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O universo expandido de Stranger Things [livro e jogos]

Primeiro livro oficial, jogos e produtos inspirados em Stranger Things, da Netflix, chegam junto com a terceira temporada

Melissa Cruz Cossetti Por

Stranger Tings 3

Stranger Things virou um fenômeno logo assim que estreou na Netflix. A primeira temporada, que chegou em meados de 2016, contava a história do desaparecimento do pequeno Will, em Hawkins (Indiana), na década de 80. Foi então que conhecemos Lucas, Mike, Dustin, Will e Eleven (ou Onze, como você preferir). Ao longo de duas temporadas, encontramos o Will, descobrimos o passado da jovem heroína, fugimos de monstros aterrorizantes e laboratórios de experiências com humanos, onde tudo começa.

A terceira temporada chegou quebrando todos os recordes. De acordo com a Netflix, Stranger Things 3 registrou 40,7 milhões de contas assistindo aos seus episódios em apenas quatro dias, mais do que qualquer outro título no mesmo período. E um total de 18,2 milhões de contas terminaram a temporada dentro dessa mesma janela tempo. 

A terceira fase, que estreou dia 4 de julho na Netflix (veja todos os lançamentos do mês), não veio sozinha. Pela primeira vez, uma série da Netflix ganhou um livro.

Raízes do Mal

Raízes do Mal é o primeiro livro do universo expandido de Stranger Things. A edição em português chegou às livrarias do país em maio pela editora Intrínseca e aborda o passado sombrio da mãe da Eleven, a estranha garota com poderes telecinéticos. 

A obra foi escrita por Gwenda Bond, uma autora que trabalhou de perto com Paul Dichter, roteirista da série. É verdade que, antes disso, Stranger Things ganhou uma versão HQ chamada Stranger Things: SIX. O quadrinho da Dark Horse foi escrito por Jody Houser e ilustrado por Edgar Salazar. Trata-se da história de Francine (ou Six), uma jovem poderosa que cai nas mãos de Dr. Brenner, num prelúdio da primeira fase.

Stranger Things - SIX

O que tem no livro?

A trama de Raízes do Mal se passa anos antes da história contada pela primeira temporada. Em inglês, a obra se chama "Stranger Things: Suspicious Minds" (ou Stranger Things: Mentes Suspeitas, em tradução livre) e é ambientada no fim da década de 1960, no período em que a mãe de Eleven era uma cobaia do projeto MKULTRA.

Em 1969, enquanto os Estados Unidos passavam por mudanças turbulentas em meio a protestos contra a Guerra do Vietnã. Neste cenário, Terry Ives, a mãe da Eleven, está insatisfeita com a vida sem propósito que leva em Indiana. Ao ficar sabendo de um experimento do governo na cidade de Hawkins, ela decide participar e aí tudo começa. 

Raizes do Mal - Stranger Things

Aos poucos, descobre que o laboratório, comandado pelo Dr. Martin Brenner, um homem cruel e inescrupuloso, guarda segredos. Para descobrir a verdade, Terry vai contar com a ajuda de uma cobaia misteriosa que vive trancada e que está cada dia mais poderosa, uma criança com habilidades sobre-humanas e que tem um número no lugar do nome: 008. Lembrem-se de que é a Kali, revelada na segunda temporada.

Fatos para lembrar: o nome de nascimento de Eleven é Jane Ives, ela é filha de Terry Ives. Depois do nascimento de Jane, ela foi roubada e criada pelo Dr. Martin Brenner.

Eleven é Jane Ives, ela é filha de Terry Ives

O livro desfaz algumas confusões que podem ter ocorrido ao assistir o último episódio da segunda temporada, chamado "A irmã perdida", em que Eight (ou Oito), aparece.

Com, 304 páginas, o livro tem preço sugerido de R$ 49,90 pela editora (Amazon, Cia dos Livros, Martins Fontes Paulista); o e-book custa R$ 34,90 (Google Play, Kobo, Amazon).

Leia um trecho em português de Stranger Thins: Raízes do Mal em PDF. 

Stranger Things 3: The Game

Na última noite da E3, a Netflix anunciou o primeiro jogo baseado em na série para consoles. Stranger Things 3: The Game está disponível para Steam, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One. Os gráficos do jogo, desenvolvido em parceria com a BonusXP, seguem o estilo anos 80 (16 bits0. São 12 personagens jogáveis com mecânicas e habilidades únicas, mas também é possível jogar em modo cooperativo. 

A brincadeira, porém, custa:

A BonusXP também tem uma versão mobile e grátis de Stranger Things: The Game (baseado na segunda temporada) para Android e iOS (iPhone) em que você começa jogando como o chefe de polícia Jim Hopper e precisa cumprir missões até o fim.

Outro game é esperado para Android e iPhone em 2020 e lembra muito Pokémon Go. O jogo será integrado ao Google Maps e permitirá que os jogadores explorem o “Mundo Invertido” pelo celular, reinventando o universo Stranger Things no estilo dos desenhos animados dos anos 80. O jogo está sendo desenvolvido com a finlandesa Next Games.

Stranger Things Mobile

A Next Games, conhecida por seus jogos The Walking Dead, afirmou que o jogo é nos moldes free-to-play (grátis para jogar), mas ainda não há trailer ou gameplay disponível.

Tênis, chinelo e refrigerante

Além do livro, dos jogos e das milhares de camisetas licenciadas nas lojas nacionais, marcas grandes como Coca-Cola, Nike e Havaianas lançaram produtos e campanhas em parceria com a Netflix (não apenas licenciados, mas inspirados na série da companhia). 

Coca-Cola

A Coca-Cola voltou a apostar nos pins colecionáveis e, em parceria com a Domino’s Pizza, lançou uma série de Pin Tabs de Stranger Things. Os pins são os lacres que substituem os fechos tradicionais das latas de Coca Zero. São quatro modelos incluindo o boné de Dustin, a van e a lata de Coca sob os poderes da Eleven e até o Demogorgon. Para conseguir um, é preciso comprar um combo específico no site oficial da Domino’s.

Nike 

A Nike pegou inspiração em três das maiores tendências no mundo dos tênis durante a década de 80 e reeditou modelos icônicos da Nike: o Cortez, o Blazer e o Air Tailwind ’79. Além dos tênis, a Nike lançou outras peças de vestuário incluindo camisas e casacos com o logo do colégio Hawkins, nome da cidade onde os personagens infantis estudam na série. A coleção “Stranger Things” da Nike chegou a algumas lojas oficiais em junho.

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Havaianas

A Havaianas lançou, obviamente, dois modelos de chinelos, estampados com cenas da série, e deixou para ousar na campanha. O filme de um minuto e meio tem como objetivo provar que o Brasil dos anos 80 era mais estranho que Hawkins. Se a cidade americana era ameaçada por monstros em 1985, no Brasil uma onda tomava conta do país: inverter as Havaianas para que as cores das tiras e da sola ficassem iguais. 

Se você é fã, não faltam incentivos para conhecer outros mundos de Stranger Things. 🍿

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