Início » Aplicativos e Software » Como usar o WhatsApp em 5 passos [um guia completo]

Como usar o WhatsApp em 5 passos [um guia completo]

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Melissa Cruz Cossetti Por
18 semanas atrás

Ok, você nunca usou o WhatsApp ou ainda está cheio de dúvidas sobre como funciona o mensageiro? Tudo bem, esse guia está aqui para ajudar e tentar responder as perguntas mais comuns envolvendo o aplicativo, que foi comprado pelo Facebook.  

Para começar, você já baixou o WhatsApp? Se não, acompanhe abaixo. Se já baixou, pule para a dica de número 1) e siga até o final para ficar sabendo como tudo funciona.

whatsapp-Pixabay

Como baixar o WhatsApp

O WhatsApp está disponível para Android, iOS (iPhone) e Windows Phone. É verdade que também há versões para computadores com Windows e macOS. Mas, para usar, antes você precisa ter instalado o WhatsApp no smartphone, usando o seu número.

Se você tem um smartphone com Android 4.0.3 ou superior ou um iPhone com iOS 8 ou superior, baixe e instale o WhatsApp a partir da loja de aplicativos (Google Play Store ou App Store). Só é possível associar a sua conta do WhatsApp com um número de telefone por vez. Ou seja, você só pode usar o WhatsApp em um telefone e com o mesmo chip.

WhatsApp Web ou Desktop

O WhatsApp Web ou Desktop só funciona com os seguintes navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera Browser, Safari ou Microsoft Edge e precisa que o seu celular esteja conectado à Internet. O software só espelha a tela do seu smartphone.

Adeus, Windows Phone

Você deve ter notado que não incluí o requisito mínimo do WhatsApp para o Windows Phone para o WhatsApp. O Windows Phone 8.1 perdeu suporte em julho de 2017 e o Windows Phone 7.5 e 8.0 deixaram de receber notificações push em fevereiro de 2018. 

O sucessor, Windows 10 Mobile, dá adeus em dezembro de 2019. Você não poderá mais usar o WhatsApp em nenhum celular com Windows após 31/12/2019 e o app pode não estar mais disponível na Microsoft Store depois de 01/07/2019. Ou seja, prepare-se para trocar de smartphone o quanto antes, se quiser continuar usando o app de mensagem.

Como usar o WhatsApp [em 5 passos]

1) Como adicionar contatos

O WhatsApp reconhece seus contatos ao acessar a lista de contatos do seu telefone. Ou seja, a sua Agenda. Contatos já cadastrado e números com quem vocë trocou telefonema ou SMS já estarão disponíveis nesse acervo e você pode adicionar mais.

Caso não consiga ver seus contatos:

2) Como enviar mensagens

Você pode encontrar contatos indo até a aba de “Conversas” e, em seguida, toque no ícone de “Nova Conversa” (botão de balão de chat 💬, na parte inferior da sua tela).

Se você não encontrar o seu contato, toque na lupa 🔍 (no topo da tela) e faça uma busca pelo nome ou número de telefone da pessoa. Se encontrar, adicione na agenda.

O envio de mensagens é gratuito?

O WhatsApp chegou para substituir o SMS, os torpedos que você pagava por unidade ou pacote no seu plano de telefonia. O aplicativo usa a conexão de internet do seu aparelho (seja ela 4G, 3G, 2G, EDGE ou Wi-Fi) disponível para enviar e receber mensagens.

Você não tem que pagar por cada mensagem. Observe, porém, se você não estourou o seu limite de dados (há um custo para comprar mais). Se isso ocorrer, vai funcionar conectado à rede Wi-Fi. Sua operadora não cobra pelas mensagens no WhatsApp.

Como formatar mensagens

  • Itálico - coloque um underscore (traço) em cada lado do texto.
    Por exemplo: _texto_
  • Negrito - coloque um asterisco em cada lado do texto.
    Por exemplo: *texto*
  • Tachado - Coloque um til em cada lado do texto.
    Por exemplo: ~texto~
  • Monoespaçado - coloque três crases em cada lado do texto.
    Por exemplo: ```text```

OU

  • No Android: toque e segure no texto que você está digitando
    > Mais  > e selecionar negrito, itálico, tachado ou monoespaçado.
  • No iPhone, toque e segure no texto que você está digitando
    > BIU > e selecionar negrito, itálico, tachado ou monoespaçado.

Sinais de check cinzas e azuis

Você vai notar que, ao final das suas mensagens enviadas, estão sinais de check (✔️).

agree-check-whatsapp-1639143

Eles significam exatamente:

  • ✔️ Mensagem enviada com sucesso.
  • ✔️✔️Mensagem entregue com sucesso ao aparelho do destinatário.
  • ✔️✔️ (azuis) O destinatário leu sua mensagem.

Em uma conversa em grupo, a segunda marca de tique (✔️✔️) aparecerá quando todos os participantes do grupo tiverem recebido a sua mensagem. As duas marcas de confirmação ficarão azuis quando todos os participantes do mesmo grupo tiverem lido.

3) Como fazer ligações

O WhatsApp oferece chamadas de áudio e/ou vídeo. Você pode conversar como se estivesse ao telefone ou numa vídeo conferência, usando a sua conexão de internet.

Da mesma forma que você inicia conversas, toque na aba “Chamadas” e, em seguida, no ícone “Nova Chamada” (botão de telefone 📞, na parta inferior da sua tela do aplicativo).

O recurso de Chamadas do WhatsApp não está disponível em todos os países. No Brasil, opera 100%. Mas, se você estiver em um país onde a ligação está disponível, mas estiver ligando para alguém em um país onde o recurso não esteja disponível, a chamada não será efetuada. O WhatsApp não informa uma lista de quais países o recurso funciona. 

4) Grupos no WhatsApp

Tanto para texto, quando para chamadas de áudio e vídeo, o WhatsApp permite fazer isso com uma ou mais pessoas, formando um grupo. Entretanto, há limites.

Note que você precisa ser um administrador do grupo para adicionar ou remover membros. Crie um novo grupo a partir do envio de mensagens ou de chamadas.

  • Um grupo (só texto) pode ter até 256 participantes.
  • Um grupo (só texto) pode ter quantos aministradores quiser.

Sobre as chamadas em grupo:

  • As Chamadas de Áudio em grupo permitem até quatro participantes.
  • As Chamadas de Vídeo em grupo permitem até quatro participantes.

Conversando em texto nos grupos

Para facilitar a conversa em grupo, o WhatsApp criou alguns recursos:

iPhone / WhatsApp / como salvar áudio do whatsapp no iphone

  • digite o símbolo "@" e selecione um nome. Quando você menciona alguém, uma notificação será enviada para esse contato, indicando a ele que foi citado no chat.
  • pressione a mensagem por alguns instantes e toque em “Responder” ⬅️, digite a resposta e toque em “Enviar”. Isso ajuda a responder uma mensagem exata.
  • pressione a mensagem por alguns instantes e toque em “Encaminhar” ➡️, escolha o contato e toque em “Enviar”. Isso repassa mensagens completas sem edição.

5) Fotos, Vídeos e Áudios

O WhatsApp permite enviar fotos, gifs, emojis, vídeos e áudios em bate-papo individual e em grupo. Na janela de chat, você vai ver um emoji 🙂 que dá acesso a todos os outros emojis e também GIFs e figurinhas. Basta tocar no ícone correspondente.

No ícone de clip 📎, você pode incluir anexos: documentos, fotos da galeria, abrir a câmera, áudios pré-gravados, compartilhar a sua localização ou um contato seu.

No ícone de câmera 📷, é aberta a câmera do celular. No de microfone 🎙️, toque e mantenha pressionado até o final da sua fala para gravar um áudio. É super simples.

Bônus ⭐: Segurança no WhatsApp

A verificação em duas etapas é um recurso opcional, mas recomendado. Ao ativar, qualquer tentativa de uso do seu número no WhatsApp em outros aparelhos e/ou por terceiros terá que usar, também, um PIN de seis dígitos criado por você.

Saiba como fazer:

As dicas não acabam por aqui e você pode conferir outros tutoriais de WhatsApp aqui mesmo, no Tecnoblog. Há dicas mais avançadas, recursos novos e outros links.

Alguns detalhes importantes do uso do WhatsApp

WhatsApp em celular com dois chips

A sua conta do WhatsApp só pode ser verificada com um número de telefone em um único aparelho por vez. Se você tem um celular com dois chips, precisará escolher entre um de seus números. Não há como criar uma conta no WhatsApp com dois números.

Veja também: 

WhatsApp em dois aparelhos diferentes

Se você tentar trocar a conta do WhatsApp entre aparelhos diferentes com frequência, em um determinado momento você poderá ser bloqueado(a) e não poderá verificar o número no WhatsApp novamente. Não tente mudar frequentemente de celular.

Recuperar backup entre iOS e Android

Outra coisa que você precisa saber é que não há a opção nativa de transferir o histórico de conversas entre plataformas diferentes (do iOS para o Android ou o inverso). Contudo, você pode usar métodos alternativos ou exportar todo o histórico por e-mail.

Um guia para testar:

Mudando o número de telefone do WhatsApp

Se você mudar de número de telefone não precisa perder todos os seus dados no WhatsApp. Basta migrar a sua conta no aplicativo de mensagens para um novo número (chip novo, que você comprou). Você poderá apagar a sua conta do número antigo.

Saiba como fazer:

 

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.