Início » Legislação » Trump não pode bloquear usuários no Twitter, decide corte americana

Trump não pode bloquear usuários no Twitter, decide corte americana

Para a Justiça americana, Trump viola a Primeira Emenda à Constituição dos EUA ao bloquear usuários no Twitter

Victor Hugo Silva Por

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem sido questionado desde o início de seu governo, em 2017, por bloquear críticos no Twitter. A prática, no entanto, é inconstitucional na avaliação da Justiça americana, que vê seu perfil como um fórum público.

O Tribunal de Apelações do Segundo Circuito, em Nova York, decidiu, de forma unânime, manter a posição tomada em 2018 por uma corte do estado. Os juízes afirmam que Trump violou a Primeira Emenda à Constituição dos EUA, que entre outras coisas, garante a liberdade de expressão.

Foto por Gage Skidmore/Flickr

"A Primeira Emenda não permite que um funcionário público que usa uma conta em rede social para todos os propósitos oficiais exclua pessoas de um diálogo online aberto porque expressam opiniões com as quais discorda", afirmou o juiz Barrington Parker.

O posicionamento está relacionado à ação que o Instituto Knight da Primeira Emenda, da Universidade de Columbia, moveu em conjunto com sete pessoas bloqueadas por Trump. Para o diretor do instituto, Jameel Jaffer, a medida ajudará a manter a integridade e a vitalidade de espaços digitais.

"A decisão vai garantir que as pessoas não sejam excluídas desses fóruns simplesmente por causa de seus pontos de vista e que funcionários públicos não fiquem isolados das críticas de seus constituintes", afirmou Jaffer.

O governo americano defende que a decisão de Donald Trump de bloquear usuários no Twitter não é inconstitucional. "Estamos desapontados com a decisão da corte e estamos explorando possíveis próximos passos", disse a porta-voz do Departamento de Justiça, Kelly Laco.

