Início » Aplicativos e Software » Google lança Chrome 76 com mudanças no modo anônimo e Adobe Flash

Google lança Chrome 76 com mudanças no modo anônimo e Adobe Flash

Google Chrome 76 facilita burlar paywall e torna ainda mais difícil acessar páginas com Flash no Windows, macOS e Linux

Paulo Higa Por

O Google lançou na terça-feira (30) a versão 76 do Chrome, que chega com correções de segurança, melhorias internas e duas mudanças importantes: os sites não poderão mais detectar que você está navegando no modo anônimo; e será ainda mais trabalhoso acessar páginas que dependam do plugin do Flash.

Google Chrome / aba anônima

A mudança no modo anônimo torna mais fácil burlar sites com paywall. As empresas de mídia sabem que os usuários tentam contornar os bloqueios por meio de uma janela anônima, que não traz os cookies que sinalizam quantas matérias foram lidas. Por isso, elas costumam impedir completamente o acesso ao conteúdo quando detectam que a navegação está sendo feita dessa maneira.

Mas o Google consertou o problema no novo Chrome. “Consertou” porque os sites se aproveitavam de uma implementação antiga da API FileSystem (usada para gravação, modificação e eliminação de arquivos), que fica desativada em uma aba anônima. As páginas acionavam a API, recebiam uma mensagem de erro e por isso descobriam que se tratava de uma janela anônima. A brecha não existe mais no Chrome 76.

O novo Chrome também coloca outro prego no caixão do Flash. O plugin da Adobe terá sua distribuição interrompida somente em 2020, mas já é bloqueado parcialmente na maioria dos navegadores. No caso do Chrome, desde o final de 2016, arquivos de plano de fundo baseados em Flash eram bloqueados para economizar energia, e o HTML5 se tornou um padrão nos sites, como o YouTube.

Google Chrome / Flash

Agora, o Chrome bloqueia qualquer conteúdo em Flash por padrão, não apenas elementos específicos. E a opção “Perguntar primeiro”, que mostra uma janela questionando se você realmente quer ativar o Flash para um determinado site, passou a ficar desativada por padrão, impedindo a execução do plugin. Isso desestimula ainda mais o uso do Flash, que atualmente está em apenas 3,3% dos sites.

O Chrome 76 já está sendo distribuído para Windows, macOS e Linux. Você também pode baixá-lo manualmente nesta página.

Com informações: Engadget, 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Guilherme

E o alto consumo de bateria nos notebooks nada né? tive que abrir mão do chrome infelizmente pois ele sugava a bateria do meu notebook em alguns minutos! Amo esse navegador, porém agora uso o Opera no note! consumo de bateria devastador do chrome não dá!

jacob

Coitado de quem usa CGNAT então

Vitor

O Google também implementou a API de modo escuro para sites... agora o desenvolvedor pode fazer com que o site sincronize a preferência do dark mode com o sistema.

É excelente para aqueles (que como eu), gostam de usar o modo escuro apenas em certos períodos do dia.

Infelizmente, até agora, só vi o bugzilla.mozilla.org suportando isso... bem que o @paulohiga deveria adotar isso no Tecnoblog também.

marcos_5000

Ela vai continuar bloqueando. Agora eles vão fazer por IP, como já tem alguns sites fazendo. haha

ribeiro

Não precisa, estou usando Adblock Plus.

Thiago Mobilon

Sim, ele encaixa no menu quando você rola pra baixo, fica ali por três segundos e depois desaparece. Estou monitorando os resultados pra depois ver se posso reduzir o tempo, ou se dá pra esconder o menu enquanto rola, assim encobre um pedaço menor da tela. Obrigado pelo feedback!

ochateador

E hoje teve um funcionário pedindo para liberar o flash player no chrome (eu bloqueio por GPO).
Mandei ele usar o IE ou que procurasse outro site.

johndoe1981

OK, grato pela atenção. Sendo honesto, não é sempre que o frame encobre a tela durante a rola, e mesmo quando aparece, ele desaparece ao chegar nos comentários.

Thiago Mobilon

Opa!

Estamos fazendo alguns ajustes, pra ficar de uma forma que melhore o resultado pro anunciante, sem interferir muito na experiência do usuário. Mas ainda estamos ajustando e mensurando o impacto, dá mais uns dias que vai melhorar! :)

johndoe1981

Por falar em Chrome, tem um anúncio encobrindo o texto ao rolar a página, ajuda aí Tecnoblog!

Denyse

Vem me bloquear as matérias agora, Estadão! >:D

Rychillie

na minha opinião o melhor update fica para o Prefers-Color-Scheme, basicamente isso permite que o site identifique o tema do computador ou celular e adapte para um tema pré-definido

por exemplo se o programador definiu um tema escuro quando o usuário estiver usando um tema escuro e um claro para quando estiver usando claro, o navegador mudara o tema do website de forma automática, sem nenhuma configuração por parte do usuário.

já implementei isso no meu website pessoal e estava muito "hypado" para ver isso em outros dispositivos.

Marcos Guilherme

Agora lascou para a Estácio de Sá faço curso lá e o EAD está horrível e só funciona em flash, já era ruim de rodar na antiga versão o que dirá agora nessa nova, ou eles mudam ou afunda o desempenho e até perdi alunos. https://media3.giphy.com/me...