApp e também com a sua operadora [TIM, Claro, Vivo e Oi] para bloquear o seu chip e emitir um novo para recuperar a conta.
E/OU
O que acontece com uma conta de WhatsApp desativada?
Mesmo com o chip bloqueado e o serviço de telefonia desativado (impedindo SMS e ligações), ainda será possível usar o WhatsApp por redes Wi-Fi se você não entrar em contato para desativar a sua conta. Depois, você pode recuperá-la no seguinte estado:
Caso você decida excluir a conta do WhatsApp, será necessário recuperá-la, primeiro.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis