Início » Celular » Notch Display vs Dewdrop Display; qual a diferença?

Notch Display vs Dewdrop Display; qual a diferença?

O Dewdrop Display veio substituir o Notch? Saiba qual a diferença entre os entalhes que reservam um espaço para a câmera frontal

Lucas Lima Por
TB Responde

Notch DisplayDewdrop Display são duas nomenclaturas que usadas para os celulares atuais de tela grande, aqueles que não trazem mais um botão home e que a tela ocupa quase toda a área frontal do dispositivo. O Notch ou Dewdrop é aquele espacinho reservado para as câmeras e sensores, saiba a diferença entre os dois.

Multilaser MS80X - notch

Notch ou Dewdrop Display?

O primeiro deles que se popularizou foi o Notch, com o iPhone X, mas apesar de não ter sido primeiramente lançado pela Apple, foi essa empresa que tornou o “entalhe” tendência para aumentar a tela sem abrir mão da câmera e sensores na parte frontal.

As telas quase sem bordas dos smartphones permitiu um ganho no tamanho do display sem aumentar muito as dimensões do aparelho, eliminando os botões físicos ou capacitivos e os leitores de impressão digital que ficavam na frente do celular.

O botão home foi substituído por gestos ou por botões virtuais e o leitor biométrico foi parar nas laterais, atrás ou até embaixo da tela. Até então, a câmera frontal e os sensores ainda precisavam de um espaço acima da tela, por isso adotou-se o entalhe.

Samsung Galaxy A50 com dewdrop display

O Dewdrop Display ou “entalhe em forma de gota” reduziu ainda mais esse espaço no topo das telas, abrigando apenas a câmera frontal.

Alguns sensores físicos passam a ser deixados de lado, como é o exemplo da linha Samsung Galaxy M, que usa o chamado “Virtual Light Sensing”, um recurso que “mede” a luminosidade do ambiente a partir da câmera de selfie (frontal) do aparelho.

Câmeras giratórias e módulos retráteis

Samsung Galaxy A80 - Câmera

Ainda há de se ver muito Notch e Dewdrop nos próximos lançamentos, principalmente nos celulares de entrada que começaram a adotar as telas grandes no últimos meses.

Alguns fabricantes começaram a apostar em câmeras giratórias, como é o caso do Samsung Galaxy A80 e o Asus Zenfone 6, que permitem que o Notch ou o Dewdrop sejam eliminados, dedicando quase toda a parte frontal do aparelho para a tela e concentrando apenas em um conjunto de câmeras, no modo normal ou selfie.

Há ainda empresas que apostam em um módulo retrátil para abrigar a câmera frontal, uma peça que levanta da superfície do aparelho toda vez que a câmera de selfie é acionada, como é o caso do OnePlus 7 Pro. Em ambos os casos, há temores sobre a resistência e durabilidade desses módulos que giram ou saem quando acionados. 

OnePlus 7 Pro

O futuro está sob a tela

Assim como ocorreu com os leitores de impressão digital, as câmeras estão prestes a ser escondidas sob a tela também, eliminando Notche, Dewdrop Displays e módulos giratórios ou retráteis. O mundo ideal está quase chegando, com a câmera sob a tela.

As fabricantes chinesas Oppo e Xiaomi já demonstraram o desenvolvimento da tecnologia de câmera sob a tela, que consistem em criar um material transparente de baixa reflexividade no display para funcionar como uma lente para a câmera.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação