Início » Cultura » Netflix reedita 13 Reasons Why para remover cena de suicídio

Netflix reedita 13 Reasons Why para remover cena de suicídio

Dois anos após o lançamento do episódio, a Netflix decidiu amenizar trecho de 13 Reasons Why

Victor Hugo Silva Por

A Netflix decidiu mudar o episódio de 13 Reasons Why que apresenta a cena de suicídio da protagonista Hanna. Em publicação no perfil da série no Twitter, a empresa afirmou que o trecho de três minutos foi amenizado por orientação de médicos.

Exibida no último episódio da primeira temporada, a cena recebeu críticas de que, ao demonstrar algo explícito, a série acabaria incentivando a prática do suicídio. A Netflix afirmou ter decidido modificar o trecho em conjunto com o criador Brian Yorkey e produtores.

13 Reasons Why

“Ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why os incentivou a iniciar conversas sobre problemas difíceis, como depressão e suicídio”, afirma a Netflix. “Enquanto nos preparamos para lançar a 3ª temporada neste verão [até setembro, nos EUA], estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa”.

O episódio foi lançado originalmente em 2017, mas, com a proximidade da nova temporada, a Netflix acredita que muitas pessoas começarão a assistir à série somente agora. O Hollywood Reporter informa que a companhia vai tentar evitar que a cena original circule na internet.

Segundo a Reuters, um estudo apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos indica crescimento no número de suicídios entre jovens no mês após a estreia da série. Os registros do grupo entre 10 e 17 anos tiveram alta de 28,9% em abril de 2017.

Apesar disso, os pesquisadores afirmam não ser possível responsabilizar 13 Reasons Why. Isso porque o estudo não conseguiu conseguiu chegar a uma ligação causal entre a série e o crescimento das taxas de suicídio.

A decisão de modificar o episódio foi apoiada por associações como o Conselho de Televisão dos Pais. “A Netflix finalmente reconheceu o impacto nocivo que o conteúdo explícito, como a cena gráfica de suicídio em 13 Reasons Why, é capaz de infligir às crianças”, disse o grupo, em nota.

Com informações: Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Miguel

Caralho que ignorante

Michel

Não precisava nem de segunda, ou pelo menos não da maneira que foi feita.

Michel

Me decepcionei com esse episódio, se o Tyler fizesse o massacre, iria salvar toda a temporada.

Michel

Essa série teria terminado bem se o Tyler tivesse feito a chacina no último episódio.

Não entendo muito de psicologia e essas coisas, mas se eu tivesse de me matar não foi por estar sendo influenciado por essa cena não, inclusive o contrário, a cena foi tão chocante que eu jamais pensaria em ME matar depois daquilo.

Aliás, sou contra essa medida da netflix, ah não ser que haja algo que comprove que essa cena incentive o suicídio, mas eu penso o contrário, essa cena faz qualquer um desistir de se matar kkkk

Leonardo Feelckins

exato, a série é bem clara em seus avisos. no próprio episódio existe um alerta do que a pessoa está prestes a assistir.

Jônathas Arruda

Por comentários como esse é que precisamos falar mais de saúde mental.

Caleb Enyawbruce

Era óbvio que ia acontecer isso... Qualquer psicólogo diria que ver uma cena dessas tem grandes chances de se tornar um gatilho pra que tem problemas psicológicos que costumam levar a suicídio. O estrago teve que acontecer, depois ocorrer um estudo comparando os números pra que eles tomassem uma atitude... Lamentável.

Epic Mac Fadden - ODZ -

Seriezinha bem chata.

E li em algum lugar que ela influenciava as pessoas ao suicídio, não o objetivo de "raise awareness" que era a premissa.

...mas eu li na internet, pode ser hoax, assim como o aquecimento global e vacinação...

A Terra é chata como uma panqueca!

Alexandre Roberto

Até o final do ano, eles editam o final de Chernobyl..que absurdo, tanta gente morrendo e sendo contaminada pela radiação....

Michael dos Santos

Só baixar no Torrent.

Adriano Garcez

Entendo a questão, mas não é possível que agora não será mais possível contar uma história sem um aviso explícito sobre o que ocorre, matando a suspensão de descrença - como o aviso do elenco na s02. Há histórias que precisam ser contadas. O sistema de rating serve para isso - no Brasil é 16 e nos EUA é MA.

Pior que isso, é abrir um precedente para futuras edições dependendo do viés político atual. Vai chegar um dia em que a pirataria será a única maneira de consumir o conteúdo original, inalterado, já que streaming é um caminho sem volta - adeus DVD e BD.

Lucas Santos

50 tons de razões porque.

Jhonatan Paiva

O mundo cada vez mais chato viu.

Maxnoob

Essa desculpa não cola

Adriano Garcez

Senti vergonha alheia no começo do s02e01 e abandonei a série. Sem contar o aviso ridículo antes de começar o episódio que matou qualquer suspensão de descrença, sepultando ali meu interesse na série.

Exibir mais comentários