Início » Jogos » Nintendo Switch já pode rodar o Android 8.1 Oreo de forma não-oficial

Nintendo Switch já pode rodar o Android 8.1 Oreo de forma não-oficial

Android já está rodando jogos 3D, reconhece Joy-Cons até mesmo em modo Bluetooth, mas ainda gasta muita bateria

André Fogaça Por
19 semanas atrás

Nós já falamos sobre desenvolvedores que conseguiram colocar o Android Q em um Nintendo Switch, mas a ideia estava em desenvolvimento e bem crua. Agora a criação desta versão modificada do sistema operacional móvel do Google avançou e já está disponível para qualquer Switch que pode ser hackeado, mas de forma não oficial.

Ter um Nintendo Switch hackeável significa que ele foi vendido antes de julho do ano passado, época onde uma falha de segurança no chip da Nvidia permitia acesso irrestrito, sem qualquer dificuldade, para o mundo dos mods e hacks. Se você tem um destes (como é o meu caso) e quer transformá-lo em um tablet Android, o mundo está ainda mais favorável e estável ao seu desejo.

Para o feito, dois desenvolvedores do site XDA-Developers utilizaram uma versão do Android 8.1 com base no LineageOS 15.1. Ele ainda não está tão estável como o Android que roda em um tablet que pode ser vendido oficialmente, já que não permite o modo de economia de bateria do sistema, não tem rotação automática da tela, não informa que o console está carregando (mesmo que esteja), a tela de toque registra toques que não foram feitos e alguns aplicativos não oferecem suporte para os controles, os Joy-Cons.

Por outro lado, o sistema já está com o áudio funcionando corretamente, os Joy-Cons (quando funcionam) podem controlar a interface mesmo destacados do corpo do Switch, e a placa gráfica do Tegra X1 está respondendo bem aos jogos 3D, colocar o console no dock envia a imagem para uma TV e ele está aceitando jogos exclusivos do Shield TV - que tem quase que o mesmo Tegra X1 do Switch.

Vale lembrar que o Android não foi lançado oficialmente pela Nintendo e não há garantias de que ele funcionará por muito tempo no console da empresa japonesa, muito menos que receberá qualquer suporte para problemas que podem aparecer. Se bem que seria bem bacana a Nintendo oficializar uma versão do Android, nos moldes como a Sony fez com a distribuição Yellow Dog do Linux, que chegou a ser oficial para o PlayStation 3.

Com informações: XDA-Developers.

Mais sobre: ,