Início » Brasil » Paulo Guedes denuncia invasão de celular à Polícia Federal

Paulo Guedes denuncia invasão de celular à Polícia Federal

O ministro da Economia afirma que o invasor chegou a criar uma conta no Telegram em seu nome

Victor Hugo Silva Por

As denúncias de invasões em celulares de membros do governo têm se tornando cada vez mais comuns. A mais recente foi feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que informou na segunda-feira (22) que seu aparelho foi alvo de um ataque hacker.

"Por favor, desconsiderem toda e qualquer mensagem vinda do número dele [Guedes] e das pessoas do gabinete. Amanhã [terça-feira] tomaremos as medidas cabíveis", diz a nota enviada pela assessoria do ministro.

O presidente Jair Bolsonaro e o minsitro Paulo Guedes (Foto: Isac Nóbrega/PR - 06/05/2019)

O presidente Jair Bolsonaro e o minsitro Paulo Guedes (Foto: Isac Nóbrega/PR - 06/05/2019)

Segundo o Valor, Guedes teria sido ficado sabendo da invasão por meio de um jornalista que recebeu em seu celular a notificação de que o ministro havia criado uma conta no Telegram. Ao perguntar para a assessoria se isso realmente aconteceu, ele recebeu uma resposta negativa.

O Ministério da Economia afirmou por meio de nota que a "possível invasão" ao telefone de Guedes está sendo apurada. A pasta enviou um ofício para que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, acione a Polícia Federal.

Ainda segundo o ministério, na segunda, vários jornalistas receberam mensagens e ligações no Telegram em nome de Guedes. "O Ministério da Economia ressalta que o ministro nunca teve conta nesse serviço e pede para que desconsiderem qualquer mensagem recebida do número antigo do ministro, que já será desativado", diz a nota.

No domingo (21), a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso, afirmou que também teve o celular hackeado. "Um criminoso invadiu meu telefone e isso é caso de polícia", disse a parlamentar. Ela disse ainda que recebeu uma ligação do seu número.

O relato é parecido ao feito em junho por Moro, que alegou ter recebido uma ligação do próprio número depois que seu celular foi alvo de um ataque hacker. Na ocasião, o ministro afirmou que alguém enviou mensagens por ele no Telegram durante algumas horas.

Dias depois, Moro se tornou centro de uma série de reportagens do The Intercept Brasil baseadas em mensagens enviadas no Telegram por ele, o procurador-chefe da força-tarefa da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol, e colegas. O site afirma que sua fonte entrou em contato "diversas semanas" antes da suposta invasão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Blind
Sem dizer que o app foi criado em 2013 p IOS e 2014 android
Pereira
Sinceramente nem sei porque me dou ao trabalho, até porque eu já sabia antes disso tudo que vocês tem político de estimação e não importa o que apareça vão inventar justificativas pra defendê-los. Não são muito diferentes do pessoal do lula livre.
VaGNaroK Alkimist
https://www.youtube.com/wat...Esse vídeo (dos jornalistas da jovem pan) refuta qualquer argumento de que o conteúdo do intercept é legal. E as provas conseguidas até agora pela PF seguem uma um caminho e uma lógica, só quem não quer a verdade não segue essa lógica.
VaGNaroK Alkimist
Não é fé meu amigo é ser realista!! Ler uma matéria tendenciosa que usou como fonte conteúdo que foi obtido de forma criminosa e ilégal a pessoas ligadas ao governo e a lei como ministro da justiça não valem a pena ser lida. Só idiotas úteis confiam em um artigo que foi feito com fontes de crimes cibernéticos. E pelo visto o vídeo que mandei você não viu. E quando chegarem aos mandantes do crime cibernético e for provado que o intercept estiver envolvido gostaria de saber seus argumentos.
VaGNaroK Alkimist
A propósito olha aí a investigação dando frutoshttps://youtu.be/qGzWABArEvU
VaGNaroK Alkimist
Não leio matérias onde a fonte foi obtida da maneira ilegal cujo tiveram que "crackear" celulares de autoridades governamentais e cometeram um crime para obter tais mensagens. Que aliás, a PF já prendeu provisóriamente 4 suspeitos do ataque e que para chegar no mandante da invasão é questão de tempo.
Carlin
HAHAHAH TA BEM ENTÃO! HAHAHAHAH
VaGNaroK Alkimist
Só falta o glen mostrar as provas para a PF fazer a perícia para ver se não foi adulterado isso ele não quer né? Acreditar em jornais onde a maioria deles em vez de difundir a verdade muitos tem viés político. Ou você não sabia disso? Se hoje em dia conseguem falsificar até vídeos com deep fake https://www.youtube.com/wat...não vão falsificar simples imagens no photoshop?
Diego Oliveira
O problema é já pegaram os hackers e tua narrativa não durou nem um dia...
leoleonardo85
Se tem, eu não sei como.
Pereira
E quantos de Pulitzers não fajutos?
Pereira
Oi? Compartilhar com Folha e Veja não é apuração? Jornalistas da Folha e da Veja confirmaram vários dos diálogos vazados que os tinham como interlocutores.Existem pelo menos três veículos da imprensa que atestam ser verdade, enquanto os "vazados", no início de tudo, não negaram com veemência a autenticidade das mensagens. O próprio Moro se esquiva "Pode ter sido fraudade, mas se não foi, não tem nada de mais bla bla bla"Achei que você não tinha político de estimação, mas aparentemente tem.
felipegcoutinho
E tem como garantir que as datas não são fraudadas ?
leoleonardo85
Pela data das mensagens, mas vai ignorar isso quando vir a publico chorar
Baidu feat MC Brinquedo
Clone seria se ele criasse uma cópia idêntica (incluindo todos os dados do sim card).O que eles fazem é se passar palha vítima e solicitar um outro chip com a linha. Isso pra mim não é clonagem, mas sim sim swap.Posso estar errado, mas não acredito que exista outra forma, no modelo atual, para roubar uma linha.
Ricardo - Vaz Lobo
Dois casos clássicos de pulitzers fajutos: Janet Cooke, do Washington Post e Walter Duranty, do New York Times.
Marcos
É feito por alguém de dentro das operadoras.
aa aa
https://i.ebayimg.com/thumb...https://3.bp.blogspot.com/-...
felipegcoutinho
Mas tem como garantir que não é ?
VaGNaroK Alkimist
Quem não diz que as imagens foi mexidas no photoshop? glen foi chamado para uma comissão no ccj e responder aos parlamentares e um deles pediu para as "possíveis provas" pudessem ser analizadas pela Polícia federal para saber se não foram violadas e editadas, ou até pelo FBI (caso ele não fonciasse na policia brasileira) e ele disse que não entregaria, duvidoso não?
Daniel R. Pinheiro
Nossa. Ter um Pulitzer quer dizer absolutamente tudo.
zephyr1an
o verdevaldo deve estar inventando tudo...o fato de quem tem um pulitzer (pelo guardian) ganho com as reportagens sobre os vazamentos do snowden não quer dizer absolutamente nada
Stanley
Droga. Apareceram os fanáticos por aqui. Certo que vai cair a qualidade (dos comentários) no Tecnoblog.
tuneman
Vai ter muita mortadela na penitenciária pro Lula e pro teu Bolsonaro.Aqueles filhos deles não valem nada também. Poderiam colocar as duas famílias pra dividir cela.
Boleto
Sim
Boleto
Então de duas uma: ou o Marreco está mentindo ou esse material não veio de nenhum "hacker" do Telegram
leoleonardo85
Daqui 2 semanas saem algumas mensagens ai que não deveria vir a publico e o cara vai falar que foi algo manipulado/plantado, é bem obvio até
hamster
¯\_(ツ)_/¯
Paulão da Regulagem
Pessoal, sem entrar no mérito da visão política de cada, existe e como funciona essa “forma de hackear” que vc sabe pelo fato de receber uma ligação do seu próprio número?
Daniel R. Pinheiro
https://uploads.disquscdn.c...Não vejo nenhuma publicação como verdade, nem na manchete, nem na matéria da Valor (e olhe que a imprensa é um dos órgãos que eu mais me indigno com tendenciosidade). Agora um certo site aí, que tá mais pra blog, é totalmente o oposto...
Ricardo - Vaz Lobo
Bandidos comuns comprados pra tirar da tranca os profissa do metiê.Os buchas vão em cana e Cid Gomes continua absolutamente certo.
Daniel R. Pinheiro
ao invés de fornecerem os aparelhos para a perícia da PF, o que fizeram ?Moro forneceu o aparelho... ¯\_(ツ)_/¯
Ricardo - Vaz Lobo
O que faz Mr verdevaldo se encaixar na minha conclusão.
Ricardo - Vaz Lobo
Assim sendo, o intecept está certo e o valor está errado?
Marcelo Neri
Hehehe...Até aqui tem fakes mortadelas.
Marcelo Neri
Mortadela presente...
Carlin
Qual o problema?
hamster
Sério que você apoia isso?
André
Certo, e como confirma qual lado tem a razão?
Carlin
Desgoverno mesmo, a tentativa agora é de descredibilizar e levantar duvidas sobre a #VazaJato parabéns aos envolvidos!
DDR31600Mhz
Na tim é só ir lá e fala que perdeu o chip, tem lugar que nem documento pede
DDR31600Mhz
O nome disso é Sim Swap, uma pratica muito comum de fraude no mundo todo
Guilherme Andrade
Desinformação a nivel de semanas.
VaGNaroK Alkimist
Não é preciso ter acesso físico ao chip, por isso se chama clonagem!! até alguem que trabalha vendendo chip para empresas como claro e etc pode fazer portabilidade e e outras falcatruas bastando dar uma quantia de dinheiro.
tuneman
a casa vai cair...., esses aí ainda vão fazer companhia pro Lula e pro Temer.....
tuneman
conveniente demais....
João Luiz Gomes Silveira
Pois é conversas vazadas de uma conta que ele nunca teve.
VaGNaroK Alkimist
Segundo moro já disse que as mensagens são antigas, (creio que de 2011 se não me engado... claro posso estar enganado na data) e se o usuário ficar mais de 6 meses sem usar o aplicativo por padrão a conta é apagada e as conversas em nuvem também, basta ler o faq do telegram isso existe lá.
zephyr1an
quem acompanha as reportagens do InterceptBR sabe que todas mensagens vazadas sempre tem o Dallagnol no meio...o mais provável é que tenham copiado as mensagens do Dallagnol de seu computador, não de seu celular...esse monte de gente que apareceu com "celular hackeado" é conversa prá boi dormir, pra tentar despistar...ps. os supostos hackeados, inclusive Moro e Dallagnol, ao invés de fornecerem os aparelhos para a perícia da PF, o que fizeram ? segundo, eles "apagaram todas as mensagens, que agora não podem ser mais recuperadas"...muito conveniente :)
Julek
Chip de celular é uma bagunça nesse país, clonagem de número sem parar, vários vendedores de Mercado Livre já levaram prejuízo assim.
Julek
Para clonar um número não precisa ter contato com o celular original...
Baidu feat MC Brinquedo
A mídia não consegue achar o termo ideal para isso, mas está longe de ser uma clonagem, até porque os bandidos nem sequer tem acesso físico ao aparelho ou simcard.
Baidu feat MC Brinquedo
A invasão de celulares é preocupante num governo que governa via "zap" e afins.Fico imaginando as centenas de informações sigilosas que são transmitidas/discutidas e aprovadas via "zap".
Marcus Pessoa
Mas é exatamente o que eu estou dizendo: que a matéria é leviana, jornalismo declaratório. O ministro disse e eles publicaram como verdade.
Ricardo - Vaz Lobo
No meio jornalístico existe preservação da fonte e apuração dos fatos antes da publicação.Seria um tanto leviano não fazer nada disso.
Capitão Caverna
???
Andrei
"Pedir para desconsiderar as mensagens" kkkkkk sim com certeza são hackers Guedes.
Buldego
Que nem o desmoronado fez.
Ricardo - Vaz Lobo
Operação Spoofing já pegou 4. Tem mais 7 ráquers na pista.
Douglas Souza Luz
Bom, mas ele não teve o celular invadido. O que ocorreu então foi a clonagem do número, sem acessar o dispositivo móvel dele. O telegram provavelmente foi criado a partir de um dispositivo com o chip clonado.
rmrw
Esse atual governo é muito burro, pqp. O cara já confessou que vão vazar as conversas dele no telegram...
Franco Luiz
Hacker virou moda no brasil , antigamente isso era crime mas parece que mudou
Marcus Pessoa
Tudo papo furado.Quem são os jornalistas que receberam ligações? O Valor Econômico não identifica nenhum.O ministro diz uma coisa e eles acreditam, sem checar.