Início » Internet » Google admite que funcionário vazou gravações de áudio do Assistente

Google admite que funcionário vazou gravações de áudio do Assistente

Google confirma que especialistas transcrevem áudios e diz que um deles violou políticas de segurança e vazou informações

Lucas Lima Por

Após a polêmica divulgada pelo site belga VRT NWS, em que o Google estaria pagando funcionários para transcrever áudios do Google Home, a empresa se pronunciou sobre o caso afirmando que um dos especialistas linguísticos parceiros violou as políticas de segurança e vazou dados confidenciais holandeses.

Foto por Mack Male/Flickr

Primeiramente, o Google confirmou que estabelece parcerias com especialistas ao redor do mundo para transcrever e analisar uma porção do áudio para ajudar a entender aquele idioma e suas nuances linguísticas. E que esse é um processo crítico que ajuda a empresa a construir produtos melhores como o Assistente.

Depois disso, a companhia disse que um dos revisores de conteúdo do Google Assistante vazou essas informações, violando as políticas de segurança. “Nossas equipes de segurança e privacidade foram acionadas neste caso. Faremos uma análise rigorosa para impedir que condutas como esta ocorram de novo”, citou em nota.

Google ouve conversas que não são comandos

O conteúdo analisado na reportagem do VRT NWS incluía também conversas entre pais e filhos, além de ligações em que se discutiam informações privadas, isto sem o Google Assistente ter sido ativado. Segundo o veículo, a única ordem do Google aos especialistas era de registrar números e senhas como informações sensíveis.

Já o Google afirma que os especialistas revisam apenas 0,2% do áudio coletado e esses fragmentos não têm identificação de conta, ou seja, não são associados às pessoas responsáveis pelo comando. Quanto às outras conversas, a empresa diz que os especialistas são orientados a não transcrever nenhum outro conteúdo que não seja direcionado ao Assistente.

Entretanto, o Google reconhece que podem haver falsos acionamentos do comando “Ok Google”, ativando o Assistente mesmo com conversas de plano de fundo e enviando os dados para os servidores da empresa. O Google informou que trabalha com várias proteções para que isso não ocorra na casa dos usuários.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Google está trabalhando para que essas coisas não aconteçam. HAHAHAHAHAHAHAHA ok

Bruno Sousa

Sentiu demais, Galvão.

https://uploads.disquscdn.c...

doorspaulo

Vou nem discutir, que já vi que você tem um cromossominho a mais ae.

ecarvm

Fala sério, não sei como alguém vê isso como novidade

Bruno Sousa

"Veja bem, não é bem assim, não é passada de pano..."

https://media3.giphy.com/me...

doorspaulo

A matéria tem oito comentários (até agora), e não vi nenhuma passada de pano.

Passa a bola ae, que já tá demais.

Alexandre Marx

Veja bem, eu tenho 1 Google Home, e 2 mini, um dia na sala conversando com minha mãe sobre o vizinho chato que eu tenho, logo mais a tarde no mesmo dia entrei no Youtube e lá estava como sugestão um vídeo aonde um cara ensina como espulsar o seu "vizinho mala"... "pura coincidência"... Outras exemplos já aconteceram então pra mim não é novidade eu já sabia...

Ralf Alencar

Quem achou que qualquer uma dessas empresas de tecnologia com produtos nas casas conectados 100% do tempo não estavam ouvindo/gravando que foi inocente.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

legal ver uma empresa vendendo o produto, mesmo que sem o consentimento do fabricante...
https://pbs.twimg.com/media...

Bruno Sousa

Que bonito ver os fanboys passando aquele pano

https://uploads.disquscdn.c...

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Animal

Microfones ligados a internet é isso, sempre vai ter alguém do outro lado, vc escolhe colocar ou não...Não foi o primeiro caso e não será o ultimo.

uB.

Provavelmente estes funcionários possuem acesso a um computador com internet e tá de boa usar seu celular enquanto recebe os áudios. :)

Faremos uma análise rigorosa para impedir que condutas como esta ocorram de novo.

Agora, por conta de um fulaninho, geral vai se ferrar, vai ter q trabalhar numa sala isolada, sem internet, sem poder entrar com celular, sem acesso a quase nada! Como sempre, maioria se ferrando por conta de poucos. =/