Início » Celular » Uma olhada de perto no Samsung Galaxy A80

Uma olhada de perto no Samsung Galaxy A80

Galaxy A80 é o primeiro smartphone com câmera giratória que chega ao Brasil e esbanja RAM, mesmo sendo intermediário

André Fogaça Por

O Galaxy A80 é o primeiro smartphone com câmera traseira que gira pra frente e que chega ao Brasil, além de ser o primeiro Samsung que aposta em tela que não tem nenhum entalhe, ou notch. Ele vem com tela enorme de 6,7 polegadas, processador Snapdragon 730 e esbanja RAM com 8 GB no total.

Ele já apareceu por aqui durante o lançamento de outros modelos da linha Galaxy A, mas o lançamento oficial não aconteceu na data prometida - junho. Mesmo assim, eu já estou com o aparelho e em mãos e compartilho com vocês quais são as minhas impressões iniciais que tive nos primeiros dias de uso.

Hands-on do Samsung Galaxy A80 em vídeo

Galaxy A com visual diferente

Este modelo é bastante diferente de outros integrantes da linha Galaxy A e eu não estou falando somente da câmera giratória. A atenção começa pelo tamanho generoso de tela, que tem 6,7 polegadas em uma proporção incomum de 20:9 - é quase que uma tela ultrawide. Isso garante menor desconforto na hora de utilizar o smartphone com uma só mão.

O display é um Super AMOLED e tudo nele é de acordo com o que se espera deste tipo de tecnologia: cores vivas, contraste quase que infinito, ângulo de visão bastante generoso e definição nos detalhes bastante elevada. Como não há notch, não há qualquer obstáculo para o conteúdo e isso é muito bom. Vídeos em 21:9, como grande parte do cinema, preenchem quase que toda a frente do aparelho, sem necessidade de fazer gesto de zoom.

Outra coisa que está na tela é o leitor de impressões digitais, que por aqui é ótico e não ultrassônico como nos Galaxy S10. Ao menos nos primeiros testes eu achei esse leitor...LENTO. Ele leva entre um e dois segundos pra ler minha digital, algo que não aconteceu com outro modelo com o mesmo tipo de leitor: Huawei P30 Pro.

Durante o tempo de testes eu posso encontrar um cenário mais favorável neste tipo de leitura e no review completo eu conto se ele mudou ou se é assim mesmo.

Todo o corpo é feito em metal e vidro, mesmo na parte móvel. Ela é barulhenta e nos stories o barulho chega a ser maior do que o já barulhento Zenfone 6. Nos vídeos gravados pelo app de câmera a Samsung corta a gravação quando o motor entra em ação, o que também corta falas e qualquer outra coisa. Meio chato isso.

Android polido, como de costume

No software a One UI fica destacada como uma das melhores interfaces alteradas do Android - e olha que eu sou amante do Android puro que está nos Pixel. Ela é limpa, com modo noturno e o Snapdragon 730 não parece sentir dificuldade alguma durante o uso. Isso pode ser trunfo da RAM generosa, indo na mesma quantidade do que existe nos modelos mais caros.

O que me chamou atenção é que o A80 já veio com o Spotify, Facebook e Netflix instalados de fábrica. Ok, são apps bem populares e a chance de você utilizar ao menos um deles é gigantesca. O mesmo acontece com um pack de apps do Office e que depende de assinatura do Office 365.

Fotos parecem promissoras

Como a câmera traseira pode ser a frontal, temos apenas um conjunto por aqui. A câmera principal tem 48 megapixels, mas a abertura é de f/2.0, bem escura pros concorrentes e até mesmo para outros modelos da linha Galaxy A. Mesmo assim as primeiras fotos que tirei ficaram boas. O curioso é que não encontrei um lugar pra alterar a resolução, mas digo se realmente é assim no review…

E eu tô falando muito dele já. Continuo no review, que será publicado nas próximas semanas. O que vocês querem saber? Coloquem aqui nos comentários e nos vemos lá!

Samsung Galaxy A80 - ficha técnica:

  • Tela: 6,7 polegadas Full HD+ (1080x2400), Super AMOLED, New Infinity Display
  • Processador: Snapdragon 730 octa-core (2 núcleos de 2,2 GHz + 6 núcleos de 1,8 GHz)
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB, sem suporte a microSD
  • Câmera giratória:
    • sensor principal de 48 megapixels, f/2,0
    • sensor ultrawide de 8 megapixels, f/2,2 (123°)
    • sensor de profundidade 3D (ToF)
  • Bateria: 3.700 mAh, carregamento rápido de 25 W
  • Sistema operacional: Android 9.0 Pie
  • Biometria: leitor de impressão digital na tela (ótico)
  • Design: vidro 3D com bordas de metal; cores preto, dourado e branco
  • Dimensões: 165,2 x 76,5 x 9,3 mm
Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso
Começaram a sair relatos de "travadas" ao ativar a câmera para selfies.Dizem que é por causa do sensor que ativa dependendo da forma como se está segurando o aparelho.Percebeu alguma coisa, André?
Kevin D.
É o a50. Somente ele e o a70 tem esse sensor, mas seria melhor ter proteção à água e poeira do que ele
Baio-kun
Foi uma piada... E mesmo se não fosse, lançamento esse mês não é "muito tempo";
Alberto Junior
Queria que vocês fizessem reviews de aparelhos da Xiaomi.
sigma7777777
Resposta para o que você não perguntou: não tem slot para SD Card!
joão Gabriel
Proteção da Teka é gorila Glass 3 na frontal e 6 na traseira
joão Gabriel
Aí já injusto neh por mais bom que o a80 seja ele ainda é um intermediário mais eu pegaria ele só pela tela e pegaria mais ainda se fosse o dynamic amoled 2k do s10 embora quem curta LCD o zenfone 6 3 o melhor celular do mundo agr quem já teve oled não tem como voltar pro LCD minha opinião
Bruno Martins
o a80 foi lançado faz muito tempo em amigão
André G
Que absurdo. Note 9 tava por 2350 esses dias e nem lançou o Note 10 ainda.
André G
Aparelhos com hardware móvel não costumam ser a prova d'água, pois dá muito trabalho deixar impermeável e também é arriscado.
Saotome Ranma
concorrencia desleal pro A80, o Zenfone 6 tem o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 855 e tem 5000mah d bateria...
Danilo Schreiner
O sistema do Zenfone 6 foi testado e suportaria ser acionado 100.000 vezes. Ou seja, se você ficar 5 anos com o aparelho teria que acionar a selfie pelos 54 vezes por dia até conseguir esse número.
Cassio Neves
A80 vs Zenfone 6: quem leva?
Igor Maia
até agora não sei quanto vai custar essa delícia. Samsung vacilou, pq eu compraria(ou não)
Josiel Hen
Esse A80 usa a mesma tecnologia da Samsung/LG(?) usada pela Apple no iPhone na borda inferior? vi num comparador que essa borda é mais fina do que a dos celulares atuais de Apple.
Tales
Qual é o seu Galaxy?
GigoCAP
Eu não sei, mas acho que esse A6 aí foi um modelo pra aproveitar estoque da Samsung. Veja que ele é um celular da linha A, mas veio com todas as características de um smartphone da linha J, até o design dele foi mais inclinado pra linha básica.
Franco Luiz
Ate onde sei o A6+ tem samsung pay sem mst
Guilherme da Silva Manso
Até onde eu lembro não. Os J7 Prime e alguns As lançados no final do ano passado não tinha, o MST.
GigoCAP
Só os Galaxys S6 e os demais daquele período (J5, J7 e coisarada) que não vinham com MST. Depois disso, todos os Samsungs habilitados com Pay vem com o MST. :)
Alex Temnyk
"Armazenamento: 128 GB, sem suporte a microSD"
Franco Luiz
mas uma boa parte das coisas q ele questionou , normalmente sai no review , ao menos bateria , proteçao da tela e tals eu sei que tem kkk e sobre o p2 se n me engano o a80 nao tem
Rogério
Desculpe, mas eu não encontrei, vocês não fizeram review do Galaxy A70? e ai o que acham? A50 ou A70?
Jorge Flávio Costa
Chama esse rapaz pra fazer review, já listou todas minhas dúvidas e mais um pouco :P.
Ticano
Qual é a proteção do vidro da tela? E a bateria? Como é o funcionamento dele com a Internet das coisas? Funciona bem como controle remoto da TV compatível da Samsung? O Bluetooth funciona até que distância? Quantos aparelhos podem ser pareados ao mesmo tempo? Tem barômetro, altímetro, IR nele? Quais são os sensores do aparelho? O peso? A qualidade do som? Tem P2? Cabe legal no bolso da calça jeans ou fica aparecendo? Qual é a garantia da Samsung? Qual seu concorrente direto? É compatível com o dock que transforma ele em um computador? Carrega sem fio? É fast charge?
Ticano
O armazenamento é expansível? É a prova d'água? Da pra tirar foto ou filmar submerso?
Ticano
Além da digital, quais as outras formas de desbloqueio da tela? São mais rápidas? Como fica a segurança?
Guilherme da Silva Manso
Verifica se tem o Samsung Pay completo (NFC e MST).
Ramon
Se o preço encostar no S10e ou S10 = fracasso.
Baio-kun
Semana nova, lançamento novo da Samsung.
Ricardo
O meu maior receio é a fragilidade que um sistema de movimento desses tem. Penso que se utilizado com frequencia, acabe ficando frouxo ou travando.Tem alguma proteção contra quedas ou ao forçar o sistema? parecido com o que tem o zenfone 6?
Kevin D.
Esse sensor de digital na tela óptico é um erro. No meu galaxy é lento e mal otimizado.
Qohen Leth
Interessante
Jairo ☠️
Belo gadget , vamos aguardar pelo preço o qual provavelmente não terá nada de intermediário