Início » Legislação » França vai cobrar taxa de serviços digitais de empresas como Facebook e Google

França vai cobrar taxa de serviços digitais de empresas como Facebook e Google

As grandes empresas de tecnologia terão de pagar imposto de 3% sobre as vendas realizadas na França

Victor Hugo Silva Por

As gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple terão de pagar um novo imposto na França. O país aprovou a criação da taxa de serviços digitais e exigirá o pagamento de 3% sobre a receita que as empresas tiverem em seu território.

O novo imposto afetará empresas que tenham receita superior a 750 milhões de euros com, no mínimo, 25 milhões gerados na França. A medida será aplicada retroativamente desde o início de 2019 e deverá levantar cerca de 400 milhões de euros este ano.

Facebook

O governo francês criou a taxa por entender que as empesas de tecnologia sem escritório no país pagam pouco ou nenhum imposto. Isso acontece porque as companhias declaram seus lucros no país em que estão sediadas, não onde a receita foi gerada.

Segundo a BBC, a Comissão Europeia estima que negócios convencionais paguem, na União Europeia, 23% de impostos sobre seus lucros, em média. Ao mesmo tempo, as empresas de internet pagam entre 8% e 9%.

A taxa não irá considerar os lucros, e sim as vendas no país. Ela deverá afetar 30 empresas, incluindo Facebook, Alphabet, Apple, Amazon e Microsoft. O imposto também deverá ser pago por companhias da China, da Alemanha, da Espanha, do Reino Unido e da própria França.

O governo francês promete revogar a taxa se uma medida semelhante for adotada internacionalmente. Uma proposta chegou a ser discutida na União Europeia e precisava de consenso para ser aprovada. No entanto, a medida teve a oposição de Irlanda, República Tcheca, Suécia e Finlândia.

Enquanto a União Europeia não cria seu imposto de serviços digitais, a França poderá enfrentar uma guerra comercial com os Estados Unidos, que terão mais empresas afetadas. O governo americano abriu uma investigação e estuda a possibilidade de criar taxas como retaliação.

De acordo com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, a investigação determinará se o novo imposto francês é "discriminatório ou irracional" e se "sobrecarrega ou restringe o comércio dos Estados Unidos".

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Silvio Ney
Então a tua lógica é não taxar empresas multibilionárias porque "elas vao repassar pros clientes". Como voce mesmo diz, evito discutir isso com esse tipo de gente pra nao me [email protected]:disqus eu não defendo carga tributaria, só acho errado existir pra uns e não pra outros. Se TODAS as empresas pagam seus devidos impostos onde atuam, porque nao as GIGANTES?Não se esqueça que os impostos são convertidos em ações à população. Agora se isso não é devidamente feito, o problema já é outro.
gbitte
Pagador de imposto que devende o estado é pior.
DanielBastos
Nesse caso, seria mais interessante diminuir imposto de menores ao invés de aumento dos maiores.A questão é: o estado não joga pra melhorar. No máximo joga pra não piorar a nível suficiente pras empresas desistirem.
DanielBastos
Ué? Google coud tá de graça?Q beleza. Nem sabia.
DanielBastos
Talvez seja pq o discurso da empresa "bilionária exploradora" seja superficial.
DanielBastos
Eu sabia fazer essa conta com maçãs...
Jorge Luis
tinha que colocar 80% logo, assim enriquece o país e evita que as empresas lucrem. Nenhuma delas vai repassar isso, elas serão boazinhas.
zephyr1an
uai, não vai repetir o mantra de que estado não presta, governo não presta, bla bla bla ?estou decepcionado :)
zephyr1an
"só ir pra um que o governo não atrapalhe como Noruega"concordo totalmente, mas quero o pacote completo da Noruega: direitos trabalhistas, direitos sociais, saúde pública universal, etc etc etc: enfim, um estado de bem estar social etc :)é isso que muita de esquerda no Brasil desejaps. você sabe que a Statoil (now Equinor) que andou comprando coisas "privatizadas" da Petrobrás é um empresa estatal norueguesa, certo ?
zephyr1an
"Hur dur governo não atrapalha empresas"acho que vocês deveriam se mudar pra um lugar onde não existe governo então :)
zephyr1an
uai, não tenho culpa se vocês não conhecem os fundamentos :)ps. John von Neumann, criador da teoria dos jogos (e de muitas outras coisas mais) foi um dos maiores cientistas do século 20, provavelmente só não ganhou os prêmio Nobel, Turing e Fields porque morreu relativamente cedo...ah sim, era um ferrenho anti-comunista :)
zephyr1an
Se falam que irão sair é pq fizeram as contas, as que ficam não irão mais investirnão necessariamente...isso aí pode ser jogo de pressões, blefe...como falei antes, os liberteens precisam ler mais sobre teoria dos jogos...e depois, ninguém "defende aumento de impostos", eu não estou defendendo nem criticando o imposto que a França quer criar, simplesmente defendo uma abordagem racional e caso a caso, mas com certeza defendo uma tabela progressiva e não uma tabela flat...quanto ao imposto mixuruca que a França quer criar eu acho que tanto o Facebook quanto o Google tiram de letra, ou diluindo o valor em sua estrutura de preços, ou utilizando manobras contábeis (tipo, mudam seu escritório pra Irlanda, ou alguma coisa assim), ou fazendo lobby para conseguir reverter, etc, nem o Facebook nem o Google precisam que um pobretão como eu os defenda, quando eles podem queimar bilhões de dólares em sua própria defesa
zephyr1an
questão ideológica é a empresa se mudar apenas porque aumentou o imposto, sem fazer as contas se vai ser mais vantajoso mudar ou ficar no lugar mesmo com o aumento de imposto...caramba, vocês não conseguem pensar no mundo real, vivem nesse mundinho de fantasia "estado mau, empresa privada bom"...aha, esse tipo de pensamento simplório e insipiente me lembra "four legs good, two legs bad" :)
zephyr1an
"ela ta aqui e firme e forte,o governo fala que vai aumentar impostos"cara, vocês vivem num mundo de fantasia...supondo que o governo aí resolva aumentar o imposto (veja bem, sei lá se isso é o certo, ou vai acontecer, etc, mas supondo por hipótese), o que uma empresa vai fazer ?abre as planilhas de custo operacional, previsão de receita, etcqual vai ser o impacto anual do aumento do imposto no custo operacional da empresa ? como isso afetará a previsão anual de receita ? etc etcdepois vai abrir outras planilhas:qual vai ser o custo inicial da relocação da empresa para outro estado ? tem que considerar fechamento da planta em um estado, e abertura da planta em outro estado...demissão de pessoal não indispensável aqui, e recontratação lá no outro estado...relocação do pessoal essencial aqui deste estado lá para o outro estado, etc etc...em quanto tempo esse custo de mudança vai ser amortizado ?qual vai ser o custo recorrente da operação no outro estado ? aí vai ter que ver a cadeia de fornecedores: aqui já tem a cadeia de fornecedores, no outro estado tem que ver se é possível montar a cadeia de fornecedores, se os fornecedores vão ser mais caros, etc...mesma coisa para matéria prima: o custo da matéria prima vai aumentar ou diminuir no outro estado, isto depende de frete, armazenamento, sei lá, um monte de coisas...em suma, mudar uma empresa de lugar, especialmente se for uma empresa grande, é uma puta operação de engenharia financeira, que vai concluir se vale a pena ou não a mudança...só louco ou imbecil vai tomar uma atitude desse tipo se baseando em razões ideológicas
Nioshi
cara sinceramente não sei kkkkk eu já evito discutir com pessoas desse tipo para evitar o estresse ta ligado? kkk
johndoe1981
Melhor que eu faço é bloquear esse estatólatras se não eu fico doido, discutir com esse povo é menos produtivo do que enxugar gelo. Não sei se quem defende imposto e acha que não impacta no preço ao consumidor é burro a todo instante, ou só quando vem comentar aqui.Isso é que dá ter população alienada que sofreu lavagem cerebral da esquerda e que adora Estado, empresas estatais, burocracia e regulação e que chama empresário de vilão.
johndoe1981
Desenha pra ver ele consegue entender.
johndoe1981
Uma pessoa que defende mais carga tributária, será malícia ou ignorância?
johndoe1981
pior é a esquerda mortadela :)pobres que são enrabados pelo Estado e mesmo assim defende imposto e burocracia
johndoe1981
Vamos lá, vou listar alguns serviços pagos do Google, Facebook e Apple pra você continuar teimando:-Google Drive (maior armazenamento que o gratuito)-assinatura Google Play Música-assinatura Youtube (Music) Premium-Google Play Filmes e TV-Whatsapp Business-Posts pagos Facebook e Instagram-Assinaturas grupos no Instagram-assinatura Apple Music-assinatura Apple tv+-"para os consumidores corporativos esse custos poderão ser facilmente diluídos na estrutura de preços"E preços esses que serão majorados pra você que é consumidor final, que legal! Que parte do "aumento de impostos em serviços são repassados ao consumidor" você não entendeu? Entendeu ou vou ter que desenhar pra você?
zephyr1an
"ai vem o governo e fala que vai aumentar impostos, vc acha que ela vai sair por causa de que?"é uma questão de números cara, a empresa vai ter que ver na ponta do lápis se compensa mudar ou não...é lógico que ela vai ameaçar sair, isso faz parte do jogo...caramba, conselho aos liberteens: estudem teoria dos jogos (não videogames, teoria dos jogos criada por von Neumann e Morgenstern)
José Vieira
rs... Custo não é a única variável levada em consideração na formação do preço, mas é uma das principais, rs... Entretanto, há outra tão importante quanto: você sabe a diferença entre o preço do produto e o valor? Sim, há uma grande diferença.O preço está ligado ao custo de produção, enquanto o valor é calculado a partir da análise dos benefícios que aquele produto traz, ou seja, como o cliente vê o produto. Quanto mais valor agregado tem um produto, mais alto é o seu preço... Então, não fica difícil descobrir que esse produto vai sim ter seu preço majorado pela incidência de mais impostos, rs...Pense com lógica economia é simples, só precisa aprender a administrar a escassez, rs...
zephyr1an
"Pena que são mais que comprovados né"verdade, a praxeologia explica tudo :)
zephyr1an
"não tem nada de errado em ter lucro"é lógico que não tem, onde você viu eu dizer isso ?uma coisa que vocês parecem não entender, e que eu já disse várias vezes, é que de maneira geral não é só o custo de produção que entra na composição dos preços de um produtoexiste a margem de lucros, interesses futuros interesses estratégicos (por exemplo, em estabelecer ou se manter em um certo mercado), eventualmente existem interesses em eliminar concorrência, e provavelmente outras coisas...como exemplo, a Amazon operou com prejuízos por muito muito tempo (sei lá, talvez contabilmente ainda opere com prejuízo)
