Início » Aplicativos e Software » Google Chrome 76 vai impedir que sites descubram modo anônimo

Google Chrome 76 vai impedir que sites descubram modo anônimo

Identificação de aba anônima é usada para aplicação de paywall; mudança em API impedirá truque

Emerson Alecrim Por
18 semanas atrás

Agora é oficial: depois de algumas semanas de testes na versão beta, o Google confirmou que o Chrome 76 impedirá que sites descubram que o usuário está navegando em modo anônimo (Incognito Mode) e, com isso, apliquem paywall, por exemplo.

Google Chrome - modo anônimo

Ao contrário do que muita gente imagina, a detecção do modo anônimo não é uma possibilidade disponibilizada deliberadamente no Chrome. De acordo com o Google, os sites conseguem identificar navegações anônimas porque, nessas circunstâncias, a API FileSystem (usada para gravação, modificação e eliminação de arquivos) fica desativada para evitar registro de dados do usuário.

Os sites então acionam essa API e, ao receberem uma mensagem de erro por conta da sua desativação, "descobrem" que aquele usuário está acessando a página via janela anônima. A partir daí, é possível bloquear o acesso ao conteúdo e, assim, evitar que o usuário recorra à navegação anônima para escapar do paywall.

Um exemplo vem do New York Times. Se você acessar uma notícia do site em janela anônima, verá um campo de login para assinantes sobrepondo o conteúdo.

No Chrome 76, a API FileSystem será modificada para evitar que esse truque seja usado. O próprio Google avisa que essa mudança afetará principalmente sites que bloqueiam conteúdo no modo anônimo para aplicação do paywall, razão pela qual esses veículos deverão aplicar estratégias diferentes para conseguir assinantes.

A companhia diz ainda que a mudança na API é necessária porque qualquer abordagem baseada na detecção de abas privadas prejudica os princípios do modo de navegação anônima. Por conta disso, os desenvolvedores do Chrome atuarão para identificar e coibir outros artifícios usados para detectar o modo anônimo.

O Google Chrome 76 não vai demorar a chegar: a versão final está com lançamento marcado para 30 de julho.

Mais sobre: , ,