Início » Telecomunicações » Você já pode solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing das operadoras

Você já pode solicitar o bloqueio de ligações de telemarketing das operadoras

Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo têm cadastro Não Me Perturbe contra telemarketing

Lucas Braga Por

Ninguém gosta de receber chamadas indesejadas, principalmente se forem para vender algum serviço. A Anatel estima que pelo menos 30% das ligações de telemarketing são relacionadas às operadoras de telefonia, que finalmente criaram uma forma fácil de bloquear esse tipo de chamada: o Não Me Perturbe.

A partir desta terça-feira (16), é possível cadastrar seu número no site Não Me Perturbe, mantido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. É necessário informar o nome completo, CPF e endereço de e-mail.

A partir daí, você pode adicionar seus números de telefone e solicitar o bloqueio, que será efetivado em até 30 dias. O consumidor também poderá remover posteriormente o telefone do sistema de bloqueio, caso tenha interesse (?!).

De acordo com o jornal O Globo, as operadoras que descumprirem o cadastro podem ser multadas pela Anatel, com penalidades que podem chegar a R$ 50 milhões. Segundo um relatório do aplicativo Truecaller, os brasileiros recebem em média 37,5 ligações de televendas por mês.

A opção de bloqueio ao telemarketing faz parte da lista de medidas para combater abusos, que também estabelece princípios como ligar em horários adequados; não ligar de forma insistente; respeitar o fato de os consumidores não desejarem receber ligações; receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas; garantir adesão à Lei de Proteção de Dados Pessoais e, por fim, cooperar na melhoria do telemarketing em outros setores.

Quando é que bancos e financeiras irão abrir um cadastro desses?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro

Fui fazer e fala que não é possível por que já tem cadastro no Procon.
Tentei falar no fale conosco e ninguém respondeu...
Continuam me ligando!
Brasil não é um país para amadores.

heitorvrb

"Devido ao excesso de usuários não foi possivel incluir o seu registro, por favor tente novamente"

Não sai disso.

Sandro Soares

Mas aí que está a graça do mercado! Se a abordagem é uma merda, acho que tá na hora de mudar kkk

Marcvs Antonivs

Uma merda, como sempre. Fiz o cadastro, tentei bloquear mas aparece uma pop up dizendo que tenho que fazer o login sendo que o login já está feito!

Hemerson Silva

Aqui a do Procon funciona certinho, comigo e com outras pessoas...

Fábio

Aí tu quebra as empresas de telemarketing. Vai ser difícil achar um doido querendo opt-in.

Fábio

Orfanatos e asilos ligam pro fixo daqui de casa pedindo doação direto. São duas, três instituições diferentes por dia.

R0gério

Aconteceu por mais de um ano comigo. Depois de desligarem na minha cara várias vezes, finalmente me informaram qual era a empresa e daí liguei para a ouvidoria pra registrar queixa. Depois de um mês, me ligaram de volta para confirmar a reclamação e nunca mais recebi ligações da bendita empresa.

João

Eles usam o mesmo cadastro do Procon, fui usar pensando que era algo diferente mas apareceu um aviso "telefone já cadastrado no Procon". Inútil, podiam dar o link do Procon logo.

Alexandre Roberto

Querem valer quanto que logo começam as ligações de telemarketing via DDI oferecendo planos?
Anatel, não estamos ligando pros consumidores.....são vietnamitas e indianos que estão ligando e oferecendo assinatura para os consumidores....é apenas coincidência que sejam oferecidos nossos planos

Pedro Brito

Tá acontecendo o mesmo comigo, Mas nos últimos 2 meses tô recebendo umas 10 ligações por dia cobrando uma tal de Cintia e Amilton ou querendo vender algo, além das inúmeras mensagens...

Edinho ñ me deixe aqui sozinho

Duvido funcionar

Daniel R. Pinheiro

Uma galera com medo de pôr o CPF no site. Como se o seu CPF não já estivesse numa caçambada de banco de dados em tudo quanto é lugar por aí... Inocentes...

Ian Santos

É óbvio que isso vai ser usado pra enviar mais propagandas. Se eles realmente estivessem preocupados esses aborrecimentos seriam proibidos exceto para as pessoas que concedessem permissão explícita.

Credulos

Como todo serviço que cria um login você precisa de um email...E mesmo que fosse usado para isso é melhor gerenciar propagandas no email que em ligações.

Exibir mais comentários