Com informações: CNET.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Hugo
"comunica apenas as coisas que está fazendo ou tentando fazer" pela presidência. por isso as pessoas tem direito de ler. quando ele fala sobre como está a relação com a China nesse perfil, por exemplo (o que ele já fez algumas vezes)... não é algo pessoal, é algo que está ligado diretamente à administração do país.
Genumano
Se você acompanhar o perfil dele, verá que ele não trata de assuntos oficiais, ele comunica apenas as coisas que está fazendo ou tentando fazer. Comunica até coisas familiares e particulares, além de opiniões. A presidência tem perfil oficial e assessores de imprensa para isso.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
https://media3.giphy.com/me...é igual, mas é diferente, sacou?
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
tá errado isso daí.como que o cara tem que seguir a CF sendo que a conta dele (e tudo o que ele faz em relação á ela) tá atrelada as diretrizes do twitter, que não pode seguir a CF deles? essa decisão seria válida se fosse na rede social hospedada pelo governo...o certo seria pressionarem o twitter á criar contas de figuras públicas onde essa opção é bloqueada (block no block hue) ao invés de decidirem com a bunda o que pensam com o intestino.nada contra o trump ou políticos ou block em si, mas parar pra pensar um pouco só custa tempo.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
o pior é que é a corte muricana copiando o STF e julgando com base no que acham.
Vitor Hugo
ele trata de assuntos oficiais e de decisões oficiais. o que ele faz como presidente e as declarações que dá, não são atreladas ao presidente, mas sim à presidência.
Buldego
"Quem é que liga pra opinião de rede social? Independente do que faz....."O presidente e sua prole, pois governam por lá.
Danilo Cursino
"Fala a verdade pra politico socialista e comunista", também conhecido como pentelho de político que não concorda e lambe bolas dos que concorda.Já dizia George Orwell: Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Ahhhh........ o melhor perfil de humor....
Epic Mac Fadden - ODZ -
Olha só como ele é benevolente e tolerante!Já se fosse a Dilma..... teria passeata do MST todo dia na porta da sua casa. Se for em prédio, o Boulos tava acampado no corredor.Quem é que liga pra opinião de rede social? Independente do que faz........ok, eu ligo porque faz parte do meu trabalho, mas que é uma merda, é.
Genumano
O perfil dele não é de comunicação oficial da presidência, é de comunicação oficial dele. Assessoria de imprensa existe para isso e, tanto lá como cá, os assessores de imprensa se encarregam disso.A primeira emenda à CF dos EUA refere-se ao congresso e não ao executivo. A primeira emenda foi criada no século XVIII, três séculos antes da criação das redes sociais virtuais. A corte suprema dos EUA está parecendo nosso STF, interferindo no legislativo e querendo criar lei.
Genumano
Então você não está fazendo direito. Começa a zurrar no perfil dele que você consegue.
Marcvs Antonivs
Gracinha gente. Carluxo, iFlávio, e Pequeno Bilau bloqueiam todos que são contra eles.
Marcvs Antonivs
Pois Bozo pode me bloquear o tanto que ele quiser. Aliás, tenho feito tanto pra isso acontecer mas até agora nada. Pavoa Misteriosa, Pequeno Bilau já me bloquearam, mas ele ainda não.
uB.
Q ele separe o uso nas 2 contas então, né? Pq n adianta nada ter as 2 e misturá-las.
Keaton
Se bem que não poder/precisar ler as bobagens que o trump escreve pode ser uma benção... hahaha tipo um certo politico brasileiro.
ribeiro
Não, apenas hipocrisia, se a medida é para um, deveria valer para todos.
Vinicius Duarte
Nova York C O M U N I S T A
Buldego
Sorte a sua não ver as bostas que esse jumento fala.
Eduardo Braga
https://uploads.disquscdn.c...
Caio Alexandre
O fato é que até existe 2 contas, a do sujeito em questão e a @POTUS, que em geral, serve para assuntos de âmbito nacional oriundos do presida dos states... Obama fazia bastante uso dela.
zephyr1an
boa...tem gente que parece nunca sai da adolescência
Buldego
Todos os políticos são iguais, mas só fala a "verdade" pra político "socialista" e "comunista".
ricms
Típico comentário "Mas e o Lula?, mas e o PT?" convertido pra gringa.
uB.
Sim, sim.
Wellington Gabriel de Borba
STF, corre aqui!
Fabio Santos
Um segredinho eu só falo a verdade pra político socialista e comunista, nada demais, e completando algo que você citou abaixo em outra notificação, todos políticos são iguais não adianta citar político X ou Y se tem que não bloquear e acho isto justo tem que ser pra todos do congresso ao presidente.
Daniel Ribeiro
Eu sou bloqueado na página do PT, do Lula, do Jean Wyllys e da Jandira Feghali no Facebook... engraçado que eu fui bloqueado nas 4 páginas ao mesmo tempo, e eu deixei comentários apenas na página do PT... nas outras nunca deixei comentários.Provavelmente eles tem alguma ferramenta automática para gerenciar isso, e eles gerenciam todas essas páginas em conjunto.Não que eu me importe com isso... Acho até razoável... O perfil é deles e eles bloqueiam quem quiser. Só não venham querer que eu vote neles no futuro.
Danilo Cursino
Vc tá confundindo algo básico: políticos com cargos eletivos, e apenas políticos. É basico isso, vai. E se todo mundo te bloqueou, talvez o problema não seja o mundo, muito legal vc não deve ser mesmo hahaha
Danilo Cursino
Políticos não necessariamente, mas políticos com cargos eletivos, eu concordo.
uB.
Concordo muito com isso! Apesar da conta dele ser pessoal, ele usa pra fins políticos e ele é uma pessoa pública, n faz sentido bloquear pro cidadão!A regra tem q valer pra todos os políticos q utilizam a ferramenta pra comunicado/notícias/whatever de interesse público.Se o político quiser bloquear fulano do seu Twitter pessoal, q ele n faça uso de política nessa conta, q é algo de interesse público. Ou crie 2 contas.
raphael_silva
Lembrei dissohttps://poenaroda.com.br/wp...
Guilherme Macêdo da Cruz
Ja ia falar isso.. Aqui não passa porque se colocar pra um vai valer pra todo mundo ai desistem da ideia..
Fabio Santos
Deveria valer para todos políticos dos Eua e não somente o presidente, que tem de político democrata e progressista que bloqueia por criticas e se esta moda pega aqui no Brasil por exemplo toda turma da esquerda já me bloqueou kkk.