Fraudes envolvendo criptomoeda Libra se espalham no Facebook

O Libra só vai ser lançado em 2020, mas já há páginas vendendo a criptomoeda

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e meio
Libra, a criptomoeda do Facebook

O Libra ainda nem foi lançado, mas fraudes envolvendo a prometida criptomoeda do Facebook já são realidade: o Washington Post relata ter identificado pelo menos 12 perfis ou páginas no Facebook e Instagram se passando por canais oficiais para venda da moeda digital. Tudo indica que há mais.

Esses perfis usam materiais oficiais de divulgação do Libra e até imagens de Mark Zuckerberg para convencer os mais desavisados a comprar a criptomoeda com descontos atraentes. Mas é tudo falso: o Facebook pretende lançar a moeda digital somente em 2020.

Para convencer as vítimas, os golpistas usam diversos argumentos. Só para dar um exemplo, o Washington Post encontrou um vídeo que, enquanto mostra Mark Zuckerberg, explica que o Facebook já distribuiu 20 milhões de Libras para os primeiros investidores. Novamente, tudo falso.

O Facebook vem removendo as páginas e perfis fraudulentos. Mas não dá para dizer que o problema foi resolvido: a companhia só tomou providências depois que o Washington Post denunciou as fraudes. Essa situação sugere que o Facebook não está conseguindo controlar tentativas de golpes envolvendo a futura criptomoeda.

Por ora, esse problema não é tão grave. Mas, a não ser que o Facebook crie filtros eficazes para combater fraudes, contas e páginas falsas poderão se tornar numerosas a ponto de dificultar a aceitação do Libra por órgãos reguladores e autoridades monetárias, mais do que o previsto.

Isso porque, sem controle antifraude eficaz, os compradores do Libra legítimo estarão sujeitos a esquemas enganosos (como os de pirâmides) similares aos que envolvem o Bitcoin e outras criptomoedas.

Pelo menos o Facebook tem o fator tempo a seu favor: um dos motivos que levaram a Associação Libra a prometer o lançamento da moeda digital apenas em 2020 é justamente o ganho de um prazo para identificar deficiências e desafios que possam inviabilizar a ideia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados