Início » Celular » O que é a câmera ToF, presente em celulares top de linha?

O que é a câmera ToF, presente em celulares top de linha?

Conheça como funciona o sensor ToF (time of light) presente nos celulares de última geração para fotos retrato e desbloqueio facial

Por
19/07/2019 às 16h10

Você sabe o que é a tecnologia ToF (Time of Flight, ou tempo de voo em português), usada nos smartphones topos de linha para mapeamento 3D? Por que ela é mais precisa em relação aos outros celulares que fazem o modo retrato? Saiba mais sobre esse sensor de câmera que deve integrar os próximos lançamentos da indústria.

Samsung Galaxy S10 5G

O que é Câmera ToF

ToF é a sigla em inglês para Time of Flight, ou “tempo de voo”. Basicamente, é um sensor que consegue determinar a distância entre objetos a partir da emissão de luz.

O cálculo do que está em “plano de fundo” é determinado por um pulso de luz infravermelho emitido pelo sensor (que reflete na imagem captada pela lente e retorna de novo para o sensor). Com base no tempo desse retorno, a partir da velocidade da luz, o celular consegue entender o que está mais longe e o que está próximo do celular, entendendo a profundidade de campo da fotografia ao usar o famoso Modo Retrato.

Aplicações da câmera ToF

O efeito desfoque, ou bokeh, é só uma das aplicações do sensor ToF.

Ainda pensando em smartphones, considerando que o sensor faz um mapeamento tridimensional do que a lente captura, dá para levar isso para um reconhecimento facial para desbloqueio por biometria. Semelhante ao que o Face ID, da Apple, faz. Em outros produtos, a tecnologia ToF também é aplicada em robôs, carros autônomos e processos logísticos.

Entretanto há algumas limitações:

Como o cálculo e mapeamento são baseados na luz que retorna ao sensor de uma câmera ToF, outras interferências podem gerar ruído nessas capturas, como é o caso da luz do sol, objetos reflexivos ou até mesmo outras câmeras ToF nas proximidades. Isso faz com que entre luz no sensor que não seja aquela que ele mesmo enviou.

Huawei P30 Pro

Que smartphones têm uma câmera ToF?

Todos esses são aparelhos caros e os primeiros a embarcar a tecnologia.

A medida que o tempo passa e os componentes se tornam mais baratos, essa tecnologia deve se tornar comum nos telefones, assim como vem sendo a tela sem bordas com notch ou um leitor de impressões digitais sob a tela.

Por enquanto, o único desses celulares que está no Brasil é o Huawei P30 Pro. O G8S ThinQ e o Galaxy A80 devem chegar no segundo semestre de 2019.