Início » Jogos » Microsoft remove Cortana e atualiza tela inicial do Xbox One

Microsoft remove Cortana e atualiza tela inicial do Xbox One

O Xbox One removeu a Cortana porque a Microsoft está migrando para "experiências de assistente baseadas na nuvem"

Victor Hugo Silva Por
17 semanas atrás

A Cortana está aos poucos deixando os produtos da Microsoft para se tornar somente um aplicativo. A mudança mais recente envolve o Xbox One, que deixou de exibir a assistente em sua tela inicial após uma atualização liberada esta semana.

Segundo a Microsoft, não será mais possível acionar a Cortana por um headset conectado ao Xbox One. Isso porque a companhia está migrando "das experiências no console para as experiências de assistente baseadas na nuvem".

Para enviar algum comando de voz para o console, como ligar, ajustar volume, iniciar jogos ou fazer capturas de tela, será preciso usar aplicativos da Cortana ou da Alexa. Ambos têm integração com o dispositivo.

Os comandos de voz foram liberados no console da Microsoft há alguns anos. Inicialmente, bastava dizer "Xbox" e, em seguida, indicar a ação desejada. Em 2016, quando a assistente se juntou ao aparelho, o comando passou a ser "Ei, Cortana".

A saída da Cortana do Xbox One acontece semanas após a Microsoft retirá-la da barra do Windows 10 e oferecê-la como um aplicativo separado na Microsoft Store. A companhia parece estar focada justamente em melhorar as versões da assistente para iOS e Android.

A atualização do Xbox One não envolve somente a Cortana. A tela inicial do console foi simplificada para permitir acesso rápido a serviços como Xbox Game Pass, Xbox Community, Mixer e Microsoft Store, além dos jogos mais recentes.

"Ouvimos seus comentários e continuamos a refazer a tela inicial para te colocar em contato com suas experiências de jogos mais rapidamente e manter mais de seu conteúdo na frente e no centro", explica o líder da equipe de Xbox Insider, Bradley Rossetti.

A mudança na tela inicial e a retirada da Cortana do Xbox One estão sendo testadas com participantes dos anéis Alpha e Alpha Skip Ahead, do Xbox Insider. A empresa deve levar a alteração para todos os usuários de Xbox One até dezembro.

Com informações: Microsoft, The Next Web.

Mais sobre: , ,