Início » Jogos » Microsoft vai desativar Copas, Damas, Reversi e outros games online do Windows

Microsoft vai desativar Copas, Damas, Reversi e outros games online do Windows

Jogos vão parar de funcionar em 31 de julho no Windows ME e XP; Windows 7 também perderá suporte

Paulo Higa Por
18 semanas atrás

Você jogava pela internet Copas, Damas, Reversi ou algum outro game que vinha pré-instalado no Windows? Quem quiser matar a saudade ainda pode aproveitá-los, mas por pouco tempo: os servidores dos jogos começarão a ser desativados pela Microsoft em 31 de julho.

Damas no Windows XP (Foto: bluesheep123/Reddit)

O anúncio foi feito pela Microsoft no começo de julho e afeta todos os jogos da família Microsoft Internet Games, lançados junto com o Windows ME, XP e 7 entre 2000 e 2009. São eles: Copas (ME e XP), Damas (ME, XP e 7), Espadas (ME, XP e 7), Gamão (ME, XP e 7) e Reversi (ME e XP).

No caso do Windows XP e ME, os jogos online param de se conectar já no dia 31 de julho. Para os usuários de Windows 7, os Microsoft Internet Games terão o funcionamento interrompido em 22 de janeiro de 2020.

“Nós apreciamos de verdade todo o tempo e a paixão que vocês depositaram nos Microsoft Internet Games. Essa tem sido uma ótima comunidade. No entanto, chegou a hora de nós, juntamente com nossos parceiros de hardware e software, investirmos nossos recursos em tecnologias mais recentes para que possamos continuar a oferecer ótimas experiências novas”, diz a Microsoft.

Windows 7 tem suporte só até janeiro de 2020

A morte dos jogos online do Windows 7 coincide com a época do fim do suporte para o sistema operacional, marcado para uma semana antes, em 14 de janeiro de 2020. No caso do Windows ME e XP, os games já estavam fazendo hora extra — essas versões nem recebem mais atualizações de segurança, sendo que o suporte oficial a eles foi encerrado em 2006 e 2014, respectivamente.

Embora tenha menos de um ano de suporte pela frente, o Windows 7 ainda é o segundo sistema operacional para computadores mais utilizado no mundo, segundo a NetMarketShare: em junho de 2019, ele tinha 35,38% de participação, ligeiramente atrás do Windows 10 (45,79%) e à frente do macOS 10.14 Mojave (5,31%).