Criado em 2003, o conhecido padrão de cabos HDMI já é adotado por muitos fabricantes de hardware, sejam elas de videogames, tocadores de blu-ray ou celulares. Através desse padrão é possível enviar vídeo e áudio, ambos em alta definição, para qualquer TV ou sistema de home-theater mais novo. Mas um novo cabo anunciado semana passada pode tomar o seu lugar.

Desenvolvido por uma aliança formada pelas empresas Sony, Samsung, LG, e Valens, o padrão é chamado de HDBaseT e através desse tipo de cabo será possível transmitir vídeo, áudio, dados de rede e até energia elétrica. Ele é baseado nos padrões de cabos já usados atualmente para ligar roteadores e computadores, conhecidos como padrões Cat5e e Cat6, que usam conectores RJ-45 como mostrado na imagem acima.

Dentre as demais vantagens do HDBaseT, estão a possibilidade de estender o cabo a até 100 metros, transmissão de até 100W de energia elétrica (o bastante para ligar uma TV), transmissão de vídeos nos mais variados formatos desde 3D estereoscópico a até vídeo sem compressão com resolução de 4k X 2k (4096 X 2160 pixels) e o baixo custo já associado aos padrões Cat5e e Cat6. A aliança criadora do HDBaseT anunciou que pretende trazer o padrão para o mercado já no final do ano.

Eu espero que seja adotado mundialmente. Mal posso esperar pela oportunidade de NÃO ter que pagar 50 reais num maldito cabo HDMI. E sim, eu pesquisei.

Com informações: Physorg, Pocket-lint.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@
Aos imbecis que acham que vão se livrar de cabos eu só digo, vocês terão que se livrar de cabos, tvs, videogames. Mas provavelmente essa merda não vá para frente ( graças a Deus ). Essa desgraceira de 3 em 3 anos ficarem mudando padrões é um chute no saco. Mas o que eles querem é isso um monte de zumbis que passam a vida consumindo quinquilharias inúteis e se atualizando nessas babaquices, assim os zumbis não tem tempo de fazer o que realmente é importante na vida.
Nocyvo
RJ45=0,30 Cabo CAT5e=0,90m Levando isso em concideração, o cabo será menor que a metade do cabo HDMI maias barato. Levemos então em concideração o super faturamento e a super valorização de um cabo desse ja pronto, no máximo 10 reais um cabo de 5 metros. Há também a vantagem de se fazer em casa tendo um alicate de crimpagem. Falei mélda?
noturnostyles
O problema é que esse pessoal quer inventar coisa nova, depois caem na real, e vêm que perderam tempo pois a roda ja existe deste muitos tempos ancestrais
@rhobsonv
HDMI = conexão digital = 0's e 1's passando pelo cabo = sem interferência = NÃO PRECISA DE CABO ESPECIAL. Até um pedaço de arame serve pra transmitir dados digitais.
@caiokg
Foliado? Sei lá, eu não acho 100W muita coisa pra algo que utilize todo o potencial do RJ45 (Entenda-se computadores), sem contar a gambiarra que se teria de fazer pra ligar produtos não adaptados à tecnologia...
João Pedro C. Motta
Tudo que eu comprei la foi de boa qualidade e chegou rápido
Xiko do Couto
Glória à (entidade de sua preferência) por isso!
Alessandro Johnny
"E os homens criaram os adaptadores, e viram que era bom."
Cab
Hmm, sei não, isso pra mim só me cheira a mais um motivo pra gente mudar aquelas TV's novinhas que a gente comprou para assistir a copa por uma outra. u_u' Mas o cabo parece ser promissor. Só que agora pra mim só daqui há 10 anos. =P
@leozacche
Eles quebram mesmo. Mas ainda têm uma grande vantagem: eu vou lá e faço outro (não é preciso pós no MIT pra isso). Alguém já tentou fazer (ou "montar") um HDMI?
BrunoGall
Mal chegou já vai embora?
João Deiró
www.videosonic.com.br Comprei o de 15 pratas e funciona perfeitamente no meu PS3...
Alexandre
Gostei da noticia. Esperemos que num futuro existam 1 ou 2 cabos pros mais dversos fins.
JoseRenan
My God, como as coisas evoluem eu nunca botei a mão num aparelho que tem entrada HDMI e já tem outra tecnologia pra substituí-lo :(
Breno
Ahh... "baseado", entendi qual é a "parada"...
Exibir mais comentários