Galileo, alternativa europeia ao GPS, ficou offline por quase uma semana

União Europeia prometia sistema de navegação mais confiável e preciso, mas os satélites ficaram fora do ar

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Surveying using a GNSS device with EGNOS and Galileo satellites (Foto: Divulgação/GSA)

O sistema de navegação por satélite Galileo foi lançado em fase piloto pela União Europeia em 2016 como uma alternativa mais precisa ao GPS americano, mas não se mostrou tão bom assim nos últimos dias: o serviço estava fora do ar desde sexta-feira (12) devido a uma falha nos centros de controle.

O Galileo é composto por 22 satélites operacionais que orbitam a Terra a uma altitude de 23 mil km — a constelação é formada por 30 satélites no total, mas alguns deles estão sendo testados ou foram retirados de serviço. Dispositivos com certos chips da Qualcomm, Broadcom, MediaTek e Intel suportam o sistema europeu, além do GPS (Estados Unidos), Glonass (Rússia), BeiDou (China) e QZSS (Japão).

A agência europeia de sistemas de navegação por satélite (GSA) informou nesta quinta-feira (18) que “o incidente técnico originou do mau funcionamento de um equipamento nos centros de controle do Galileo que calcula previsões de órbita e tempo, e que são usados para computar a mensagem de navegação”. A GSA estabeleceu um conselho para apurar as causas do incidente.

A navegação pelo Galileo ficou fora do ar por seis dias. Apenas a função de busca e salvamento, que ajuda a encontrar tripulações de barcos ou alpinistas em perigo, não foi afetada pelo incidente. Apesar disso, usuários comuns não devem ter sido prejudicados, já que os equipamentos estão preparados para alternar para o GPS ou Glonass quando um dos sistemas não funciona.

Ainda em fase piloto, o Galileo só deve se tornar totalmente operacional em 2020, quando funcionará de forma totalmente independente dos outros sistemas de navegação por satélite. Ou pelo menos esse era o plano da União Europeia antes do incidente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados