Início » Internet » Instagram começa a esconder número de likes no Brasil

Instagram começa a esconder número de likes no Brasil

Rede social já testava mudança em outros países para “reduzir a pressão” dentro do Instagram

Por
17/07/2019 às 10h49

O Instagram começou a testar nesta quarta-feira (17) uma mudança no Brasil que esconde os números de curtidas nas fotos da rede social. Em vez de “Curtido por fulano e outras 727 pessoas”, o aplicativo passará a exibir apenas “Curtido por fulano e outras pessoas” no feed, para que seus seguidores não vejam a quantidade de usuários que deram like nas suas fotos.

Instagram

O teste já estava sendo realizado em outros países, como o Canadá, desde abril. Com a mudança, apenas o dono da publicação ficará sabendo exatamente quantas curtidas as fotos receberam. Os seguidores só poderão ver pequenos avatares de quem curtiu a foto, bem como o nome de uma das pessoas que gostaram da publicação.

“Queremos que seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas publicações recebem. Durante este teste, somente você poderá ver o número total de curtidas nas suas publicações”, diz a mensagem no aplicativo do Instagram.

A mudança pode ser uma jogada para aumentar o engajamento no Instagram, que anda em baixa. Muitos usuários excluem as postagens que não recebem curtidas “suficientes” imediatamente, ou decidem publicar imagens “constrangedoras” em uma conta secundária. Se as pessoas não souberem quantas curtidas uma publicação recebe, elas se importariam menos com o número e poderiam publicar mais.

Os primeiros testes chegaram logo após o Gabinete do Comissário para a Informação do Reino Unido (ICO, na sigla em inglês) recomendar que os recursos que roubam a atenção dos usuários para aumentar o engajamento sejam desativados ou totalmente banidos em sites que podem ser acessados por menores de 18 anos. Isso porque mostrar o número de curtidas, por exemplo, pode fazer uma pessoa passar mais tempo em uma rede social, prejudicando seu bem-estar.

O Instagram não confirmou quando a novidade será estendida para mais usuários.

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.