Google bane empresa chinesa que fazia apps de Android com anúncios maliciosos

Desenvolvedora chinesa CooTek teve mais de 60 apps removidos do Google Play, incluindo TouchPal Keyboard

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TouchPal Keyboard

O Google expulsou a empresa CooTek da Play Store e da plataforma de anúncios AdMob. A desenvolvedora, responsável por centenas de aplicativos para Android, incluindo o TouchPal Keyboard, é mais uma companhia chinesa a receber uma punição do Google por implantar adwares em seus produtos. Em abril, a DU Group, com participação do Baidu, também teve seus aplicativos removidos do Google Play.

O banimento da CooTek veio depois que uma investigação do BuzzFeed e da empresa de segurança Lookout detectou o adware BeiTaAd em 238 aplicativos da Play Store, que somavam pelo menos 440 milhões de instalações. O adware “tornava um dispositivo móvel quase inutilizável”, segundo a Lookout, por meio da exibição de propagandas em áudio e vídeo mesmo quando o aparelho estava em standby.

Para não ser detectado pelos filtros automáticos do Google Play, o BeiTaAd ficava bem escondido no código-fonte dos aplicativos: ele era criptografado com AES e se apresentava com o nome icon-icomoon-gemini.renc, mas na verdade era um arquivo *.dex, ou seja, um executável do Dalvik, a máquina virtual do Android.

“Os usuários relataram que não conseguiam atender ligações ou interagir com outros aplicativos, devido à natureza persistente e invasiva dos anúncios exibidos. Esses anúncios não bombardeiam o usuário imediatamente após o aplicativo ser instalado, mas ficam visíveis pelo menos 24 horas após o aplicativo ser executado”, diz a Lookout.

A CooTek, que é uma empresa de capital aberto negociada na bolsa de Nova York, informou em nota ao mercado nesta quarta-feira (17) que “está em comunicação contínua com o Google para esclarecer os possíveis mal-entendidos”, e que a medida não afeta os usuários já existentes. Diz ainda que reexaminou seus aplicativos e “não encontrou evidências que sustentem as alegações de um certo veículo de mídia”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados