As coisas estão acontecendo tão rápido que muita gente ficou confusa. De repente, parece que o Symbian virou a ralé dos dispositivos móveis.

Recebi muitos e-mails depois que comentei aqui no Tecnoblog que o Symbian está morrendo. E mais ainda quando postei no meu blog que aposentei meu E75. Acabei convidando um desenvolvedor para expor seu ponto de vista de mercado.

De repente, começaram a pipocar notícias de blogs fechando as portas. O popular World of Nokia acusou a Nokia de falta de criatividade, e anunciou encerramento de suas atividades. Ao mesmo tempo, a Nokia disse que N8 será o último Nseries com Symbian, o que só colocou lenha na fogueira. Para evitar uma debandada em massa dos desenvolvedores, logo se retratou dizendo que a plataforma continua firme e forte, e que os planos para o Symbian^4 continuam.

Complicado acreditar, já que muitos dos anúncios da Nokia não se concretizam. Em setembro do ano passado, saiu uma nota anunciando uma parceria com a Microsoft para trazer a suite de escritório Office para seus Eseries - linha voltada para o meio corporativo, que ainda é o calcanhar de Aquiles da finlandesa. Mas nunca mais se falou no assunto.

Igualmente decepcionado com a Nokia, foi a vez do Symbian-Guru anunciar seu fim, para espanto geral da comunidade.

A Nokia se manifesta

Foi preciso que um executivo graúdo da empresa se manifestasse. Anssi Vanjoki postou um artigo no Nokia Conversations a fim de esfriar os ânimos da blogosfera.

Nokia N8: salvador da pátria?

Vanjoki afirmou que o N8 é um dispositivo que vai surpreender pelo seu poder de processamento e velocidade, e que os desenvolvedores se sentirão motivados a continuar trabalhando na plataforma - o Symbianˆ4 é "uma forte possibilidade". Desmentiu rumores de abrigar dispositivos com Android e anunciou que o primeiro dispositivo MeeGo será para este ano ainda.

Aliás, a respeito do MeeGo, falou que seu foco será o mercado de computadores, o que dá a entender que abrigará possivelmente tablets ou netbooks. Assim, sua linha de smartphones possivelmente continuará com o Symbian. Por fim, falou que a empresa agora está concentrada em voltar a ser a número um.

Ninguém duvida que o N8 será veloz e poderoso. O hardware da Nokia é excelente, o sistema é que pareceu não acompanhar a evolução da mobilidade. Aliás, a Nokia devia justamente apostar em seus pontos fortes para recuperar o prestígio de seus aparelhos. Enquanto todos se queixam que as baterias dos Androids e iPhones não duram um dia, aparelhos E7x aguentam dois, três ou até quatro dias. E por que não apostar na longevidade do hardware? Vejam quantos E90 ainda estão ativos, bem como seus N95 de primeira geração. Esse hardware deveria ser atualizado, com um sistema operacional mais homogêneo, trazendo as mesmas novidades para todos os aparelhos ao mesmo tempo.

Qual sua opinião?

Quem é o culpado pelo embaraço atual da Nokia? Apple e Google, por terem enfeitiçado os desenvolvedores? Da apagada e confusa Ovi Store? Dos engenheiros da própria Nokia, pela falta de foco em termos de plataforma?

Ou a culpa é do Felipe Melo? 😀

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tadashi akuta
Pessoal, pena que a Nokia não pare de argumentar e observar o que fazer. 1. MAPS - a NOKIA possui um navegador GPS com assistencia por voz na qual a concorrencia não oferece de forma aberta. com a pormessa de fazer os novos NOKIA mais rapidos, teriamos portanto uma performance em GPS interessante, mas clock rapido = Menos tempo de bateria... 2.o mercado de smartphones representa somente 25% do portifolio de vendas de celulares, sendo que no Brasil o share de mercado ainda é 15% smartphones, 85% basicos... 3. porisso tecermos elogios ao IPHONE4, puxando a NOKIA para desenvolver um OS a altura, não condiz com a venda possivel da plataforma... o modelo N900 é exemplo puro: LINUX, MULTITASKING...com menos de 1-2 milhoes de usuarios...a continuar assim vai a bancarrota somente desenvolvendo... 4. sim, a loja OVI está realmente pobre e sem futuro...aí está o grande fracasso da NOKIA...sem aplicativos e ainda mais os oferecidos são espetacularmente bobos...porisso uma nova loja OVI oferecendo aplicativos corporativos, conectados com os grupos virtuais é o caminho inicial...
Marcello Hoof
Sempre usei Symbian, para mim é o melhor, um verdadeiro canivete suíço. Tem sempre alguma coisa que funciona em SYMBIAN!
Ivan Lacerda
Concordo com vc Bruno, tirando a Bia Kunze, Henrique Martin e o João Brunelli Moreno, já teve a curiosidade de ver a idade de quem fica blogando aqui ? gente jovem, que muitas vezes faz questão de bater de frente com algumas pessoas que comentam e expressão suas opiniões aqui, depois moderam o blog, e tem a palavra final deles como a ultima (parece uma ditadura esse blog), que democracia que rola aqui ??!! espero que a Bia não entre nessa onda.. Com relação ao Symbian sei do respeito que a Bia tem pelo sistema e que no fundo ela torce para que a Nokia de a volta por cima e consiga criar um aparelho tal qual como foi um dia o N95 (ainda existem MUITOS em perfeita operação na mãos de MUITOS consumidores).
@Kalel_Khronos
o/ OMG... Por que? A nokia ainda insiste em reciclar o Sybiam, ela tem a faca eo queijo na mão... Olhe o maemo 5, que espetáculo eo Meego...ne se fla, estou ansioso para Testalo. Meu Deus! Está certo em continuar com o symbiam, em alguns aparelhos, mas uma empresa como a Nokia, é vergonhoso em meio ao nível atual , ainda pensar neste sistema , que querendo ou não, todos hao de concordar, que o symbian tem uma interface ultrapassa e que o torna pouco atrativo em meio ao mercado hoje em dia. A nokia precisa inovar, assim como fez com o Maemo, creio que com esta idéia, a nokia volte a ser a n° 1. Do contrario ficará com a ralé...
Bruno Oliveira
Eu sinceramente não aguento tanta burrice. Tudo bem que a nokia demorou a se atualizar em relação ao OS que utiliza (symbian), mas por favor quantos de vocês que entopem os blogs com especulações e achismos e não sabem ao menos usar um compilador. Nem tudo o que vocês escutam é a verdade absoluta. Claro que para vocês que são os usuarios finais do OS o que mais chama atenção em vocês é simplesmente o fato da beleza do mesmo e não a sua estabilidade. O symbian é tão criticado pois simplesmente é o número 1 se pegarmos todos os sofwares utilizados no mercado. E até agora não conheço um só programador que me informe o porque de o Android superar o Symbian que esta em constante atualização. Quantos de vocês não utilizam o Symbian? Raros, pois a maioria utiliza. O problema é que o OS do vizinho é sempre melhor "olha ele usa Android" besteira. Sistema novo ainda tem muito o que provar, ja se perguntaram a quanto tempo o Symbian esta no mercado? Os OS que surgem tentam compia-lo, e em todos seus recursos. Essa questão de que o Androi ou Meego é melhor do que o Symbian é pura especulação e jogada de marketing para desbancar o mesmo. Se alguém quizer se pronunciar comigo e mo mostrar relacionado a tempo de resposta o porque que outros OS são melhores do que o Symbian. Estou a disposição....abraços e leiam mais, se aprimorem mais.
douglas
Culpa total da Nokia. Com tantas versões de sistema operacional (e incompatibilidade entre elas...). Fora o número pequeno de aplicativos (comparado com os do iPhone e Android). A maior parte do aplicativos são "inutilitários"; mas cade uma boa calculadora cientifica e grafica como a HP48. Para o iPhone e Android já tem disponivel, alias não apenas a HP48; mas também a HP12C; HP50; etc, etc..
Misael
tive a oportunidade de trabalhar na Nokia como promotor por 3 anos,é uma marca com produtos bons só que o que impera na Nokia do Brasil é incompetência de todos os lados não conseguem abastecimento nas lojas, não tem boa negociação com operadoras para promoções em planos,não ouvem os consumidores, as necessidades do publico brasileiro tudo é com padrão Europa , A Nokia esta sim passando por dificuldades financeiras pois nas ultimas semanas demitiram 80% do time de promotores alegando corte de gastos;se não inovar como foi 6600 ou n95 prata,que foi pioneiro em jogos de qualidade boa,inovação com o GPS,vai com certeza ir para ultima posição como a pior marca no mercado afinal tem muito MPs da vida já superior a muitos celulares Nokia.pois celular mid quase não tem da marca.
Victor
Bia eu torço para que a Nokia se revitalize pois quem um dia criou um mito como o N95, merece respeito no mercado de Smartphones.
Eu até gosto do aparelho. Mas o problema é que você vê que a implantação da tela sensível é a maior gambiarra, às vezes funciona legal, outras vezes nem tanto. Mas minha maior crítica quanto a software são os reinícios aleatórios que aparecem após algum tempo de uso e uns travamentos chatos. Outra coisa chata é a bateria. O seu não veio com ela solta? O meu teve que ir três vezes à assistência técnica pra resolver. Po, como lançam o aparelho assim? No mais realmente o aparelho é legal. Pra o que se propõe ele é interessante. Dá pra ouvir música, a ferramenta de podcasts nativa é decente, a tela é boa pra assistir videos (acompanho alguns videocasts por ele) e a bateria dura bastante mesmo (quando o firmware está atualizado). Um grande problema é mexer em um iGadget antes de mexer nele, afinal a diferença de sensibilidade das telas é gritante. Mas como é um aparelho de baixo custo e eu não faço questão de multitoque então dá pra relevar. Afinal tenho multitarefa decente e posso baixar e saltar meus arquivos onde quiser. E pra navegar ele é bem legal também, tanto pelo Opera quanto pelo navegador nativo (acesso direto o meu banco por ele). Como eu disse, é um aparelho decente, mas a Nokia podia ter se poupado de alguns micos com um lançamento mais cuidadoso.
Ivan
Então, Zé, não é que o 5530 seja SUPER, mas ele tem um fim específico e depois de algumas comparações foi o melhor custo benefício na compra, 18 de $ 28 sem juros( deixei a grana no banco e parcelei). Meu plano era comprar o N900 mas depois da pisada na bola da Nokia Brasil, resolvi esperar os primeiros modelos com o Meego(xu), não vou investir mais de 1500 reais em um aparelho novo para daqui a alguns meses descartar. Mas fora essas questões pessoais, até o momento o 5530 ainda não me deixou na mão, a bateria dura uma beleza ouvindo música, assistindo vídeos,jogando e lendo livros. Atualizei o firmware dele e está suave. Bom também é verdade que só tenho o aparelho a duas semanas e já me disseram que depois de poucas meses ele fica muito lento, veremos. Ainda nem usei ele pra navegar instalei o Opera mini e vou fazer uns testes, aliás estou procurando alguns aplicativos pra ele , quem tiver sugestões aceito de bom grado. por,exemplo, estou usando o PDF+ para ler mas queria saber se existe algum outro mais leve ou de melhor interface.
RaphaelDDL
"Da apagada e confusa Ovi Store" com certeza. O pessoal do Quality Assurance da Nokia são tudo um bando de incompetente. Coloco lá na hora de cadastrar 'Total compatibilidade com N95' pois eu tenho um n95 e fiz a app tesntando NELE. Ai vem os mongolóides e falam que não funciona e que não é compatível.. E fazem isso com VÁRIOS aparelhos. Assim, a maioria dos app fica devendo 'suporte' à celulares x e y pois simplesmente a Nokia sacaneia.. E é culpa do Felipe Melo tb.
Samuel
Com certeza é do Felipe Melo... kkkk
@bigdigo
Sempre fui fã da Nokia, mas depois que fiz um review de um celular com Android o meu mundo caiu... Ovi Store perde de goleada pro Android Market - instalação dos aplicativos em velocidade e simplicidade o Android tb ganha de lavada! O hardware sempre foi um grande diferencial, mas ultimamente me deixou na mão também com as falhas no N97 (material descascando todo com menos de 5 meses de uso) Ela devia parar toda sua produção e focar num só OS para todos seus aparelhos, melhorias para ontem para seu sistema de sincronização com o PC (PC Suite) e atualizações do software do telefone também!
Alexandre - Amcrocci
Pra mim faltou um pouco mais de interatividade no OS Symbian, ele ainda é muito hard, home e menu ultrapassados. Só depende dela sair desse abismo, melhorando a interatividade com o usuário como a Apple fez a surdina e lançou um produto com total interatividade com o usuário, mas pecou nas restrições! A Google copiou, o OS ainda é um criança cheio de limitações mas esta se saindo bem. A Nokia so vai se levantar melhorando seu OS. Seria mais abusado ainda para ganhar a confiança de seus clientes atualizando seus S60v5 para OS Symbian^3, ^4 e assim por diante. Acho que isso que alavancou os produtos dos concorrentes, atualização de produtos sem sua troca, deu mais confiança ao usuario deixar por sua escolha trocar por um hardware melhor sabendo que o OS seria atualizado.
Hernani
Até aqui o Felipe Melo é culpado, só o Dunga que não viu!
Exibir mais comentários