Início » Celular » Xiaomi terá celular com novo processador MediaTek Helio G90T para jogos

Xiaomi terá celular com novo processador MediaTek Helio G90T para jogos

MediaTek Helio G90 e Helio G90T têm oito núcleos, chip gráfico mais potente e tecnologia HyperEngine para acelerar jogos

Por
30/07/2019 às 12h14

A MediaTek anunciou dois novos processadores voltados para celulares gamers: o Helio G90 e Helio G90T têm oito núcleos, o chip gráfico mais potente já usado pela fabricante, e a tecnologia HyperEngine para acelerar jogos. O Helio G90 possui desempenho equivalente ao Qualcomm Snapdragon 730G; e o Helio G90T estará presente em um novo smartphone da Xiaomi para a Índia.

O MediaTek Helio G90T é octa-core, com dois núcleos ARM Cortex-A76 de até 2,05 GHz e seis núcleos ARM Cortex-A55 de até 2 GHz para tarefas menos intensas. Ele traz suporte a telas Full-HD+ de até 90 Hz, até 10 GB de RAM e a câmeras triplas com sensor principal de até 64 megapixels.

O destaque fica para o chip gráfico ARM Mali G76, o mais potente que a MediaTek já usou até agora. (Em outros processadores, ela coloca GPUs PowerVR da Imagination Technologies.) A ideia é concorrer com o Snapdragon 730G, que tem um chip gráfico Adreno com overclock.

O diretor de marketing da Xiaomi Índia anunciou que a fabricante venderá no país “um celular com o incrível G90T de alto desempenho”, dizendo que ele virá “em breve”; não foram revelados mais detalhes. Este pode ser um sucessor do Xiaomi Mi Play, lançado com processador da MediaTek.

Helio G90 concorre com Qualcomm Snapdragon 730G

Por sua vez, o Helio G90 é ligeiramente mais modesto: são dois núcleos ARM Cortex-A76 de até 2 GHz e seis núcleos ARM Cortex-A55 de até 2 GHz. O chip gráfico é o mesmo, porém com clock menor que no G90T (720 MHz vs. 800 MHz). Ele tem suporte a câmeras triplas com sensor principal de até 48 MP; e a até 8 GB de RAM.

O Helio G90 passou pelos testes do AnTuTu apresentando um desempenho semelhante ao do Snapdragon 730G: 222.282 pontos, contra 210.052 pontos do processador da Qualcomm. Ele teve performance superior nos testes de GPU, memória e experiência de usuário, perdendo apenas no benchmark de CPU.

MediaTek Helio G90T

A MediaTek também anunciou sua tecnologia HyperEngine com mecanismos para impulsionar o desempenho de jogos para celular. A Resource Management Engine aloca tarefas para a CPU e GPU de forma a aumentar a performance; a Rapid Response Engine reduz a latência entre a renderização e a exibição na tela para acelerar a resposta ao toque.

Há ainda a Networking Engine, que detecta se o sinal do Wi-Fi está fraco e alterna para o 4G em 13 milissegundos, mantendo a conectividade em jogos online; e a Dual WiFi Connection, que permite conexão a duas bandas de Wi-Fi (2,4 GHz e 5 GHz) ou a dois roteadores simultaneamente, a fim de reduzir a latência e o jitter.

Confira aqui as especificações do MediaTek Helio G90 e G90T.

Com informações: XDA Developers, Gizmochina.