Microsoft libera nova Cortana em testes do Windows 10

Microsoft segue os passos do Google Assistente e da Siri ao permitir uma conversa como chat em texto com a Cortana

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft anunciou hoje (26) uma nova versão do Windows 10 que está disponível para os participantes do programa Insiders. A maior novidade desta build de testes está na forma como a Cortana pode ser acionada, deixando de lado o microfone e transformando a conversa como a de um chat escrito.

cortana texto windows 10

A Cortana não é a assistente pessoal mais popular do mercado, mas ainda é cedo para afirmar que a Microsoft desistiu de criar algo novo para ela. Na build mais recente do Windows 10 que foi liberada dentro do programa Insiders, que é a 18945, o usuário poderá interagir com a Cortana através do teclado e não somente por voz.

Com este método de entrada para as perguntas ou ações, basta escrever o comando e a assistente responde – pulando o momento de interpretação da voz, que depois é transformada em texto. Em nota a empresa diz que a Cortana poderá responder basicamente todas as solicitações que entende por voz, como buscas no Bing, abrir programas e ajustes do sistema.

O Google já tem algo semelhante com o Assistente, que oferece um botão de teclado para que os comandos, perguntas ou ações possam ser escritas. A Siri também pode funcionar desta forma, mas para liberar o teclado e o chat com ela é necessário entrar em ajustes, longe da interface da assistente.

Além da Cortana, a lista de modificações desta versão do Windows 10 inclui suporte para aplicações de rede que utilizem WSL 2 do Linux e melhorias na dicção do narrador que pode ser ativado para ler e-mails do Outlook ou do app Windows Mail.

Por fim, a Microsoft aumentou a compatibilidade do aplicativo Seu Telefone, que espelha notificações e compartilha fotos do Android com o PC. Nesta build os Galaxy A6, A7, A9, A10, A20, A30, A50, A70, e Galaxy S8 Active já podem ser adicionados.

As novidades apresentadas nesta build podem (ou não) aparecer na próxima grande atualização do Windows 10, que deve aparecer para todos os usuários durante o próximo semestre.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados