Nvidia FrameView é um software grátis de benchmark para qualquer GPU

Além das GPUs RTX e GTX, Nvidia FrameView funciona com placas de vídeo AMD e Intel

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nvidia

Tem ferramenta nova para benchmark de placas de vídeo na área: A Nvidia liberou nesta semana o Nvidia FrameView, software gratuito que avalia o desempenho de GPUs de qualquer modelo, inclusive daquelas que são fabricadas por marcas rivais (AMD e Intel).

De acordo com a Nvidia, a ferramenta pode coletar dados de todas as principais APIs gráficas, tais como DirectX (do 9 ao 12), OpenGL e Vulkan, além da Plataforma Universal do Windows (UWP, na sigla em inglês).

Embora a Nvidia promova o software como ferramenta de benchmark, também dá para dizer que esse é um aplicativo de monitoramento da GPU. O Nvidia FrameView é capaz de indicar as taxas de frames por segundo, performance no consumo de energia, desempenho por watt, entre outros.

Nvidia Frameview

Basicamente, basta executar o Nvidia FrameView e, na sequência, rodar o jogo para o monitoramento ser realizado. A Nvidia destaca que a ferramenta é leve, portanto, deve ter impacto mínimo no desempenho durante o benchmarking.

A companhia destaca ainda que o usuário pode obter relatórios completos sobre vários parâmetros, principalmente por conta da integração com o PresentMon.

Nvidia Frameview - resultados

Como já informado, o software funciona também com GPUs da AMD e Intel. A Nvidia alerta, porém, que a API de consumo de energia de GPUs Radeon informa valores imprecisos, por isso, a empresa pede que os usuários entrem em contato com a AMD (?!) requisitando uma atualização para fornecimento de parâmetros corretos.

Ainda em versão beta, o Nvidia FrameView pode ser baixado no site oficial (só para Windows 10). O guia para uso da ferramenta está disponível aqui, em PDF.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados