Início » Gadgets » O que é uma lens ball? [e como usar]

O que é uma lens ball? [e como usar]

Saiba o que é uma lens ball, como ela funciona e como você pode usa-la para criar diversas fotos com efeitos de tirar o fôlego

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

A lens ball virou uma febre entre entusiastas de fotografia e influenciadores digitais: a pequena esfera que funciona como uma lente permite capturar paisagens de uma maneira completamente diferente e o que é melhor, você não precisa de nada além de um celular para usa-la. Entenda o que é e como usar a famosa lens ball com a câmera.

ulleo / lens ball / pixabay

O que é uma lens ball?

A lens ball nada mais é do que uma pequena esfera feita em cristal K9, o mesmo usado em lentes fotográficas, que permite ao observador capturar uma paisagem através dela, usando efeitos de refração da luz: por causa do seu formato e de como a luz atravessa a esfera, a imagem se forma nela de cabeça para baixo, dando um efeito bonito ao clique.

É o mesmo princípio de uma câmera comum ou de uma câmara escura, um experimento que você pode fazer com uma caixa de papelão.

bmorell / lens ball / pixabay

A empresa que começou a vender primeiro as lens balls possui dois modelos de diâmetros diferentes, com 8 e 10 cm respectivamente, mas você pode encontrar opções no mercado bem pequenas, de até 6 cm. Existem também modelos feitos com vidro comum ou resina (que os vendedores afirmam ser resistente, o que até é verdade), que não possuem a mesma qualidade de uma lens ball feita com o cristal usado em lentes.

Como usar

Para usar uma lens ball você precisa de:

  • Uma lens ball;
  • Uma câmera fotográfica (qualquer uma, dedicada ou de celular).

E só isso.

Não é preciso usar nenhum tipo de equipamento fotográfico de última geração, nem apelar para o iPhone ou Android mais poderoso do momento. Seu celular, por mais simples que seja ou sua câmera dedicada, seja uma DSLR ou não terão todos resultado semelhantes ao fotografar a pequena esfera de cristal. Basta apenas apontar a câmera para a esfera e fotografar a imagem formada dentro dela (de cabeça para baixo).

O único porém é o fato de que a imagem estará invertida na foto (algo que você pode corrigir em editores de foto como o Photoshop); outros fatores, como a qualidade da foto em si dependem obviamente do tipo de equipamento que você está usando para tirar a foto, de um celular de entrada a uma câmera de ponta.

taichiman87 / lens ball / pixabay

Logo, a ferramenta mais importante para usar uma lens ball é a sua imaginação. Não se acanhe ao fotografar qualquer tipo de situação usando a lente esférica, só tenha cuidado ao transporta-la e armazena-la. Afinal, cristal é um material bastante frágil.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação