Como recuperar um WhatsApp temporariamente banido

Uso de apps não oficiais pode fazer seu WhatsApp ser temporariamente banido ou aplicar bloqueios definitivos na plataforma

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp Grupos / Rachit Tank / Unsplash

Se você foi banido do WhatsApp, acalme-se. A plataforma faz isso por alguns motivos específicos e é possível recuperar a conta. Se você recebeu um aviso dizendo “temporariamente banido”, significa que pode estar usando uma versão modificada do aplicativo. E, caso não volte a usar a versão oficial após ter sido temporariamente impedido de usar o aplicativo, sua conta pode ser banida de forma permanente.

Já falamos sobre esses aplicativos não oficiais no Tecnoblog. O WhatsApp destaca dois deles WhatsApp Plus e WhatsApp GB, que oferecem funções extras, mudanças na interface (como cores e fontes). Mas há outros como YoWhatsApp, OGWhatsApp, WhatsApp Transparent e WhatsDog. Todos eles são versões modificadas não autorizadas. 

Esses apps foram desenvolvidos por outras empresas e usar a rede do WhatsApp viola os Termos de Serviço do mensageiro. Sendo assim, o WhatsApp diz não ser compatível com esses apps porque não pode validar medidas de segurança implementadas por eles.

Ok, e agora?

Você vai precisar a voltar para o aplicativo original do WhatsApp e pode ser necessário fazer backup do seu histórico antes disso. Assim como qualquer outro aplicativo, é o nome do app que você está usando que sinaliza a pasta onde está o seu backup. 

Como recuperar um WhatsApp banido temporariamente

Encontre o nome do app ao tocar em Mais Opções (Menu) > Configurações > Ajuda > Dados do aplicativo. Siga os passos abaixo se você usa WhatsApp Plus ou GB WhatsApp.

Observação 1: ⚠️

O WhatsApp não garante que a transferência do histórico será bem-sucedida.

Observação 2: ⚠️

É preciso esperar o seu banimento temporário acabar. Quando isso acontece, um cronômetro mostrará o tempo de espera necessário. Pode durar de minutos a horas (somando mais de um dia), dependendo de quantas vezes isso já aconteceu com você.

Banned in YoWa @WABetaInfo pic.twitter.com/sjw2W5QzQv

— Hari Mohan (@Harkita04) April 30, 2019

GB WhatsApp

  1. Toque em Mais opções (Menu) > Conversas > Backup de conversas;
  2. No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos;
  3. Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure (selecionar);
  4. Toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp”;
  5. Abra a Google Play Store e baixe o app oficial do WhatsApp;
  6. No WhatsApp, verifique seu número de telefone;
  7. Na tela mostrando o backup encontrado, toque em Restaurar.

WhatsApp Plus

Se seu histórico de conversas foi salvo, será transferido automaticamente para o app oficial do WhatsApp. Basta abrir a Google Play Store e baixar o app oficial do WhatsApp. 

WhatsApp banido definitivamente

Se você for banido do WhatsApp definitivamente e para todo o sempre, verá a seguinte mensagem no aplicativo: “O seu número está banido do WhatsApp. Contate o Suporte para obter ajuda.” Não tem volta. O WhatsApp declara que pode banir qualquer conta que viola os seus Termos de Serviço. Leia a seção “Usos aceitáveis de Nossos Serviços”.

“Você não usará (ou ajudará outras pessoas a usar) nossos Serviços: (a) de forma a violar, apropriar-se indevidamente ou infringir direitos do WhatsApp, dos nossos usuários ou de terceiros, inclusive direitos de privacidade, de publicidade, de propriedade intelectual ou outros direitos de propriedade; (b) de forma ilícita, obscena, difamatória, ameaçadora, intimidadora, assediante, odiosa, ofensiva em termos raciais ou étnicos, ou instigue ou encoraje condutas que sejam ilícitas ou inadequadas, inclusive a incitação a crimes violentos; (c) envolvendo declarações falsas, incorretas ou enganosas; (d) para se passar por outrem; (e) para enviar comunicações ilícitas ou não permitidas, mensagens em massa, mensagens automáticas, ligações automáticas e afins; ou (f) de forma a envolver o uso não pessoal dos nossos Serviços, a menos que esteja autorizado por nós”. 

É amplo, mas é bastante comum acontecer banimento com contas que enviam spam, correntes, notícias falsas e outros inconvenientes de forma massiva e automatizada.

“Nós não necessariamente avisaremos antes de banir uma conta. Se você acredita ter sido banido por engano, envie-nos um email e nós analisaremos o seu caso”.

Portanto, melhore e não faça mais isso.

Como entrar em contato com o WhatsApp

Atualmente, o WhatsApp tem e-mails específicos para lidar com suporte por plataforma.

  • Android (android_web@support.whatsapp.com)
  • iOS (iphone_web@support.whatsapp.com)
  • Windows Phone (wp_web@support.whatsapp.com)
  • Internet e Desktop (webclient_web@support.whatsapp.com)
  • KaiOS (kaios_web@support.whatsapp.com)
  • Outro / Geral (support@whatsapp.com)

Note que a opção de contato é para quem acredita ter sido banido por engano. Se você tem certeza de que violou os termos de uso da plataforma, dificilmente terá sua conta de volta.

Com uma conta banida, o usuário fica impedido de receber e enviar mensagens até voltar a usar versão oficial do aplicativo. Note que a criptografia de ponta a ponta não é garantida em aplicativos que não são operados pelo WhatsApp e usam app modificado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados