Microsoft testa novo menu Iniciar no Windows 10 sem blocos dinâmicos

Versão interna do Windows 10 tem novo menu Iniciar sem blocos dinâmicos (Live Tiles); essa deve ser a interface do Windows Lite

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10 e novo menu Iniciar

A Microsoft publicou por acidente uma versão interna do Windows 10 para usuários no programa Insider: ela apareceu em computadores de 32 e 64 bits com um menu Iniciar repaginado e sem blocos dinâmicos (Live Tiles). Acredita-se que essa será a interface usada no futuro sistema operacional Windows Lite.

Zac Bowden, do Windows Central, testou a build 18947 do Windows 10 liberada acidentalmente pela Microsoft. O menu Iniciar ganhou um layout simplificado: a foto do usuário fica na parte superior, junto a uma barra de busca, e os programas são apresentados sem ordem aparente em uma lista.

Há uma seção de aplicativos sugeridos, e todos os programas instalados aparecem logo abaixo: a lista é uma mistura entre os novos ícones do Office, o flat design do Windows 8, e os ícones 3D do Windows Vista. Ao clicar com o botão direito, é possível fixar um app na barra de tarefas, acessar suas configurações, ou desinstalar.

A barra de busca exibe resultados de apps e também da web, realizando uma pesquisa no Bing. O usuário tem a opção de alternar entre este novo menu Iniciar (chamado de “Start Insiders”) e a experiência atual (“Classic Menu”) através de botões na barra lateral.

Novo menu Iniciar deve aparecer no Windows Lite

Rumores dizem que a Microsoft está preparando o Windows Lite, que seria um concorrente direto ao Chrome OS. Ele deixaria de lado os componentes legados do sistema, e seria capaz de rodar apps universais (UWPs), webapps progressivos (PWAs) e programas Win32 tradicionais da Microsoft Store.

Além disso, o Windows Lite traria uma nova interface, e segundo conceitos divulgados pelo The Verge e Windows Central, ele teria um menu Iniciar bem parecido com o que “vazou” hoje:

Mockup de como seria a interface do Windows Lite

Mockup de como seria a interface do Windows Lite (imagem por Windows Central)

Dona Sarkar, chefe do programa Windows Insider, diz que a Microsoft “está investigando” o que ocorreu. Usuários do Reddit receberam a atualização em seus PCs. No Twitter, há relatos de computadores de 32 bits e 64 bits com o update instalado.

Na build 18947, há a opção de alternar entre o modo novo e clássico do menu Iniciar:

Windows 10 e novo menu Iniciar

A barra de busca traz aplicativos e sugestões da web em seus resultados:

Windows 10 e novo menu Iniciar

O modo tablet do novo menu Iniciar ainda precisa de ajustes:

Windows 10 e novo menu Iniciar

Com informações: Windows Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados