Apple compra divisão de modems da Intel por US$ 1 bilhão

Mais de 2 mil funcionários da Intel se juntarão à Apple para desenvolver modems 5G

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
Tela do iPhone XR (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

A Apple confirmou nesta quinta-feira (25) que fechou um acordo para comprar a maior parte da divisão de modems da Intel por US$ 1 bilhão. A aquisição envolve os equipamentos e a propriedade intelectual da fabricante de processadores. Com a transação, a empresa de Tim Cook deverá produzir seus próprios modems 5G para o iPhone, deixando de depender de outras companhias, como a Qualcomm.

O negócio envolve a “maior parte” da divisão de modems porque a Intel não está saindo completamente do ramo. “A Intel manterá a capacidade de desenvolver modems para aplicações que não sejam de smartphones, como PCs, dispositivos da internet das coisas e carros autônomos”, diz a Apple em comunicado.

A compra, que estava sendo alvo de especulações nos últimos dias, faz sentido para as duas empresas. O negócio de modems da Intel cresceu principalmente por causa da Apple: a dona do iPhone estava em uma longa disputa judicial contra a Qualcomm e decidiu tornar a Intel a fornecedora exclusiva de modems para o iPhone XS e o iPhone XS Max enquanto a briga não fosse resolvida.

Mas, quando a Apple e a Qualcomm fecharam um acordo para encerrar o caso e voltaram a firmar contratos de licenciamento e fornecimento de chipsets, o negócio de modems da Intel deixou de ser viável. Tanto é que, no mesmo dia do acordo entre a Apple e a Qualcomm, a Intel anunciou que estava desistindo do mercado de modems 5G para celulares.

Intel Modem 5G

Com a aquisição, a Apple terá mais de 17 mil patentes relacionadas a tecnologias sem fio, como protocolos para celulares, arquitetura de modems e operação de modems. Além disso, aproximadamente 2.200 funcionários da Intel se juntarão à Apple.

Acredita-se que a Apple lançará um iPhone com conexão 5G apenas em 2020, mas ainda com modems desenvolvidos pela Qualcomm e pela Samsung. Rumores apontavam que a Apple já estava trabalhando com um modem 5G da Intel, o 8060, para prototipagem e testes, mas ele teria problemas de dissipação de calor e consumo de bateria.

A transação ainda passará pela aprovação de órgãos regulatórios. A previsão é que a compra seja concluída no último trimestre de 2019.

Receba mais sobre Intel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados