Como tirar print no Chromebook [e mais 4 atalhos]

Aprenda como tirar print no Chromebook e captura a tela do seu laptop com Chrome OS, além de alguns outros atalhos do sistema

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Foto por TechnologyGuide TestLab/Flickr

O comando de tirar print no Chromebook e capturar a tela do computador do Google é um pouco diferente do que o usado em outros sistemas operacionais para computadores. O Chrome OS possui seu próprio conjunto de atalhos graças a um teclado levemente diferente. Logo, é importante conhecer este e outros comandos.

Como é o teclado de um Chromebook?

Assim como existem diferenças entre um teclado voltado para o Windows e um do Mac, o periférico dedicado a laptops que rodam o Chrome OS é um pouquinho diferente, com algumas teclas exclusivas. O layout em geral é o mesmo para todos os teclados do planeta, mas é importante ficar de olho nas divergências entre um e outro padrão.

PNGKit / Layout do teclado do Chromebook / Como tirar print no Chromebook

Como podemos ver acima, as teclas de função foram substituídas por teclas que dizem respeito às tarefas que desempenham em um Chromebook. A tecla onde normalmente fica a Caps Lock, por sua vez é identificada por um símbolo de busca, sendo voltada a chamar o motor de buscas do Google. Já as teclas F11 e F12 são – e +, respectivamente.

Claro, você pode usar um teclado normal com o Chromebook se quiser, mantendo apenas na cabeça a posição das teclas. Com isso em mente, vamos aos atalhos.

Como tirar print no Chromebook

1. Captura de toda a tela

  1. Aperte as teclas ” Ctrl + alternar janelas“.
    Em um teclado normal ou Apple, aperte as teclas “Ctrl + F5”;
  2. A imagem será salva na pasta Downloads.

2. Captura parcial

  1. Aperte as teclas “Shift + Ctrl + alternar janelas / como tirar print no chromebook“.
    Em um teclado normal ou Apple, “Shift + Ctrl + F5”;
  2. Selecione a área da tela apertando e segurando o botão esquerdo do mouse ou do touch pad;
  3. Solte o botão quando terminar de selecionar a área;
  4. A imagem será salva na pasta Downloads.

Mais 4 atalhos do Chromebook

O Chromebook possui uma série de outros atalhos específicos, enquanto outros são exatamente iguais aos de Windows, macOS e Linux. Confira alguns dos menos óbvios.

Lembre-se, a tecla Pesquisar / como tirar print no chromebook equivale à tecla Win em um teclado Windows e à tecla Command em um teclado Apple:

  • Alternar janelas entre telas (quando o Chromebook está conectado a um monitor):Pesquisar / como tirar print no chromebook + Alt + m”.
  • Ativar ou desativar o Caps Lock:Pesquisar + Alt”;
  • Mover página:Pesquisar + seta para cima” ou “Pesquisar + seta para baixo”, ou ainda “Alt + seta para cima” ou “Alt + seta para baixo”.
  • Usar as teclas de função:Pesquisar + teclas de 1 a 10″ (F1 a F10), “Pesquisar + tecla -” (F11) ou “Pesquisar + tecla +” (F12).

Para mais atalhos do Chromebook, confira a extensa lista do Google com todos eles.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Chromebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados