Slack redefine senhas de usuários afetados por vazamento de dados

Segundo o Slack, a mudança de senhas vale para aproximadamente 1% de seus usuários

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
pankaj-patel/ slack / unsplash

O Slack decidiu redefinir a senha de usuários que foram afetados por um antigo vazamento de dados da plataforma. Em comunicado, a empresa afirmou que adotou a medida após ser informada a respeito da existência de uma lista de senhas supostamente comprometidas.

Os invasores tiveram acesso, em 2015, a um banco de dados de contas, que incluía nomes de usuários e senhas embaralhadas. Eles também conseguiram inserir um código na plataforma que copiava senhas em texto puro à medida que os usuários a digitavam para acessar suas contas.

Na ocasião, foram redefinidas as senhas de usuários que a empresa confirmou terem sido afetados. Aos demais, houve apenas a orientação para substituir suas senhas e adotar a autenticação de dois fatores da plataforma.

Agora, o Slack afirma que ficou sabendo sobre a lista de senhas comprometidas por meio de seu programa de recompensas para quem encontra bugs. De acordo com a empresa, a redefinição de senhas afetará aproximadamente 1% das contas, o que pode representar cerca de 65 mil contas.

A mudança vale somente para quem criou uma conta do Slack antes de março de 2015, não mudou sua senha desde então e faz o login diretamente na plataforma. Portanto, o vazamento não afeta usuários que criaram o perfil ou mudaram a senha após esse perído ou que usam botões de login de terceiros.

“Não temos motivos para acreditar que qualquer uma dessas contas foi comprometida, mas acreditamos que essa precaução vale qualquer inconveniente possa causar”, diz o Slack no comunicado. “Reconhecemos que isso é inconveniente para os usuários afetados e pedimos desculpas”.

Com informações: Slack, TechCrunch.

Receba mais sobre Slack na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados