Início » Internet » Google diz que não mostra resultados tendenciosos contra conservadores

Google diz que não mostra resultados tendenciosos contra conservadores

A companhia precisará responder a acusações de parcialidade no Senado dos Estados Unidos

Victor Hugo Silva Por

O Google é frequentemente acusado de ter perfil liberal e, por isso, influenciar negativamente as buscas com ponto de vista conservador. Para esclarecer a situação, a empresa participa neste momento de uma audiência na subcomisão sobre a Constituição no Senado americano.

Os senadores questionam o vice-presidente de assuntos governamentais globais e políticas públicas da Alphabet, Karan Bhatia. O executivo, que já trabalhou com o presidente republicano George W. Bush, afirmou que "os produtos do Google não são politicamente tendenciosos".

Foto por Drew Tarvin/Flickr

A declaração foi dada à Fox News e deverá ser repetida aos senadores na comissão, disponível neste link. Segundo Bhatia, a empresa "se esforça extraordinariamente para construir produtos e aplicar políticas de maneira que as inclinações políticas não sejam levadas em conta".

À Fox News, ele também destacou que as bilhões de pesquisas realizadas no Google têm "abordagem algorítmica" e qualquer alteração no algoritmo passa por "testes e avaliações rigorosas" antes de ser implementada pela companhia.

Políticos republicanos como Donald Trump acusam o Google de apresentar resultados tendenciosos em buscas. O presidente dos EUA chegou a afirmar que a empresa manipula buscas para priorizar críticas ao seu governo.

O senador republicano Ted Cruz, presidente da subcomissão que ouvirá Bhatia, tem um posicionamento parecido. Em entrevista à Fox News, ele afirmou que a empresa é um "monopólio" e que prejudica os resultados de busca com os quais não concorda.

"O Google pode muito bem ser a empresa mais poderosa na face do planeta porque eles têm o monopólio da informação", disse nesta terça-feira. "E o problema é que eles usam poderes para silenciar vozes que não gostam".

Com informações: Reuters.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Nomura-San
Se não quer usar serviços da Google não use!!! Mas não a obrigue a fazer o quetu quer (lição de vida)
Jarbas Coqueiro
Não é obrigado a se conformar, mas elas também não deveriam ser obrigadas a fornecer o serviço da forma que você quiser.
odnlo
Empresa privada faz o que quiser, nera isso? Parece que não kkk
José Vieira
Claro que não, rs... E eu sou o It...
Hector Bonilla
Só sei que sou conservador, abro o google noticias e só me aparece BR247, Huffpost, CatracaLivre.
zephyr1an
eitcha, floquinhos de direita são tão ingênuos...ideologia do Google ? moneyidem para Facebook, Twitter, etc
Felipe Costa Gualberto
Corrijam no primeiro parágrafo: "liberal" está traduzido, de certa forma, erroneamente.Explico: nos EUA, os "liberals" são as pessoas mais ligadas à esquerda (Democratas), diferente dos liberais do Brasil, como o partido Novo.Talvez vocês possam alterar para: "O Google é frequentemente acusado de ter perfil mais inclinado à ideologia de esquerda"
Felipe Urban
Eu diria que é coisa de reacionário. Porque conservador quer manter como tá. Progressista quer algo novo (terra plana não é teoria nova).Quem quer voltar ao status quo anterior é reacionário.
Alexandre Roberto
Não é termo do serviço que posso agir como considero adequado e desconsiderar sua vontade?Posso impedir que vc instale bloqueadores de publicidade no seu navegador (de quem é o chrome mesmo?) pq vc tem que ver a publicidade que considero válida e me garante uns caraminguás no final do mês++editado++ posso oferecer seus dados para meus parceiro te oferecerem publicidade ++editado++Será que isso não tem nada a ver com "vender algo"?
Leandro Alves
Não, aqui é liberal clássico (economia e costumes). Você deve estar confundindo com o pessoal do PSL que usou a pecha de liberal para se eleger, onde liberal mesmo não tem nada.
Buldego
Não, é apenas uma brincadeira.Ao contrário do governo atual, eu sou a favor da livre expressão do pensamento.
Pedro
Wut?
Pedro
Você apurou que quem postava o contrário "bolsonaro 13" também era bloqueado?
Pedro
Tou procurando o sentido no que você falou.
Franco Luiz
Pode nada , se vc escrever a palavra viado no face o bloq é quase que na hora , pode fazer o teste
Genumano
A esquerda finge que odeia o nazismo, até fingem que não são do mesmo ramo socialista.
Genumano
Também depende de quem escreve a palavra ou insulto. LGBT chamando LGBT de bicha e de viado pode.
Genumano
O Google fica lhe importunando para vender produtos? Sua lógica é meio ilógica.
Alexandre Roberto
Vou seguir sua lógica e me conformar com as operadoras me oferecendo planos com 10 ligações diárias, afinal está de acordo com os termos do serviço deles....Vou passar longe do não perturbe
Genumano
Conservadores, pela própria ideologia, rebatem a teoria da Terra plana. Essa teoria besta é coisa de progressista revolucionário.
Rodolpho Camargo
Google não concorda que a terra é plana = conservadores morrem de ódio
João
Não ligo, mas é engraçado. A esquerda odeia nazismo mas se comporta igual com gente de opinião diferente hauhahua
Jarbas Coqueiro
Tanto lá como aqui são apenas parte liberais.Lá liberal nos costumes e autoritário na economia.Aqui liberal na economia e autoritário nos costumes.
Jarbas Coqueiro
Não tem mas se quiser a plataforma é dela e ela faz o que tiver vontade. Se não gostar não use. Diferentemente do governo você não está preso a ela.
Jarbas Coqueiro
Não tem problema boicotar o usuário. Ou boicote só vale quando é favorável a você?
Jarbas Coqueiro
Existe uma coisa chamada Termos de Uso que você concorda ao utilizar um serviço digital, nele você concorda em ceder seus dados. A Google não nega que coleta seus dados, e inclusive até disponibiliza os áudios gravados ao usar o Google Assistente para você ouvir e apagar. Você NÃO TEM direito de expressão na propriedade alheia. Você não pode entrar numa casa alheia e falar o que der vontade. Ah, e não faz sentido a Google vender dados, afinal ela é quem domina o mercado. Vai vender para a concorrência?
João
Então tem que censurar quem não apoia sua agenda? Interessante 🤔 Me lembra umas ditaduras aí hahuahua
Anakin
Vim pra ler o choro rs
Eduardo Braga
https://uploads.disquscdn.c...
Alexandre Roberto
Tadinho do google...um eterno mal compreendido e injustiçado....Eles nunca gravam audios seus, nunca venderam seus dados, nunca escolheram lado e nunca cercearam o direito de expressão de quem pensa o contrário deles e não querem nos incomodar com anúnciosPovo sem iluminação que não entendem as boas intenções dele...
Franco Luiz
Na epoca da eleiçao tinha uma foto do lula escrito " agora é haddad e lula 17" meu amigo era posta isso e ser banido coisa de 20 segundos , eu lembro que uns amigos postaram e foram todos banidos por 30 dias coisa parecia ate imediato
Comentário Mil Grau℗
Politicamente correto é uma merda. Vc escreve uma palavra errado e já considerado ofensa, eles nem conseguem interpretar o contexto do que vc escreve. O livre arbítrio deveria ser de todos independente da escolha política, se um pode o outro tmb pode, claro, respeitando as diretrizes da rede social.Agora eu te pergunto, vai tentar fazer uma piada do Costinha de gay no Face pra vc ver que em 1 minuto o block canta sem dó!
Franco Luiz
Se bem que é aquilo eu nao sou de direita nem esquerda na real eu quase nem vejo nada sobre politica .... mas ele é o criador do site ele faz oq quiser só acho que deveria ter um certo equilibrio , pra tu ter noçao um dia fui escrevi que vi um viado na rua no caso era se tratando de um animal ate a foto eu postei , mas so percebi que tava viado ao inves de veado dps e fui bloqueado por 30 dias , Foi muito rapido coisa de 5 min dps que postei, doidera demais dai no mesmo site vejo gente morta putaria foto nua e nada acontece, vai entender
Comentário Mil Grau℗
O Face é um dos maiores ceifadores da direita, não à toa que o congresso americano está apertando o menino Zuck bonito.
Franco Luiz
Esse e o ponto alias o Face censura pra caralho
Franco Luiz
Somos 2 e olha q nos assuntos de meu interesse eu so deixei 2 times de futebol jogos e tecnologia e ainda assim aparece politica
Comentário Mil Grau℗
O próprio menino Zuck já disse que a maioria das grandes corporações do Vale do Silício são de esquerda. O problema não é a pessoa ser de esquerda (qualquer um tem o livre arbítrio de se decidir politicamente), e sim ver essas empresas boicotando pessoas que não são apoiadoras de suas convicções. Só ver o que acontece no Twitter, várias contas de direita ou são censuradas ou banidas.
Franco Luiz
Cara no google now aparece o tempo todo ja cancei de bloquear essa merda , mas toda vez que puxo a pagina do google now na home aparece algo falando bem do lula tanto que ate desativei o now da launcher
Franco Luiz
Se ela chegou ao ponto de dizer isso é pq ela mostra sim.
P. Herrera
[Insira aqui aquele gif "mas e o PT"
Macedo
o pior que não, eu não pesquiso sobre o tema e o que mais aparece do meu agregador do google são notícias desse nipe
Buldego
No meu não aparece não, talvez você esteja buscando muita coisa sobre o Lula, aí ele redireciona os seus interesses.
Buldego
ahahahaEles tem poster do Lula de sunga no quarto deles, só pode.
Danilo Cursino
Que fetiche com o Lula. Eu conheço um restaurante japonês ótimo que vc pode comer uma Lula e ver se passa esse tesão todo hahaha
Thiago Moraes
Aqui no brasil o google notícias se vc n filtrar bem ele só vai vim notícia de que Lula é a alma viva mais honesta desse país.
Leandro Alves
Só lembrando que o termo "liberal" americano não tem nada a ver com o utilizado aqui. Lá o termo "liberal" é esquerda.
🇧🇷 Imperialista Brasileiro 🇧🇷
“Google diz que não mostra resultados tendenciosos contra conservadores“, “Lula diz ser o mais honesto do Brasil”. #ÉVerdadeEsseBilhete 🤣🤣🤣🤣🤣 PIADA PRONTA!!!
Buldego
Puxa, Google, me decepcionou agora.