Como fazer Pixel Art?

Saiba o que é Pixel Art, um estilo de arte inspirado nos jogos 2D dos anos 80 e 90; conheça programas para criar você mesmo

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Oliver Pietern / Pixel / DeviantArt / como fazer pixel art

Pixel Art é um tipo de arte digital muito popular, inspirada na arte quadriculada de jogos antigos. Hoje em dia muitos jogos atuais e peças artísticas fazem tributos ao que antes era uma limitação técnica e é bem fácil criar imagens e animações nesse estilo.

O que é Pixel Art?

Pixel Art é um tipo de arte que usa pixels visíveis para compor uma imagem ou um vídeo. Como já explicamos, um pixel é a menor unidade de uma imagem e se você fizer uma aproximação de uma foto digital ou de uma tela de celular, verá uma série de quadradinhos. Cada um deles é um pixel. E também podem ser usados artisticamente.

Nos primórdios da computação e dos videogames, a resolução de telas (dos monitores às TVs de tubo) era bem menor que as de hoje. Por isso, na composição artística de jogos, era preciso trabalhar com a quantidade de pixels disponível. Assim, os personagens e cenários ficavam na maioria das vezes “quadriculados”, denunciando a baixa resolução e pouca capacidade gráfica dos computadores e consoles do passado.

Activision / Pitfall! para Atari 2600 / como fazer pixel art
Pitfall! (Atari 2600) foi uma das inspirações para a Pixel Art

A Pixel Art como forma de arte veio da reprodução de gráficos de jogos dos anos 1980 e 1990, em especial de personagens, itens e cenários famosos dos games mas que migrou para outras formas. Hoje é comum ver representações de personalidades e personagens da cultura pop, em peças que reproduzem o estilo de pixels aparentes.

Como fazer Pixel Art

Existem algumas ferramentas que facilitam a criação de Pixel Art, embora seja plenamente possível usar programas como o Adobe Photoshop ou o GIMP para isso.

Em geral, são softwares compatíveis com Windows, macOS e Linux.

1. Piskel

Piskel / como fazer pixel art

O Piskel (piskelapp.com) é uma ferramenta online que pode ser acessada pelo navegador, mas que também conta com uma versão offline para Windows, macOS e Linux. Ele permite a criação de sprites (um frame de pixel art), animações e galerias privadas, sempre exibe o progresso do seu trabalho e suporta arquivos .png e .gif. É indicado para artistas intermediários, por ter várias funções. É grátis e de código aberto.

2. Lospec Pixel Editor

Lospec Pixel Editor / como fazer pixel art

O Lospec Pixel Editor (lospec.com) é outro editor online e o mais indicado para quem está começando, já que ele não conta com muitas ferramentas e foca no que interessa. A ferramenta é bastante intuitiva e o site conta com uma série de tutoriais, de modo a guiar os artistas a fazer pixel arts de qualidade. O Lospec Pixel Editor é gratuito.

3. Aseprite

Aseprite

O Aseprite (aseprite.org) é um software de código aberto e um dos mais usados pela comunidade artística. Possui uma boa curva de aprendizado e atende desde iniciantes a artistas avançados. Custa US$ 15 e vem com ambas licenças para Windows e macOS; caso não queira pagar, você pode baixar o código-fonte no GitHub e compilar o programa por conta própria (o site ensina como fazer e que ferramentas usar).

4. Spriter

Spriter

O Spriter (brashmonkey.com) é o programa mais completo desta lista, principalmente por ser uma ferramenta completa de criação de Pixel Art e animações para jogos 2D. É um software voltado para profissionais, com ferramentas para calcular caixas de colisão (hitboxes), curva de animação, efeitos de partículas, sons e sincronização labial, além de exportar projetos para ferramentas como Construct, GameMaker, Unity e etc.

O Spriter roda em Windows, macOS e Linux e possui uma versão gratuita com recursos limitados (baseada em versões antigas); o Spriter Pro, com todas as ferramentas custa US$ 60.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre pixel art na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados