Início » Celular » Xiaomi terá celular com novo processador MediaTek Helio G90T para jogos

Xiaomi terá celular com novo processador MediaTek Helio G90T para jogos

MediaTek Helio G90 e Helio G90T têm oito núcleos, chip gráfico mais potente e tecnologia HyperEngine para acelerar jogos

Felipe Ventura Por

A MediaTek anunciou dois novos processadores voltados para celulares gamers: o Helio G90 e Helio G90T têm oito núcleos, o chip gráfico mais potente já usado pela fabricante, e a tecnologia HyperEngine para acelerar jogos. O Helio G90 possui desempenho equivalente ao Qualcomm Snapdragon 730G; e o Helio G90T estará presente em um novo smartphone da Xiaomi para a Índia.

O MediaTek Helio G90T é octa-core, com dois núcleos ARM Cortex-A76 de até 2,05 GHz e seis núcleos ARM Cortex-A55 de até 2 GHz para tarefas menos intensas. Ele traz suporte a telas Full-HD+ de até 90 Hz, até 10 GB de RAM e a câmeras triplas com sensor principal de até 64 megapixels.

O destaque fica para o chip gráfico ARM Mali G76, o mais potente que a MediaTek já usou até agora. (Em outros processadores, ela coloca GPUs PowerVR da Imagination Technologies.) A ideia é concorrer com o Snapdragon 730G, que tem um chip gráfico Adreno com overclock.

O diretor de marketing da Xiaomi Índia anunciou que a fabricante venderá no país "um celular com o incrível G90T de alto desempenho", dizendo que ele virá "em breve"; não foram revelados mais detalhes. Este pode ser um sucessor do Xiaomi Mi Play, lançado com processador da MediaTek.

Helio G90 concorre com Qualcomm Snapdragon 730G

Por sua vez, o Helio G90 é ligeiramente mais modesto: são dois núcleos ARM Cortex-A76 de até 2 GHz e seis núcleos ARM Cortex-A55 de até 2 GHz. O chip gráfico é o mesmo, porém com clock menor que no G90T (720 MHz vs. 800 MHz). Ele tem suporte a câmeras triplas com sensor principal de até 48 MP; e a até 8 GB de RAM.

O Helio G90 passou pelos testes do AnTuTu apresentando um desempenho semelhante ao do Snapdragon 730G: 222.282 pontos, contra 210.052 pontos do processador da Qualcomm. Ele teve performance superior nos testes de GPU, memória e experiência de usuário, perdendo apenas no benchmark de CPU.

MediaTek Helio G90T

A MediaTek também anunciou sua tecnologia HyperEngine com mecanismos para impulsionar o desempenho de jogos para celular. A Resource Management Engine aloca tarefas para a CPU e GPU de forma a aumentar a performance; a Rapid Response Engine reduz a latência entre a renderização e a exibição na tela para acelerar a resposta ao toque.

Há ainda a Networking Engine, que detecta se o sinal do Wi-Fi está fraco e alterna para o 4G em 13 milissegundos, mantendo a conectividade em jogos online; e a Dual WiFi Connection, que permite conexão a duas bandas de Wi-Fi (2,4 GHz e 5 GHz) ou a dois roteadores simultaneamente, a fim de reduzir a latência e o jitter.

Confira aqui as especificações do MediaTek Helio G90 e G90T.

Com informações: XDA Developers, Gizmochina.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ed. Blake
E isso desqualifica todo o resto do comentário?
Ed. Blake
O causo da Mediatreco não é hardware. Você pode ter o melhor motor do mercado, mas se colocar em volta um Fiat Premio (conhecer esse carro entrega sua idade) que treme todo a 120Km/h, nada vale seu motor.A Qualcomm desde sempre tem o Code Aurora Forums onde disponibiliza seus sources e kernels, incentiva a comunidade de código aberto a desenvolver soluções e otimizar o código dos SoCs (ajudando assim o desenvolvimento de ROMs para os seus chipsets) e de quebra ganha um monte de coisas grátis pra melhorar seus próprios produtos atuais e futuros. "Em terra de algoritmos, quem tem código... errei."Já a Mediatreco segue aquela coisa asiática de que GPL é um treco muito ocidental. Pega o processador, fecha os olhos e taca na panela um kernel de qualquer jeito, os códigos tudo Ctrl-C/Ctrl V, fecha a tampa do código e vende o processador. Se o fabricante quiser ver esse mexidão que a engenharia deles fez, tem que pagar.Agora imagina você, uma fabricante de produtos globais que pagou baratinho num processador e empacotou num aparelho mais baratinho ainda que os concorrentes que nem vai vender tanto assim. Pra atualizar o sistema desse aparelho, tem que pagar ao fabricante pra ter acesso ao código todo cagado deles, praticamente refazer tudo, rezar pra funcionar ou.... simplesmente não mexer e deixar do jeito que tá. O usuário gastou uma mixaria mesmo nesse aparelho, que compre outro ano que vem.
johndoe1981
Como diria Gal Costa em Modinha de Gabriela "eu nasci assim, eu cresci, e sou mesmo assim" kkkkk
Maicon Bruisma
Tive ambas, supostamente o aparelho com Mediatek seria mais poderoso, mais top, pq o processador Helio X20 (e X25 que tive no Redmi Pro) seriam equivalentes ao snapdragon 810 em potência, sendo que o modelo com snapdragon 625 equivaleria à um Snapdragon 801 com GPU pouca coisa melhor, e mais econômico é claro.Só que o aparelho com snapdragon era mais ágil ao abrir apps, jogos rodavam melhor, não aquecia e durava o dobro do tempo longe da tomada. Claro, no lança da GPU era possível colocar jogos no ultra no X20 que rodava, mas rodava com muito lag, e quando descia pra médio continuavam os lags.De fato o X20 equivalia ao snapdragon 810, que foi outro processador quente e nada econômico que sofria de Termal Throttling.
Ed. Blake
Uma vez existiu um aparelho épico chamado Redmi Note 4, codinome mido, apelido mito.Ele tinha duas versões: uma com chip Mediatek e outra com chip Qualcomm.Foi lançado com Android Lollipop e uma das versões acima foi atualizada até o Android Nougat, tinha os devidos sources do kernel, foi adaptado ao projeto Treble e é atualizado por ROMs customizadas até hoje e a outra... não.Acho que nem preciso dizer qual versão morreu com chupando pirulito.
Ed. Blake
Stock = Miui10 com android PIE.Vai nascer e morrer assim.
johndoe1981
Bom torcer pra ROM stock ser boa, porque ROMs customs em aparelho com chip MediaTek pode esquecer.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Já estou imaginando a Multilaser lançando smartphone gamer...
Franco Luiz
Mediatek pra jogo eu so imagino isso aki https://uploads.disquscdn.c...