O que foi o Instagram IGTV? Entenda sobre os formatos de vídeo da plataforma

IGTV do Instagram trouxe vídeos longos de até 60 minutos que podiam ser assistidos em um aplicativo à parte; as publicações do IGTV foram substituídas por Reels ou vídeos no Feed

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 meses
IGTV (Imagem: Divulgação/Instagram)
Seção de lives do IGTV (Imagem: Divulgação/Instagram)

O Instagram lançou o IGTV em 2018 como um competidor para o YouTube, com vídeos verticais longos. O formato não agradou e em 2022 a empresa passou a investir no Reels, dessa vez com vídeos curtos para bater de frente com o TikTok. Entenda como ocorreu essa transição.

O que foi o IGTV do Instagram?

O IGTV foi uma aposta para concorrer com o YouTube. Este foi o primeiro investimento da história do Instagram para mudar o foco da plataforma de fotos para vídeos, que podiam ter duração de até 60 minutos.

No início, o IGTV exigia um aplicativo à parte e os vídeos mais longos só podiam ser subidos no Instagram pelo computador. No aplicativo principal da rede social havia um botão no canto superior direito que servia de atalho para o IGTV, além de mostrar quando um perfil que você seguia publicava um conteúdo novo.

Quando o Instagram IGTV foi lançado?

O Instagram lançou o IGTV em junho de 2018.

O então CEO do Instagram, Kevin Systrom, disse que a ideia era de ser um espaço similar à televisão, em que você ligava e começava a assistir, daí entendemos o nome IGTV. Esse formato, ainda segundo Systrom, tinha um potencial para anúncios.

Kevin Systrom no evento de lançamento do IGTV (Imagem: Divulgação/Instagram)
Kevin Systrom no evento de lançamento do IGTV (Imagem: Divulgação/Instagram)

Quando o Instagram IGTV deixou de existir?

O Instagram deixou de oferecer suporte ao aplicativo do IGTV em fevereiro de 2022 e em julho de 2022 anunciou que os Reels seriam o novo investimento da rede social para vídeos.

Mas antes disso, o IGTV foi sumindo aos poucos: em 2020 o Instagram removeu o botão do IGTV do aplicativo principal. Mudou o nome do recurso para Instagram TV e estendeu a duração de 60 minutos para os vídeos do Feed também. Em 2021 todos os vídeos de um perfil eram exibidos em uma aba dedicada, qual antes agrupava apenas os vídeos do IGTV.

Por que o Instagram IGTV deixou de existir?

O IGTV não gerou o interesse que o Instagram esperava. Ainda em 2018, dois meses após o lançamento, o então CEO disse que se tratava de um formato novo e que levaria tempo para que as pessoas o adotassem.

Tal interesse era justificado pela audiência das publicações e instalações do aplicativo. Alguns criadores que participaram da estreia do IGTV relataram que conseguiam mais visualizações publicando um vídeo no Feed em vez do IGTV. Já segundo dados do Sensor Tower, o número de instalações despencou 94% em dois meses após o lançamento.

Dados de instalação do IGTV pelo Sensor Tower
Dados de instalação do IGTV pelo Sensor Tower (Imagem: Reprodução/Sensor Tower)

Vídeos de longa duração não eram atrativos para o formato vertical. Por isso chegou o Reels.

O que aconteceram com os vídeos do IGTV do Instagram?

Todos os vídeos publicados no IGTV foram convertidos em vídeos do perfil (Feed). Nenhum vídeo foi excluído. As publicações de vídeos foram consolidadas na aba de Reels do perfil do Instagram.

Qual a diferença entre Reels e IGTV?

Os Reels também são vídeos verticais, mas com duração de até 15 minutos, enquanto o IGTV permitia a publicação de vídeos de até 60 minutos.

Os vídeos do Reels também podem ser recomendados pelo algoritmo na aba Explorar. Por outro lado, os vídeos mais longos do Feed só aparecem para seguidores do perfil.

Qual o tempo máximo de um vídeo no Instagram?

O Instagram permite publicar até uma hora de vídeo na plataforma, mas com algumas diferenças:

  • Vídeos no Feed podem ter até 60 minutos de duração, mas não são recomendados pelo algoritmo;
  • Vídeos de até 15 minutos são compartilhados como Reels, podem ser remixados por outros perfis e têm acesso a algumas ferramentas de edição de Reels, contudo não são elegíveis de recomendação na aba Explorar;
  • Vídeos de até 90 segundos são Reels elegíveis para recomendação na aba Explorar.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre IGTV na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados