Quem me bloqueou no WhatsApp pode me ver online? Entenda

Mensageiro desabilita funções no app em caso de bloqueio; saiba identificar e como a ferramenta funciona nesses casos

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

É possível saber se quem me bloqueou no WhatsApp pode me ver online? O aplicativo de mensagens possui algumas regras específicas quanto ao bloqueio de usuários, que costumam valer tanto para quem foi bloqueado quanto para quem bloqueia. Veja como funciona a privacidade do mensageiro nesses casos.

Para a pergunta feita acima, a resposta é não. O bloqueio do WhatsApp é como uma faca de dois gumes. O contato bloqueado não poderá mais ver se o outro usuário está online e também não será notificado sobre a leitura das mensagens enviadas.

A ferramenta de confirmação oferecida pelo mensageiro é caracterizado pelo ✔️✔️.

Em caso de bloqueio, esse sinal permanecerá na cor cinza, não mudando nunca para o azul — já que quem bloqueou nunca lerá as possíveis mensagens enviadas pelo amigo bloqueado.

Além disso, caso você mude a sua foto de perfil, o WhatsApp passará a exibir a imagem padrão de avatar, já que, como ele foi bloqueado, não terá acesso à foto nova e a antiga será removida.

WhatsApp
Mensageiro não exibe confirmações de leitura em caso de bloqueio (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Já do lado do usuário que fez o bloqueio, a situação é parecida. Segundo o WhatsApp, as mensagens enviadas, arquivos e áudios, bem como mudanças de status, nunca serão entregues a quem os bloqueou.

Desta forma, não há como saber quando ou se aquele contato barrado por você está online ou não.

A premissa é bem simples: o WhatsApp entende que o usuário que bloqueou um contato não deseja nunca mais saber nada a respeito daquela pessoa.

Logo, o app não exibirá mais nada.

E quanto ao Status do WhatsApp no Facebook e Instagram?

O WhatsApp ainda tem alguns problemas de privacidade quando o assunto é o compartilhamento de Status em outras redes sociais.

Segundo o app, se você compartilha atualizações, elas não serão protegidas pela criptografia de ponta a ponta e poderão ser vistas por outros contatos — inclusive por aquele que você bloqueou no WhatsApp, caso não tenha feito o mesmo nos demais apps.

Para evitar que um contato bloqueado no WhatsApp veja suas atualizações de status no Facebook e Instagram, o usuário deverá também bloquear a pessoa nessas redes.

Da mesma forma, as atualizações de status do indivíduo também se tornarão indisponíveis para quem fez o bloqueio.

Como saber se fui bloqueado?

Nem sempre um contato sem foto quer dizer que houve bloqueio de uma das partes. Para saber se você foi bloqueado ou não, é preciso notar alguns indícios de que a pessoa não quer mais conversa com você, já que, alguns recursos oferecidos pelo WhatsApp podem ser desativados na ferramenta.

Saiba identificar se você foi bloqueado por alguém no mensageiro, visto que o WhatsApp não avisa quando isso acontece.

Com informações: WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados