Início » Telecomunicações » TIM expande 4G e oferece VoLTE em mais de 3.200 cidades

TIM expande 4G e oferece VoLTE em mais de 3.200 cidades

TIM possui cobertura de chamadas VoLTE em quase todos os 3.321 municípios com presença de 4G da operadora

Lucas Braga Por

A TIM divulgou seu resultado financeiro do segundo trimestre de 2019 e anunciou uma grande expansão na cobertura do VoLTE, que permite utilizar a rede 4G para chamadas telefônicas tradicionais. No mesmo período do ano anterior, ela possuía VoLTE em 1.559 municípios, e agora são 3.325 cidades com a tecnologia habilitada — o número mais que dobrou.

A tecnologia VoLTE já atende 91% da população brasileira urbana; é praticamente toda a cobertura 4G da TIM, que está presente em 3.321 cidades. O serviço está disponível para usuários de qualquer plano, seja pré-pago, pós ou controle.

Para usar o VoLTE, é preciso ter um smartphone compatível com chip 4G e estar em uma localidade coberta pelo serviço – veja a lista completa de cidades e aparelhos homologados pela operadora. Caso o cliente se encontre em uma cidade sem cobertura VoLTE, a chamada será feita através das redes 3G ou 2G.

Chamadas por 4G têm maior qualidade de voz

A grande vantagem das chamadas por 4G é a qualidade de voz, que possui resolução muito superior do que no 2G e 3G. Além disso, as ligações completam muito mais rápido que nas outras redes, e economizam a bateria do celular. Não há custo adicional para usar a tecnologia: as chamadas são tarifadas conforme o plano contratado.

Apenas Vivo e TIM utilizam comercialmente essa tecnologia no Brasil. Na semana passada, a Vivo divulgou que o VoLTE estaria disponível em pouco mais de 380 municípios. A Claro iniciou testes e liberou o serviço de voz por 4G para alguns usuários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Guilherme

Ta na cara que não bate esses dados e são três pessoas contando comigo que postaram sobre isso aqui.

Se a tecnologia VoLTE funciona no 4g e tem 3.325 cidades, como que a cobertura 4G tem menos cidades 3.321?

Esses editores estão dormindo no ponto e não olham o feedback da galera nos posts.

paulo yan

É necessários os dados móveis estarem ativos para usar essa tecnologia?

Edy Cavalliery

Oque adianta ter todas essas tecnologias, se até uma carroça é mais rápida que essa net Tim.

uB.

Faz sentido usar 4G, às vezes o usuário n quer baixar/acessar algo grande, mas quer uma resposta rápida. Pelo menos na Tim, a latência do 4G é bem menor que no 3G.

Julio S Rank

Sim, é um saco isso, e não adianta, tu reclama e te reembolsam mas fica nisso eternamente. Eu deixo o meu celular só no 3G

Jarbas Coqueiro

Comentei o mesmo antes de ver seu comentário kkk ate as palavras foram iguais

Jarbas Coqueiro

Cidades com 4G: 3.321
Cidade com VoLTE: 3.325

Tem algo errado aí

Lindomar Ribeiro

Infelizmente na minha cidade natal (ITAPURANGA-GO) nem 3G da Tim ainda há. Quando vou visitar meus pais eu fico sem ter como usar a Internet da Tim. Lamentável!!

MalarKeY

Exatamente isso. 4G aqui serve pra nada.

Anderson

Depois que a Tim passou a usar os 700mhz por aqui a internet fica horrível quando conectado nessa frequência, tenho que deixar o celular no 3G para ter uma navegação aceitável. Só estou esperando meu plano vencer pra ir pra Claro.

leandro

Pior que ele tem banda 28 de 700mhz...

Uanderson Pereira

Para funcionar a tecnologia VoLTE é preciso ter a banda 28 de 700mhz.
https://www.tudocelular.com...

Uanderson Pereira

Banda 28 talvez

Júnior Anchieta

Isso mesmo. Meu celular suporta o VoLte e meu plano da Tim é pré pago diário. Tenho q sempre deixar no 3G, pq independentemente de os dados móveis estarem desativados qndo mudo a rede para 4G já existe a cobranca diária. A Tim deve corrigir esta falha urgente.

MagicCarpetDriver

Ele é vendido e a outra ponta tb era

Exibir mais comentários