Início » Jogos » Nintendo afirma que Switch Lite não vai substituir 3DS e 2DS

Nintendo afirma que Switch Lite não vai substituir 3DS e 2DS

Apesar disso, Nintendo Switch Lite deve representar o "início do fim" do 3DS / 2DS

Por
11/07/2019 às 17h42

Assim que o Nintendo Switch Lite foi anunciado, uma pergunta veio à mente de muita gente: será que, com esse lançamento, os portáteis Nintendo 3DS e 2DS serão aposentados? A Nintendo diz que não — pelo menos por enquanto.

Nintendo / New Nintendo 3DS

A pergunta é pertinente por uma simples razão: o Switch Lite é uma versão mais compacta, leve e barata (custa US$ 199,99) que a original e, por conta disso, traz uma proposta de console portátil — sequer é possível conectá-lo a uma TV.

O fator “tempo de vida” também pesa: lançada há oito anos, a linha 3DS (e, posteriormente, a 2DS) já não recebe grandes novidades há algum meses. Os portáteis não tiveram títulos anunciados nem mesmo na última edição da E3. Em contrapartida, a Nintendo dá cada vez mais atenção ao Switch.

Mas o presidente da Nintendo nos Estados Unidos, Doug Bowser, garantiu ao The Verge que a chegada do Switch Lite não representa o fim do Nintendo 3DS: “nós vamos continuar dando suporte à família 3DS enquanto houver demanda”, disse.

Note, porém que Doug Bowser fala em manter o suporte, mas não em uma agenda de lançamentos de jogos para o 3DS / 2DS. Os portáteis serão comercializados por mais algum tempo, mas não é incoerente deduzir que, com a chegada do Switch Lite, eles encaram a partir de agora o “começo do fim”.

Ao menos esse tende a ser um desfecho honroso: somando todas as suas variações, o Nintendo 3DS já vendeu mais de 75 milhões de unidades.