Vendas de PCs crescem no mundo com ajuda do Windows 10

As duas listas contam com empresas em posições semelhantes, mas divergem da participação de mercado da Apple

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O mercado de PCs demonstrou alguma recuperação nas vendas durante o segundo trimestre deste ano, de acordo com relatórios das consultorias IDC e Gartner. Ambas as empresas apontam as melhorias no Windows 10 como responsáveis pelo número positivo.

Windows 10 e notificação do Android

Este crescimento acontece depois de seis anos de quedas nas vendas, além de não ter sofrido com a guerra comercial entre o governo Trump e a China. Porém, mesmo com um cenário imune, os dois relatórios apontam prováveis problemas nos próximos trimestres, já que a grande maioria das marcas de computadores fabricam seus produtos na China.

As listas das duas consultorias colocam a PCs com Windows 10 da Lenovo em primeiro lugar, com 25% de participação de mercado global, seguida da HP com 22% para a Gartner e 23% para a IDC, para então o terceiro lugar com a Dell que registrou 16,9% para a Gartner e 17,9% para a IDC.

O curioso é que as duas listas divergem sobre a atual presença dos computadores da Apple no mundo, já que enquanto a IDC contou 6,3% de participação de mercado para a empresa da maçã, a Gartner apontou 5,9% e a diferença entre as duas fez a posição no ranking ser diferente. Na IDC a Apple ocupa a quinta posição, perdendo para a Acer e seus 6,6%, enquanto que na Gartner ocupa a quarta colocação, passando a mesma Acer em meio ponto percentual.

A única que apresenta a sexta posição é a Gartner, ocupada pela Asus com apenas 4,9% de todo o mercado mundial de PCs.

Com informações: VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados