Início » Jogos » Comparativo: Nintendo Switch vs Nintendo Switch Lite [o que muda?]

Comparativo: Nintendo Switch vs Nintendo Switch Lite [o que muda?]

Entenda as diferenças entre o Nintendo Switch e o novo Nintendo Switch Lite

Lucas Lima Por
21 semanas atrás

Nintendo Switch ou Nintendo Switch Lite? Apesar de ambos funcionarem com quase todos os mesmos jogos, existem algumas diferenças a se considerar, principalmente quando se trata do modo jogo, que vai depender de como o jogador mais usa o Switch. 

Veja o que muda nos dois modelos.

switch vs switch lite

Design e Cores

O Nintendo Switch original continua sendo maior, enquanto o Switch Lite foca em portabilidade: ele é menor em dimensões, tela e peso. Também é mair barato, claro.

Enquanto o Switch convencional tem o corpo composto por plástico preto, só os Joy-Cons têm variação de cores: azul, vermelho, amarelo, cinza, verde, rosa e marrom (este último só quando comprado o modelo Nintendo Switch Pikachu & Eevee Edition).

No Nintendo Switch Lite, cujo corpo é 100% feito em plástico, a parte externa é composta por uma única cor, com três opções apenas: cinza, turquesa ou amarelo.

cores nintendo switch lite

Confira as características:

Características Nintendo Switch (com Joy-Cons acoplados) Nintendo Switch Lite
Altura 101,6 milímetros 91,4 milímetros
Comprimento 238,7 milímetros 208,3 milímetros
Espessura 14 milímetros 14 milímetros
Peso 398 gramas 276 gramas

Tela

O Nintendo Switch tem uma tela LCD de 6,2 polegadas com resolução de 1280 por 720 pixels, o que resulta em uma densidade de 237 ppi (pixels por polegada). Enquanto o Switch Lite mantém a mesma resolução em 5,5 polegadas, aumentando a quantidade de pixels por polegada para 267.

tela nintendo switch liteAmbos têm o recursos touchscreen. A diferença entre os tamanhos acaba sendo pouca, mas os elementos gráficos podem parecer melhor no Switch Lite. É a mesma coisa que ver um vídeo na tela do celular e na tela da TV: os defeitos serão mais notáveis na TV que no telefone.

Pela redução da tela, reduz-se também o gasto em energia. Vamos ao próximo tópico.

Bateria

Esse é o único ponto que muda em relação ao anúncio do novo modelo de Nintendo Switch com mais bateria. Antes da atualização, o primeiro modelo do Switch original perdia no quesito para o novo Switch Lite. Agora, o novo modelo tem mais bateria que os dois anteriores.

Veja como ficaram os três modelos em relação à bateria:

Modelos Capacidade da bateria Estimativa de duração da bateria Estimativa de bateria jogando Zelda: Breath of the Wild
Nintendo Switch [primeira versão, modelo HAC-001] 4.310 mAh 2,5 a 6,5 horas 3 horas
Nintendo Switch Lite Não revelado 3 a 7 horas 4 horas
Nintendo Switch [segunda versão, modelo HAC-001(-01)] Não revelado 4,5 a 9 horas 5 horas e 30 minutos

Essa variação considera diversos fatores além de unicamente a capacidade da bateria, como por exemplo os jogos que estão sendo rodados, os recursos usados ao mesmo tempo do dispositivo, o brilho e tamanho da tela e por aí vai.

Nintendo Switch Lite

Nintendo Switch Lite

Outro ponto importante que influencia a bateria são os Joy-Cons: ainda que eles tenham uma bateria própria, a comunicação é feita via Bluetooth. No Switch Lite, não é possível desacoplar os Joy-Cons, mas parear outros existentes.

Joy-Cons

joy-cons

Não são bem chamados de Joy-Cons no Nintendo Switch Lite, porque eles não são removíveis, ou seja, fazem parte do corpo único do dispositivo. Mas é possível parear via Bluetooth os Joy-Cons do Switch original no Switch Lite e jogar com outras pessoas.

Importante: se uma pessoa comprar o Switch Lite e comprar também os Joy-Cons, ela também precisará adquirir outro dispositivo para carregar os controles. No Switch original é possível fazer isso conectando eles ao dispositivo enquanto está na dock.

O controle esquerdo do Switch Lite adotou um d-pad ao invés dos botões direcionais dos Joy-Cons. Isso deve trazer mais precisão nos jogos.

d-pad do switch lite

Porém o Switch Lite não tem a tecnologia HD Rumble dos Joy-Cons, um recurso que combina os motores de vibração e a câmera infravermelho do Joy-Con direito para funcionalidades de realidade aumentada, como a sensação de despejar gelo no copo.

Não está claro se o Switch Lite terá NFC também, essa função fica dentro do Joy-Con direito e serve para conectar os Amiibos e jogar com os personagens físicos dentro do jogo.

Desempenho e armazenamento

Era esperado que o Nintendo Switch Lite fosse somente uma versão inferior ao Switch convencional no sentido de processamento gráfico, mas ele trouxe as mesmas configurações do modelo de 2017 em uma tela menor, o Tegra X1 da Nvidia e 32 GB de espaço interno.

Há indícios de que a Nintendo mudará isso em um futuro próximo, um registro feito na FCC (a Anatel dos Estados Unidos) mostrou que a empresa pretende fazer uma alteração no processador a na memória do Switch original, melhorando sua performance.

Por enquanto tudo continua igual. Ambos os modelos também têm entrada para cartão de memória microSD de até 2 TB e os cartões de jogos da Nintendo.

Modos de jogo

O Switch foi anunciado como um console que pode ser jogado de várias formas: no modo portátil; na mesa, desacoplando os controles e deixando a tela em pé; ou na TV, conectando o console no dock e jogando com os controles desacoplados.

Ao meu ver, essa era a ideia do nome "Switch" (mudar). O próprio slogan nos vídeos anteriores era "Switch and play" (mude e jogue). O que não faz muito sentido no Switch Lite, que apenas suporta um modo de jogo: o portátil.

Ainda que seja possível conectar Joy-Cons ou até quem sabe o Pro Controller no Switch Lite, a jogatina ficará restrita ao modo portátil, na tela de 5,5 polegadas.

A própria Nintendo já confirmou que não será possível conectar na TV, nem mesmo com um cabo HDMI à parte.

Quais jogos rodam no Switch Lite?

Praticamente todos, desde de que você abra mão de uma grana para comprar os acessórios necessários, como por exemplo os Joy-Cons para jogar Just Dance, que tem o acelerômetro e giroscópio e um grip para carregar os Joy-Cons (eita Nintendo!).

Como só funciona no modo portátil, você vai jogar Just Dance em um tela de 5,5 polegadas? Provavelmente não, mas talvez queira jogar Mario Kart. E qualquer outro com mais pessoas será elas e a tela pequena.

Fora isso, caso o jogador queira comprar só os jogos compatíveis para o Switch Lite, deve ficar atento à indicação do modo de jogo na embalagem ou na página de compra. A compatibilidade com o modo portátil tem um ícone semelhante ao Switch Lite.

compatibilidade dos jogos para switch lite

Preço

O Switch original é vendido por US$ 299 e inclui na caixa o console, os dois Joy-Cons, os Joy-Cons strap (para prender o controle no pulso), o Joy-Con grip (para transformar os controles em um controle convencional), o dock (para conectar na TV) e os cabos de alimentação e HDMI.

O Switch Lite chega por US$ 199 dólares e provavelmente só o cabo de energia, para recarregar o console.

Considerações finais

O Switch Lite chega para atender um público específico, isso é fato. Se não fosse isso, a Nintendo não o lançaria como uma aposta no escuro.

Tudo depende do estilo de jogo de cada pessoa. Se não for alguém que passa muito tempo em casa para conectar o console na TV por exemplo, uma versão mais barata, com as mesmas configurações pode ser mais interessante.

Os jogos serão os mesmos, com a possibilidade de jogar em LAN (rede local) ou online, por meio do Nintendo Switch Online.

São 100 dólares de diferença por algumas possibilidades a mais, cabe a cada pessoa escolher a versão que melhor irá atendê-la. Eu prefiro gastar um pouco mais e ter uma comodidade maior. Mesmo que não jogue muito na TV, ao menos reservo a opção para o caso de ter uma reunião de amigos e colocar todo mundo para dançar, literalmente.

Com informações: Nintendo.