Início » Aplicativos e Software » WhatsApp deve liberar uso da mesma conta em vários celulares e PCs

WhatsApp deve liberar uso da mesma conta em vários celulares e PCs

Seria possível usar a mesma conta do WhatsApp em um iPhone e um Android, ou ver mensagens no PC sem conectar o celular

Felipe Ventura Por

O WhatsApp só pode ser usado em um dispositivo por vez: ao fazer login em um celular, você é automaticamente deslogado de outra sessão ativa; enquanto o WhatsApp Web é apenas um espelhamento do smartphone no PC. Isso deve mudar no futuro: segundo o confiável WABetaInfo, será possível entrar com a mesma conta em vários aparelhos ao mesmo tempo.

6519582 / criptografia de ponta a ponta do WhatsApp

Isso significa que seria possível usar a mesma conta do WhatsApp em um iPhone e um Android, por exemplo. Também haveria a possibilidade de acessar seu histórico de mensagens no computador sem conectar o smartphone, inclusive através de uma versão UWP para Windows 10.

O WhatsApp está preparando uma versão para iPad dentro do aplicativo do iOS; ela provavelmente ainda não foi lançada porque depende de mudanças na infraestrutura para receber mensagens sem depender de um iPhone. E, segundo o WABetaInfo, teremos também um novo aplicativo para PCs com Windows 10, uma versão UWP a ser lançada até o final do ano.

WhatsApp deve mudar criptografia de ponta a ponta

Atualmente, o WhatsApp não pode ser usado em mais de um dispositivo devido à criptografia de ponta a ponta. É uma limitação presente também nos chats secretos do Telegram e nas conversas secretas do Facebook Messenger: elas não são armazenadas na nuvem e permanecem apenas no seu celular; não é possível acessá-las pela web nem no desktop.

O WABetaInfo diz que o WhatsApp vai aprimorar sua criptografia de ponta a ponta “porque provavelmente algo precisa ser alterado, visto que as mensagens devem ser enviadas para mais dispositivos”. Este novo sistema ainda estaria em desenvolvimento, sem prazo para ser lançado.

Jan Koum, cofundador do WhatsApp, deixou o Facebook no ano passado em parte porque alguns executivos queriam flexibilizar a criptografia do aplicativo. A ideia era facilitar o uso do WhatsApp Business, voltado para empresas, permitindo que várias pessoas tivessem acesso à mesma conta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Lima

Estamos em 2029 e o WhatsApp ainda não é acessível em multi dispositivos independentes simultâneo com a mesma conta. Aff.

Pereira

Cara, um negócio que "pode" fazer a diferença em uma situação específica tá longe de ser uma feature indispensável, ou um diferencial de um app para o outro.

Continuo achando muita frescura essa panaceia por modo escuro nos telefones. É apenas um subterfúgio dos viciados que não conseguem largar a bosta do telefone a noite e, aí, pensam "nossa, se tiver um modo escuro eu vou dormir melhor".

Daniel R. Pinheiro

Cara, tu já parou pra pensar o quão mente fechada tu és e de ruim interpretação? Já constatei isso noutra conversa que eu tive contigo neste mesmo site. Talvez você goste de ser assim, mas enfim...

Tem a ver com contraste sim, o próprio link que você postou diz isso, vou citar:

Quando se trata de combinações de cores, seus olhos preferem texto preto em um fundo branco ou outras combinações de partes escuras sobre partes mais claras. Esquemas de cores de texto e plano de fundo de baixo contraste cansam a vista e devem ser evitados.

Ou seja, é verdade que o ideal é fundo branco com texto preto. Eu nunca disse o contrário. Mas o trecho do primeiro link que você mesmo colocou reforça que o alto contraste é ideal na combinação de cores. Vamos desenhar: o que é contraste? Segundo o Google: grau marcante de diferença ou oposição entre coisas da mesma natureza. Ou seja, se você usa um fundo escuro, o texto deve ser claro. Se usa fundo claro, o texto deve ser escuro. Ponto.

E não se trata de ser comum ou não, se trata de situações. Na maioria das circunstâncias, por exemplo, em plena luz do dia, é ÓBVIO que fundo branco com texto preto é o ideal. Mas não é sempre assim. Eu apenas disse que em certas situações, ter um fundo preto com letras brancas é melhor, como em locais de baixa luminosidade, por exemplo, usar smartphone num ambiente escuro, ou mesmo créditos finais de um filme no cinema (e obrigado por reforçar repetindo o trecho do segundo link). É para isso que existe o dark (ou night) mode. Ou seja, não é frescura. Logo, você está errado. Não dói admitir. Humildade mandou lembranças...

É a minha deixa, já perdi tempo de mais aqui explicando o óbvio.

Pereira

Não tem nada a ver com contraste, a própria citação que você fez é clara: "a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade."

O que é mais comum: fundo branco e fonte preta ou fundo branco e fonte amarela?

Já usei modo escuro no feedly por um tempo só pra constatar que é uma bosta.

Daniel R. Pinheiro

Retirado de um dos seus links: "a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade."

Talvez eu não tenha sido claro no início, mas está aí o motivo da "frescura" do dark mode. Basta ter o contraste adequado entre as cores, que no final, o fundo preto vai agredir muito menos que o fundo branco nessas condições. Faça o teste. Ah, e de nada adianta fundo branco, se a fonte for de cor amarela, vai ser ruim do mesmo jeito...

Mas enfim, ainda precisamos continuar?

Pereira

Retirado do teu link:

Redução da tensão ocular


Isso é um mito. "Quando se trata de combinações de cores, seus olhos preferem texto preto em um fundo branco ou outras combinações de partes escuras sobre partes mais claras." (fonte, outra fonte

Dormir melhor


Quem faz isso é o filtro de luz azul, presente em muitos celulares. Mesmo com fundo branco, reduz o efeito de manter o cérebro alerta.

Reduz as dores de cabeça e enxaqueca


Considerando o primeiro ponto, de nada adianta reduzir a incidência de luz e forçar mais a visão com a leitura de texto claro em fundo escuro. É mais eficiente reduzir o brilho.

Prevenção de problemas médicos graves


Forçação de barra para justificar o modo escuro. Se a pessoa já tem dificuldade pra dormir, Então não adianta usar o celular à noite, seja com modo escuro, filtro de luz azul ou qualquer outra coisa.

Daniel R. Pinheiro

Desculpe-me, me enganei. É só perfumaria mesmo...

Pereira

Diz o cara que acha modo escuro um benefício

小岩井

"celular do ladrão" intensifies
finalmente essa função aparecendo

Matheus Alexandre

O WhatsApp utiliza uma criptografia assimétrica baseada na ideia básica de chaves públicas e privadas. Para eu enviar uma mensagem pra você, ela é criptografa com a minha chave privada e a sua chave pública, de modo que apenas você detentor da chave poderá lê-la.

Eu acredito que com essa atualização, as chaves dos usuários ficarão armazenadas na nuvem e o histórico de mensagem também. Isso distorce a ideia que temos de uma criptografia ponta a ponta, mas acredito que irão usar como argumento que as chaves ficarão criptografas de modo que apenas os usuários terão acesso. Enfim...Essa é minha teoria.

Daniel R. Pinheiro
...configurar um período pras mensagens expirarem

Frescura, voltemos ao SMS.

Leonardo Feelckins

fico feliz em ver os esforços do whatsapp pra alcançar o telegram

@Sckillfer

"Jan Koum, cofundador do WhatsApp, deixou o Facebook no ano passado em parte porque alguns executivos queriam flexibilizar a criptografia do aplicativo."

Amo como adoram por a criptografia de ponta a ponta como vantagem... Enquanto os backups continuam indo (graças a ela e a mal implementação) descriptografados pra nuvem de terceiros.

Rod

Mas aí tem que lembrar de apagar o da nuvem, ou desligar os dados móveis durante o setup inicial do app (ele sempre prefere restaurar da nuvem ao invés do armazenamento local). Pra nós que somos nerds é fácil de resolver, agora tenta ensinar isso para aquela tia mais coroa...

Porto Velho

Faz backup manual quando for trocar de aparelho.

Exibir mais comentários