zephyr1an
como disse acima, eu não acredito em papai noel, mas tem gente que jura pela praxeologia :)
José Vieira
Não adianta explicar, rs... vai por mim! rs...
zephyr1an
já tem empresas falando em sair do estado por causa dissonormal, estão fazendo o jogo delas, claro...dependendo da empresa pode valer a pena sair ou não, depende de muitos fatores, sei lá, tipo, custo de obtenção de matéria prima, facilidade de arranjar mão de obra adequada/qualificada, custo de obter instalações em outros estados, de montar outra planta, adequar cadeia de fornecedores, etc
zephyr1an
peraí, estamos falando de quê mesmo ? não era de impostos ? agora vem esse papo de "liberdade econômica", heritage foundation ? fala sério mano, está mudando de assuntoaliás, imposto é algo concreto, é um número...agora, "liberdade econômica" ??? o que é isso, como é medido ? quem mede ? são índices padronizados ? qual a metodologia ?na prática, esse negócio de "liberdade econômica" é um muleta ideológica usada pela direita dos países ricos
Lord Cheetos
Elas já reduzem seus lucros competindo normalmente com as outras empresas, por isso produtos mais baratos e não mais caros.Além de que não tem nada de errado em ter lucro, já que a empresa é uma gigante porque ela investe o lucro para aumentar a empresa, gerando emprego, distribuição de renda, melhores produtos/serviços.Enquanto esses £400 mi provavelmente vão para subsidiar empresas amigas do rei, ou para aumento do custo dos deputados/senadores, e talvez sobre uns 40 - 60 mi pra fazer caridade.
zephyr1an
custo de produção não é a única variável que entra na composição dos preços de um produto ou serviço...como disse acima, a empresa pode jogar com custos e também lucros (não sei, talvez até outras variáveis)...nem sempre a melhor estratégia num jogo de empresas é sempre maximizar o lucro...teoria dos jogos, mano
zephyr1an
os países nórdicos são exemplos de países onde o imposto é alto mas o país é bem sucedido economicamente e socialmenteé um contra-exemplo para esse mimimi liberteen de "oh os impostos, como é horrível a vida dos empresários, mimimi mimimi"
zephyr1an
eu não acredito em papai noel, mas tem gente que acredita em mises, ayn rand, etc :)
zephyr1an
lucros, lucros, lucrospara lutar com a concorrência uma empresa pode se conformar em ter lucros menores...é melhor ter um lucro menor do que não ter nenhum lucro
zephyr1an
"se aumentam os custos delas"existem custos, e existe lucro...por exemplo, se a companhia A quer concorrer com a companhia B, então a companhia A pode eventualmente se conformar em ter lucros menores do que tinha antesaté eu que sou leigo em economia tenho noções de teoria dos jogos...nem sempre a melhor estratégia é maximizar os lucros
Lord Cheetos
Então com a taxa menor a flexibilidade e menor a concorrência?Empresa A vende o produto X mais barato + taxa que a empresa B ≠ Empresa A vende o produto X mais barato que a empresa B.Logo o produto mais barato ficou mais caro.
zephyr1an
é tão fácil estar sempre certo...é só arranjar alguma desculpa sempre que os fatos não corresponderem às nossas convicções
zephyr1an
"porque uma empresa não cria dinheiro do nada"as empresas tem flexibilidade em suas estruturas de preço...isso é uma das coisas que supostamente permite que empresas concorram entre si: empresa A vende o produto X mais barato que a empresa B etc
zephyr1an
consumidor de quê ? dos serviços gratos gratuitos do google ?3% de 0.00 = 0.00para os consumidores corporativos esse custos poderão ser facilmente diluídos na estrutura de preços
Lord Cheetos
Não vai ser absorvido, porque uma empresa não cria dinheiro do nada, vem dos clientes dela, no caso da Google vem dos anunciantes, que também tem dinheiro graças aos clientes, no fim das contas esses 3% vai ser dissolvido para todos os clientes finais.
zephyr1an
Noruega, etc, manda lembranças
Nioshi
tu sabes que quem vai pagar isso é o usuário né?
Nioshi
e o espartão acha que as empresas não vão repassar esse valor de 3% no valor do produto? não digo que ta errado, mas se tu acha que quem vai pagar isso vai ser a empresa você está errado.
zephyr1an
é a direita pão com ovo :)pobres que defendem os interesses de milionários e bilionários
johndoe1981
Quem vai absorver essa taxa de 3% vai ser o consumidor, não seja ingênuo.
zephyr1an
se facebook possui serviços pagos, sua receita é irrisóriagoogle sim, tem serviços pagos...onde trabalhao usamos o GSuite, e existe a nuvem Google, mas que está bem atrás da Amazon e da Azure...uma taxa de 3% seria totalmente absorvível na estrutura dos preços cobrados das corporações...e o mais importante: receita do Google vem majoritariamente de anúncios online
johndoe1981
Povo marcado ê, povo infeliz!
johndoe1981
Isso aí "gênio" da Economia, então pede pro governo aumentar imposto sobre o seu plano de internet, seja móvel ou fixa. Depois quando aumentar o preço do serviço não venha aqui reclamar.
uB.
É simples jovem.vc vende suco de laranja na praia, cada laranja custa .50 e vc usa 4 laranjas pra fazer 1 suco. Seu custo é 2 e vc resolve lucrar 1, portanto o preço final do seu suco é de 3.O governo resolve aumentar os impostos da laranja, agora a laranja custa .75. Seu custo de produção por suco vai pra 3, o q vc vai fazer?[
uB.
N é pq a empresa tá deixando de pagar impostos q ela tá rica.Ela tá rica pq o serviço atende a nível global e milhões de gente usam.Se tiver impostos, isto será repassado pra frente, simples assim!N sei quem tem essa visão de q empresas absorvem impostos e custos para si. Empresa q faz isto morre antes de chegar na praia.
usertec
aoooooo vida de gado
Franco Luiz
í rapaz ta cheio desses por aqui haha
Silvio Ney
Acho incrível a galerinha defendendo empresa multibilionária e culpando o Governo... tá mais que certo isso. Se todas as empresas pagam o imposto dessa forma, porque eles não? Não é por nada que as empresas de tecnologia a fortuna só aumenta sempre, sem condições de definir qual o crescimento do ano de tão grande que é.
johndoe1981
Quem é esse usuário "This user is blocked"?
johndoe1981
Essas empresas também possuem serviços pagos, seja pra usuário final ou corporativo.
André G
O governo é espero. Aumentando os impostos das empresas não vai ter gente queimando carros.
Hemerson Silva
Incrível existir imbecis como você.
Júlio César
Incrível como tem pobre que defende empresa bilionária kkkkk
José Vieira
Deu certo com o imposto sobre fortunas? Não... Vamos taxar serviços digitais, dessa vez vai colar... #sqn
zephyr1an
só mais um item na agenda dos gilets jaunes
zephyr1an
os franceses vão 3% a mais nos serviços de Google Facebookcalculando: 3% de 0.00 = 0.00
zephyr1an
macron comunista!
Franco Luiz
Eu apoio e acho pouco 3%
DeadPull
So 3%? Tem que cobrar pelo menos o dízimo.
johndoe1981
Quero ver francês pagando mais caro nos serviços e culpando o "capetalismo" :D
Felipe Costa Gualberto
A infraestrutura da França é melhor que a do Brasil, mas afirmar que é condizente com o imposto cobrado é um salto lógico errado.Quem está quebrando a infraestrutura e sociedade é o próprio governo francês. Todo serviço público que eles oferecem seria melhor prestado se desafogassem o setor privado.
Andre Kittler
Quebra a sociedade, a infra estrutura que tem de existir e custa dinheiro. Lembra que não estamos falando de brasil que o imposto é para manter nada, estamos falando de um pais desenvolvido com uma infra existente e condizente com o imposto cobrado.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Alguém não leu o texto até o final.
Andre Kittler
Não sei se é irracional isso. Essas empresas são ambos, as maiores empresas do planeta terra e as que menos pagam imposto. Não parece justo em um capitalismo, parece mais é que as leis atuais são antigas e não previram essa possibilidade.E veja bem que estão focando justamente nas empresas que estão abusando desse sistema, não nas pequenas floriculturas ou vendedores de crepes online.
Fabio Santos
Capitalismo na França ?
Jairo ☠️
Mais um imposto irracional , espero que os americanos retaliem , principalmente aumentando os impostos das "delicatessen" e vinhos franceses