TIM e Vivo fecham acordo para compartilhar redes 2G e 4G no Brasil

Operadoras devem economizar em infraestrutura ao compartilhar rede 2G; 4G será dividido em cidades com até 30 mil habitantes

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A TIM e a Vivo assinam nesta terça-feira (23) um Memorando de Entendimento sobre novos acordos de compartilhamento de rede: as duas operadoras preveem o compartilhamento da rede 2G em nível nacional; e do 4G em municípios pequenos, com menos de 30 mil habitantes.

TIM e Vivo dividem torres, equipamentos e espectro

O modelo single grid consiste em uma rede única na qual as torres, equipamentos, espectro e demais infraestruturas sejam integralmente compartilhados entre Vivo e TIM, que dividem os custos de manutenção e investimentos. É diferente de outros tipos de compartilhamento existentes, como o RAN Sharing, onde as operadoras apenas dividem o acesso de rádio; ou mesmo o roaming, que basicamente é um aluguel de infraestrutura de uma operadora concorrente.

Num modelo single grid, o compartilhamento da cobertura 2G é benéfico para ambas as operadoras, uma vez que a demanda por esse tipo de rede é cada vez menor devido à migração para o 4G. Redes de segunda geração ainda são importantes por conectar diversos dispositivos M2M, como rastreadores veiculares, máquinas de cartão de crédito e outras aplicações de internet das coisas.

Já o compartilhamento de 4G fica restrito a municípios com menos de 30 mil habitantes, com infraestrutura de 700 MHz. É possível que, no futuro, haja expansão para cidades maiores. TIM e Vivo também avaliarão o compartilhamento de outras tecnologias.

Para o compartilhamento, as operadoras irão analisar as oportunidades de eficiência e redução de custos em operação, manutenção da infraestrutura, energia elétrica e aluguel de sites. Vivo e TIM destacam que o memorando está alinhado com desafios relacionados à otimização de uso de energia e de espaços públicos.

Quando se trata de cobertura 2G, a Vivo atende 3.891 municípios, enquanto a TIM está presente em 3.529 cidades. Nos próximos 90 dias, ambas trabalharão em conjunto para detalhar o plano de compartilhamento, que, quando concluído, será submetido para aprovação das autoridades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados