Início » Legislação » Trump não pode bloquear usuários no Twitter, decide corte americana

Trump não pode bloquear usuários no Twitter, decide corte americana

Para a Justiça americana, Trump viola a Primeira Emenda à Constituição dos EUA ao bloquear usuários no Twitter

Victor Hugo Silva Por

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem sido questionado desde o início de seu governo, em 2017, por bloquear críticos no Twitter. A prática, no entanto, é inconstitucional na avaliação da Justiça americana, que vê seu perfil como um fórum público.

O Tribunal de Apelações do Segundo Circuito, em Nova York, decidiu, de forma unânime, manter a posição tomada em 2018 por uma corte do estado. Os juízes afirmam que Trump violou a Primeira Emenda à Constituição dos EUA, que entre outras coisas, garante a liberdade de expressão.

Foto por Gage Skidmore/Flickr

“A Primeira Emenda não permite que um funcionário público que usa uma conta em rede social para todos os propósitos oficiais exclua pessoas de um diálogo online aberto porque expressam opiniões com as quais discorda”, afirmou o juiz Barrington Parker.

O posicionamento está relacionado à ação que o Instituto Knight da Primeira Emenda, da Universidade de Columbia, moveu em conjunto com sete pessoas bloqueadas por Trump. Para o diretor do instituto, Jameel Jaffer, a medida ajudará a manter a integridade e a vitalidade de espaços digitais.

“A decisão vai garantir que as pessoas não sejam excluídas desses fóruns simplesmente por causa de seus pontos de vista e que funcionários públicos não fiquem isolados das críticas de seus constituintes”, afirmou Jaffer.

O governo americano defende que a decisão de Donald Trump de bloquear usuários no Twitter não é inconstitucional. “Estamos desapontados com a decisão da corte e estamos explorando possíveis próximos passos”, disse a porta-voz do Departamento de Justiça, Kelly Laco.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor Hugo

"
comunica apenas as coisas que está fazendo ou tentando fazer" pela presidência. por isso as pessoas tem direito de ler. quando ele fala sobre como está a relação com a China nesse perfil, por exemplo (o que ele já fez algumas vezes)... não é algo pessoal, é algo que está ligado diretamente à administração do país.

Genumano

Se você acompanhar o perfil dele, verá que ele não trata de assuntos oficiais, ele comunica apenas as coisas que está fazendo ou tentando fazer. Comunica até coisas familiares e particulares, além de opiniões. A presidência tem perfil oficial e assessores de imprensa para isso.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

https://media3.giphy.com/me...

é igual, mas é diferente, sacou?

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

tá errado isso daí.

como que o cara tem que seguir a CF sendo que a conta dele (e tudo o que ele faz em relação á ela) tá atrelada as diretrizes do twitter, que não pode seguir a CF deles? essa decisão seria válida se fosse na rede social hospedada pelo governo...

o certo seria pressionarem o twitter á criar contas de figuras públicas onde essa opção é bloqueada (block no block hue) ao invés de decidirem com a bunda o que pensam com o intestino.

nada contra o trump ou políticos ou block em si, mas parar pra pensar um pouco só custa tempo.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

o pior é que é a corte muricana copiando o STF e julgando com base no que acham.

Vitor Hugo

ele trata de assuntos oficiais e de decisões oficiais. o que ele faz como presidente e as declarações que dá, não são atreladas ao presidente, mas sim à presidência.

Buldego

"Quem é que liga pra opinião de rede social? Independente do que faz....."

O presidente e sua prole, pois governam por lá.

Danilo Cursino

"Fala a verdade pra politico socialista e comunista", também conhecido como pentelho de político que não concorda e lambe bolas dos que concorda.

Já dizia George Orwell: Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Ahhhh........ o melhor perfil de humor....

Epic Mac Fadden - ODZ -

Olha só como ele é benevolente e tolerante!

Já se fosse a Dilma..... teria passeata do MST todo dia na porta da sua casa. Se for em prédio, o Boulos tava acampado no corredor.

Quem é que liga pra opinião de rede social? Independente do que faz.....

...ok, eu ligo porque faz parte do meu trabalho, mas que é uma merda, é.

Genumano

O perfil dele não é de comunicação oficial da presidência, é de comunicação oficial dele. Assessoria de imprensa existe para isso e, tanto lá como cá, os assessores de imprensa se encarregam disso.
A primeira emenda à CF dos EUA refere-se ao congresso e não ao executivo. A primeira emenda foi criada no século XVIII, três séculos antes da criação das redes sociais virtuais. A corte suprema dos EUA está parecendo nosso STF, interferindo no legislativo e querendo criar lei.

Genumano

Então você não está fazendo direito. Começa a zurrar no perfil dele que você consegue.

Marcvs Antonivs

Gracinha gente. Carluxo, iFlávio, e Pequeno Bilau bloqueiam todos que são contra eles.

Marcvs Antonivs

Pois Bozo pode me bloquear o tanto que ele quiser. Aliás, tenho feito tanto pra isso acontecer mas até agora nada. Pavoa Misteriosa, Pequeno Bilau já me bloquearam, mas ele ainda não.

uB.

Q ele separe o uso nas 2 contas então, né? Pq n adianta nada ter as 2 e misturá-las.

Exibir mais comentários